Como manter em dia o filtro de areia da piscina

Como manter em dia o filtro de areia da piscina

O acúmulo de areia no fundo da piscina é um dos problemas mais frequentes que o proprietário enfrenta antes de recorrer a um serviço de manutenção para o filtro de areia da piscina.

Esse problema é sinal de que há um mal funcionamento no filtro de areia ou, até mesmo, de que o equipamento está quebrado.

Quando passa a encontrar areia no fundo de sua piscina, há grande chance de ser problemas com uma peça chamada “crepina”, que tem como função reter a areia dentro do filtro permitindo que a água passe. 

Trata-se de uma situação que não deve ser prolongada, considerando que o filtro desempenha papel fundamental na limpeza da piscina, separando as impurezas da água e contendo a proliferação de bactérias que podem causar infecções e irritações nos olhos e pele dos banhistas.

Como funciona o filtro de areia para piscina

Como manter em dia o filtro de areia da piscinaComo qualquer equipamento, o filtro deve ser utilizado seguindo determinados processos.

O tempo de filtragem varia de acordo com o volume da piscina, entretanto, qualquer filtro deve ser limpo periodicamente, através da função retrolavagem do filtro.

Isso é o que garantirá a eficiência da filtração e uma longa vida à areia, que é a responsável por reter a sujeira e os detritos presentes na água.

O filtro de areia utiliza um sistema de limpeza que simula um processo que acontece na natureza.

A água passa pela areia do equipamento, que realiza o papel filtrante e retém todos os elementos sólidos que foram se acumulando na piscina.

Trata-se de um mecanismo tão eficiente que é utilizado em estações de tratamento de águas residuais, nesse caso, com areia de quartzo.

Para que o sistema funcione corretamente, uma bomba é usada para fazer a água entrar pela tubulação superior e sair pela inferior.

Ela passa pela areia e outros elementos depuradores, capazes de separar os resíduos do fluido.

O equipamento dispõe de um manômetro, que indica a pressão interna.

A relação entre a pressão do filtro e a sujeira é direta: quanto maior a pressão, maior a necessidade de realizar uma limpeza do filtro – o que chamamos de retrolavagem.

Manutenção do filtro de areia

Faz parte da manutenção básica do filtro de areia realizar, de forma periódica, a retrolavagem.

É recomendável fazer a limpeza uma vez por semana, principalmente no verão ou em períodos de uso contínuo da piscina.

Como retrolavar o filtro de areia

Para retrolavar a areia do filtro, o primeiro passo é desligar a bomba, colocar a válvula na função retrolavagem, abrir os registros da linha de esgoto (se você tiver uma) e ligar a bomba.

O filtro somente deve ser parado quando a água que passa pelo visor estiver clara.

Retrolavagem do filtro de areia da piscina

Depois de retrolavar a areia, devemos realizar o seu enxágue. É o segundo passo a ser seguido.

Enxaguar, ou pré-filtrar, elimina as partículas residuais que ainda estão suspensas na água.

O procedimento é simples: desligar a bomba, colocar a válvula na função enxaguar e ligar o sistema novamente com o registro do esgoto aberto.

O último passo é retornar para a filtragem. Lembre-se sempre que antes de mexer na alavanca do filtro é preciso desligar a motobomba ok?

Terminado o processo, é preciso fechar o registro do esgoto.

O resultado é uma água cristalina e sem qualquer resíduo.

Mas lembre-se: o filtro elimina as impurezas da água, mas não tem efeito desinfetante!

Tal função está reservada à ação de produtos químicos como o cloro ou outros tipos de tratamentos como geradores de ozônio ou tratamento com ultra-violeta.

Há casos, entretanto, que o processo de retrolavagem não é suficiente para garantir a limpeza da piscina, e normalmente é indicativo de problemas com a tubulação, a areia ou até mesmo com as válvulas do filtro.

Filtro de areia da piscinaNesse caso, o ideal é contar com a ajuda de empresas especializadas, capazes de fazer uma revisão do equipamento e determinar se é necessário substituição parcial ou total.

A propósito, em Minas Gerais, recomendamos a Sistema Manutenções Ltda.

Esperamos que tenha gostado do texto sobre a manutenção de filtros de areia.

Para saber mais sobre o sistema de filtração de piscinas confira os seguintes artigos:

Compartilhe com os amigos nas redes sociais e se ficou alguma dúvida, utilize o campo de comentários logo abaixo ok?

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

NENHUM COMENTÁRIO

PARTICIPE