A história da piscina verde na Olimpíada Rio 2016

A história da piscina verde na Olimpíada Rio 2016

Para um evento de repercussão mundial, que contempla os melhores atletas do globo e chega a cobrar mais de R$4500 pelo ingresso de uma única atração, o que se espera é que tudo seja maravilhoso, planejado e etc…

É exatamente esta a expectativa para a Olimpíada Rio 2016! Esperávamos tudo muito bem organizado e no caso de um imprevisto, que ele fosse tratado de maneira rápida e eficiente.

Entretanto, ao contrário do que o mundo imaginava, os responsáveis pelo tratamento da água das piscinas do Maria Lenk, no Parque Olímpico da Barra, acabaram dormindo no ponto!

Piscina Rio 2016 Cristalina

No primeiro dia da Olimpíada estava tudo maravilhoso! As piscinas, extremamente modernas, estavam tão cristalinas que as câmeras subaquáticas nem pareciam estar imersas!

Mas da segunda, dia 08/08, para a terça, 09/08, a coisa começou a ficar feia… Na verdade a piscina começou a ficar verde!

O Parque Aquático Maria Lenk possui duas piscinas: uma olímpica “comum”, para as provas de Polo Aquático e algumas outras, e uma piscina específica para as provas de Salto.

Nesta terça feita (09/08) a piscina destinada às provas de Salto começou a mudar de cor. Conforme o tempo foi passando ela foi perdendo sua cristalinidade e adotando uma tonalidade esverdeada.

Como dissemos anteriormente, era de se esperar que houvesse alguma ação para impedir a proliferação das algas na piscina mas não foi bem o que aconteceu…

A organização garantiu que até quarta (10/08) a piscina estaria normal de novo mas o que se viu não foi isso. O Comitê Olímpico Brasileiro acabou deixando a água da piscina de saltos do Maria Lenk completamente verde!

Ela começou a ficar verde na terça feira, dia 09/08, e no final do dia 10/08, já está completamente esverdeada!

Veja na imagem a situação…

Piscina Rio 2016 ficando verde

Nós do Pool Piscina, e certamente todos que nos acompanham, ficamos impressionados com os responsáveis pelo tratamento da piscina do Maria Lenk.

Pra você que não acompanhou na TV e não viu bem o que aconteceu, vamos colocar algumas fotos para te deixar por dentro…

Piscina de saltos do Maria Lenk ficando verde em plena Olimpíada Rio 2016

A opinião do Comitê Rio 2016 sobre o verde na piscina de saltos do Maria Lenk

O comitê Rio 2016 publicou uma nota breve no Twitter falando da piscina de saltos:

Tweet do Rio 2016 sobre a piscina verde na Olimpíada

Eles prometeram para atletas e espectadores que os testes realizados mostraram que a qualidade da água da piscina de saltos do Maria Lenk estava exatamente igual a da piscina do lado, de pólo aquático.

Lendo o que eles disseram no Tweeter imaginei que a justificativa seria algo do tipo: “os ionizadores pararam de funcionar e não vimos” ou “o gerador de ozônio ficou desregulado por algumas horas sem que percebêssemos”… Mas não!

Segundo o Comitê Rio 2016 a razão para o verde da piscina de saltos foi a proliferação de algas causada pelo calor e pela falta de vento. Concluíram que, com o sol, a água ficou verde.

Ora! Que conclusão brilhante! A piscina ficou verde devido às algas! Qualquer redator do PoolPiscina.com sabe disso!

A questão é: por que não trataram da piscina para evitar o crescimento das algas?

Piscina de Polo Aquático do Maria Lenk ficando verde – Olimpíada Rio 2016

Como diz o ditado pessimista: “Nada é tão ruim que não possa piorar”.

Com o passar do tempo, a piscina de Polo Aquático, que continuava cristalina, foi seguindo o mesmo caminho da outra: foi ficando levemente esverdeada…

Piscina do Polo Aquático Rio 2016 ficando verde

A real razão para o verde nas piscinas da Olimpíadas Rio 2016

Em nota, a FINA (Federação Internacional de Natação) afirmou que produtos químicos vazaram dos tanques de tratamento da piscina e acabaram alterando o PH e a cor da água.

“A Fina pode confirmar que a cor incomum da água observada durante as competições de saltos ornamentais na Rio 2016 se deu porque alguns produtos químicos dos reservatórios de água utilizados no processo de tratamento de água vazaram para a piscina. Como resultado, o PH da água estava fora do valor habitual, fazendo com que houvesse a descoloração”.

A entidade disse ainda que não há risco para a saúde dos atletas.

“A Fina conduziu testes na qualidade da água e concluiu que não há risco para a saúde ou segurança dos atletas, e não há razão para a competição ser afetada.”

No final da quarta feira, dia 11, a situação das piscinas olímpicas do Maria Lenk era a seguinte:

A piscina verde da Olimpíada do Rio 2016

É extremamente triste ver uma competição deste porte sendo atrapalhada por equívocos tão triviais como a prevenção de algas numa piscina.

Nossas referências para o combate a algas na piscina

Vamos aproveitar o assunto e relembrar aqui todos os textos onde falamos sobre algas na piscina.

Fizemos um guia completo para o combate às algas de piscinas. Confira no link:

Falamos também em dois textos separados sobre a remoção dos diferentes tipos de algas. Se ainda não leu, veja nos links:

Falamos um pouco da biologia da coisa. Um pouco sobre os microrganismos que se desenvolvem na água da piscina tornando-a verde. Confira no link:

Um dos nossos textos mais lidos é o que fala sobre o tratamento de piscinas já tomadas pelo verde das algas. Veja no link:

E também falamos sobre a resistência que as algas tem quando são submetidas ao efeito do decantador. Se você já passou por isso este texto provavelmente vai te fazer entender o que acontece e o que deve ser feito para não voltar a acontecer:

Bom, é isso. Espero que vocês tenham gostado do conteúdo e que nunca mais voltemos a ver a piscina da olimpíada verde como está hoje.

A não ser que seja de propósito, afinal, você sabe como colorir a água da piscina sem levar nenhum risco à saúde dos banhistas! Se não sabe, veja no texto:

Fica claro que o que ali é que o tratamento da piscina não foi suficiente para mantê-la protegida das algas.

De certa forma é compreensível pois estas piscinas usadas em olimpíadas geralmente tem sua temperatura elevada e isso realmente dificulta.

Já falamos um pouco sobre o tratamento de piscinas aquecidas. Se quiser saber mais confira no link:

Vamos ficando por aqui. Se gostou do conteúdo compartilhe! Compartilhar é amar! 😉

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

6 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma piscina Amaralina da igui. Durante o processo de filtragem, tenho notado que ela esta jogando agua fora. Isso e normal? O que pode estar ocorrendo?

  2. boa noite ,estou montando um lava jato e nesse lava jato estou montando sistema de reuso de agua ,toda agua que cai do carro vou esta aproveitando e queria sabe que tipo de produto posso coloca na agua para limpa: espero seu retorno:

PARTICIPE