Saunas

Saunas

O uso da sauna é um hábito prazeroso, relaxante, higiênico e saudável.

Mas você já parou pra pensar sobre os reais benefícios da sauna para a saúde?

Benefícios da sauna

Benefícios da saunaDurante a sessão de sauna, há intensa sudorese provocada pelo aumento da pressão arterial e vasodilatação fazendo com que as impurezas acumuladas nos poros da pele sejam expelidas resultando em uma profunda limpeza da pele.

Para que isso ocorra, é preciso que a pessoa tome um banho frio logo após o banho de sauna.

Esse banho frio pode ser de ducha ou piscina, de acordo com a preferência do usuário.

Para os que preferem o banho de piscina após a sauna, separamos uma série com quase 50 fotos de saunas com piscinas. Clique aqui para ver.

Além disso da limpeza da piscina há o relaxamento dos músculos. O corpo e a mente parecem descansar no ambiente tranquilo da sauna. Esta sensação combate a insônia e o stress.

A sauna oferece benefícios não somente para a saúde mas também é uma ótima opção de lazer pois cria a oportunidade de reunir os amigos e a família além de valorizar a área de lazer e a residência como um todo.

Dentre os benefícios do calor da sauna, podemos observar ainda o alivio de dores reumáticas, da artrite e de dores musculares.

Sem contar que o vapor gerado pela sauna úmida, ou sauna a vapor, facilita a eliminação de secreções do nariz e dos brônquios, aliviando problemas respiratórios como asma, bronquite e resfriados.

O ambiente da sauna a vapor

Exemplificaremos um ambiente simples para sauna a vapor, com suas normas e acessórios indispensáveis para que haja conforto, segurança e o funcionamento ideal do aparelho.Ambiente da sauna a vapor

Sauna com piscinaAmbiente da sauna a vapor: Deve ter um é pé direito de no máximo 2,20 m, teto declive, em cerâmica, azulejo ou epoxi.

Isolamento do comodo da sauna a vapor: Após as paredes do ambiente rebocadas, é necessário a aplicação de vermiculita que é um isolante térmico.

Deve ser preparada uma massa utilizando-se 5 partes de vermiculita por cada parte de cimento.

Sauna a vaporO rendimento da vermiculita é de 4 kg / m² de parede (1 saco com 13 Kg para cada 4 m²).
Após a secagem é aplicado o revestimento pelo sistema tradicional ciment cola.

Manutenção da sauna a vapor: É imprescindível fazer uma limpeza periódica na sauna!

Não fazê-la pode ocasionar a queima dos resistores (resistências) do equipamento.

O ambiente da sauna seca

A sauna seca foi desenvolvida para propiciar conforto e sofisticação no banho de sauna.

Exemplificaremos um ambiente simples para sauna seca, com suas normas e acessórios indispensáveis para que haja conforto, segurança e o funcionamento ideal da sauna.Ambiente da sauna seca

Ambiente da sauna seca: Deve ser revestido em lambris de madeira seca, (mogno ou cedro) e com suas dimensões de acordo com a potência do equipamento, estabelecida em tabela.

Isolamento do cômodo da sauna seca: O ambiente da sauna seca deve ser isolado termicamente com lã de vidro ou isopor entre a madeira e a parede.

Sauna secaGrade de proteção da sauna seca: Construída também em madeira e também posicionada ao redor do forno, tem por função proteger e garantir a segurança dos usuários da sauna seca.

Bulbo sensor de temperatura da sauna seca: Deve ser posicionado dentro do ambiente da sauna e de forma correta, para que haja uma captação precisa da temperatura do ambiente da sauna.

Entrada de ar da sauna seca: Para facilitar a dissipação do ar quente a entrada de ar deve ser posicionada de preferência atrás do forno e a 15 cm do chão.

Respiro da sauna seca: Para recirculação do ar no ambiente ele deve ser instalado na parede oposta do equipamento a 15 cm abaixo da tubulação.

Com tanta informação, ficaríamos escrevendo aqui o mês inteiro…

Portanto, na hora da instalação ou manutenção de sua sauna, não ande atoa por aí! Conte com uma empresa especializada na instalação deste tipo de equipamento!

Em Minas Gerais nós recomendamos a Sistema Manutenções Ltda, que está a mais de duas décadas no mercado e realiza instalação e manutenção de sauna de todas as marcas!

Esperamos que você tenha gostado do artigo!

Qualquer dúvida a respeito das saunas e assuntos relacionados às saunas, utilize o campo de comentários logo abaixo para falar conosco!

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

NENHUM COMENTÁRIO

PARTICIPE