Os equipamentos da piscina são fundamentais para manter a água sempre limpa e cristalina.

Apesar do filtro não exercer nenhuma função desinfetante, ele contribui para eliminação de impurezas que ficariam em suspensão na água prejudicando seu aspecto visual.

Já te mostramos aqui num artigo de 2012, o que é necessário para manter o filtro da piscina sempre em condições para realizar a filtração da água com eficiência.

Se ainda não leu, confira: “Como manter em dia o filtro de areia da piscina“.

Quando esquecemos da importância do filtro

Quando a manutenção do filtro não está em dia, os dono da piscina pode ter que lidar com duas possibilidades:

  1. começa a identificar que, ao fazer a aspiração da piscina filtrando, a sujeira retorna para a piscina que no final das contas fica com altíssima turbidez.
  2. começa a identificar que, pela manhã, ou depois de um longo período de filtração, o fundo da piscina está com resíduos de areia (ou muita areia mesmo).

Filtro da piscinaEm geral, é só neste momento que os proprietários entram em contato com um serviço especializado de manutenção em filtros de piscinas.

Nos dois casos, fica claro que o filtro já não está funcionando corretamente e mantê-lo nessas condições é um prejuízo enorme.

Por quê?

Simples! Se a água passa pelo filtro e retorna suja para a piscina, você tende a gastar com mais produtos para clarificação, decantação e desinfecção da água!

Se está encontrando areia no fundo da piscina, ela está saindo de dentro do filtro.

Funcionar o filtro desta maneira vai diminuir a quantidade do elemento filtrante no interior do filtro, que por sua vez vai reduzir gradualmente a eficiência do filtro até que esta se torne nula.

Percebe-se que o ideal é solicitar a visita de um técnico o mais rapidamente possível para que verifique a situação real do filtro e realize o reparo necessário.

Se prolongarmos muito esta situação, além de gastar mais com produtos químicos, teremos um tratamento ineficiente, uma vez que o filtro é o coração do sistema de filtração, que separa impurezas da água e ajuda a diminuir o desenvolvimento de algas e bactérias.

Manuseio do filtro

O filtro, como qualquer equipamento da piscina, deve ser manuseado de acordo com um manual.

O tempo de filtração vai variar de acordo com o tamanho da piscina bem como com a potência do conjunto filtrante.

Contudo, qualquer que seja o tamanho do seu filtro ou a potência da sua motobomba, você deve retrolavar a areia periodicamente.

A função “Retrolavar” é responsável pela manutenção da eficiência do filtro durante os dias em que ele fica funcionando.

Manutenção do filtro

Aí muitos nos perguntam:

O que é melhor? Contratar uma empresa para realizar a manutenção periódica ou fazer a manutenção somente quando o filtro apresentar problemas?

Bom, a retrolavagem deve ser feita pela pessoa responsável pelo tratamento da piscina.

Até por que se a pessoa não faz a retrolavagem o filtro perde sua eficiência e fica impossível manter a piscina limpa.

Vale lembrar que a função de retrolavar o filtro deve ser usada com maior frequência caso sua piscina esteja filtrando mais que o normal.

A retrolavagem do filtro

Retrolavagem do filtro de areia da piscinaPara retrolavar o filtro basta desligar a motobomba, passar a válvula do filtro para a função “Retrolavar”, ou simplesmente “Lavar” em alguns modelos de filtros, abrir os registros da saída para o esgoto (se existirem) e acionar novamente a motobomba.

Em geral, recomendamos deixar a bomba funcionando por pelo menos 30 ou 40 segundos, entretanto, a norma é que se desligue a bomba assim que a água estiver saindo limpa pelo visor da tubulação de esgoto.

Depois de desligar a motobomba é preciso acioná-la com a alavanca do filtro na posição “Enxaguar”

Esta função garante que nenhum resíduo da retrolavagem vá retornar para a piscina.

Este procedimento pode durar apenas alguns segundos: 5, 6, 10 segundos no máximo.

O último passo é retornar o filtro para a posição “Filtrar”.

Depois de executar todo este procedimento, não esqueça de fechar os registros da tubulação de esgoto.

Mantendo a retrolavagem sempre em dia, sua piscina tende a ficar mais cristalina e sem impurezas em suspensão.

Complemento do filtro

Apesar de contribuir imensamente para a redução do desenvolvimento de algas e bactérias que tornariam a piscina imprópria para o uso, o papel central do filtro consiste apenas em reter as impurezas da água.

Ele não tem nenhum tipo de efeito bactericida, algicida nem se quer algistático!

Para manter sua piscina desinfetada, é preciso utilizar um método de desinfecção adequado, que pode contar com cloro, desinfecção Ultravioleta, geradores de ozônio dentre outros…

Mesmo assim a piscina não fica cristalina?

Fatores que influenciam a limpeza da piscinaAinda que todo este processo seja realizado de forma primorosa, a retrolavagem pode não ser suficiente para manter a piscina limpa.

A limpeza de uma piscina é uma equação de dezenas de fatores e para não ter que se preocupar com isso, recomendamos que você conte com profissionais especializados.

Desde o controle do pH, o controle da alcalinidade, o controle da dureza da água, a manutenção dos níveis de cloro, cloro livre, cloro combinado e cloro total

Enfim, fica claro que um especialista pode fazer a diferença, tanto na revisão e manutenção do filtro quanto na própria limpeza da piscina.

Se ficou alguma dúvida, utilize o campo de comentários logo abaixo para iniciar a conversa!

A comunidade está sempre aqui para conversar acerca de suas dúvidas.