O sistema de filtração da água da piscina é considerado o coração da piscina pois tem a função de manter a piscina livre de impurezas insolúveis na água.

Partículas de poeira, terra, pequenas folhas, grama do jardim, e todo tipo de impurezas, ficam em suspensão na água de piscinas que não possuem um conjunto filtrante.

E se você acompanha nossas publicações você já sabe que uma piscina com excesso de partículas em suspensão significa uma piscina turva.

No interior do filtro é onde fica o elemento filtrante: a alma do filtro. Em geral, é uma carga de areia especial para filtros que realiza de fato a filtração da piscina.

O sistema de filtração da água trabalha retendo partículas de sujeira que podem elevar a turbidez da água e reduzir a ação dos produtos químicos.

Sistema de filtração da piscinaFiltração da água da piscina

Para manter a filtração da água em condições perfeitas, siga as medidas abaixo:

  1. Assegure que o filtro fique ligado diariamente pelo período mínimo de 6 horas, filtrando a água. Essas 6 horas mínimas são, na maioria das vezes, necessárias para que toda a água da piscina passe pelo filtro e seja purificada.
  2. Não esqueça de desligar a motobomba quando for mudar a posição da válvula do filtro. Se mexer na alavanca do filtro com a motobomba em funcionamento você pode ter a certeza de que vai danificar alguma coisa!
  3. Use somente areia adequada para filtros de piscina. Não utilize areia de depósito de construção! É importante dizer pois já vimos pessoas fazendo isso e a filtração fica completamente comprometida.
    A areia do filtro é especial devido à sua granulometria que, de acordo com uma série de estudos, é otimizada para reter as partículas de sujeira da piscina.
  4. Não se esqueça de trocar a areia do filtro anualmente ou, no máximo, de dois em dois anos. A troca da areia do filtro deve ser feita pois com o tempo, a areia se desgasta e acaba tendo sua granulometria diminuída. Com grãos menores a areia acaba perdendo sua eficácia na filtração da piscina.

Timer para automatizar a filtração da piscinaRecomendamos fortemente que, para sua comodidade, utilize um temporizador, ou timer, para ligar e desligar o sistema de filtração da piscina automaticamente.

A tarefa de ligar e desligar a filtração pode facilmente ser automatizada e não é nada caro! Empresas especializadas em piscinas conseguem realizar esta automação com alguns minutos, ou poucas horas.

Caso você tenha um trocador de calor em casa, vale verificar se ele não tem esta função. Vários trocadores de calor conseguem controlar não só o tempo de aquecimento como também o tempo de filtração da piscina.

Bom, de qualquer forma, para não ter que se preocupar com esses detalhes que vêm com a limpeza da piscina, conte com uma empresa especializada em limpeza de piscinas. Além da automatização, eles podem deixar sua piscina sempre pronta para você utilizar! É mais prático e seguro!

Esperamos que tenha gostado do artigo sobre a filtração da piscina. Para saber mais confira os outros artigos onde falamos sobre o sistema de filtração de piscinas:

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!