Sobre a bomba da piscina

Sobre a bomba da piscina

Este texto é uma atualização do artigo: “Cuidados com a motobomba da piscina“, que foi publicado em nosso site no dia 17 de julho de 2009!

Como naquela época o site era completamente diferente e tínhamos pouquíssimo conteúdo falando sobre bombas de piscinas resolvemos atualizar este artigo falando um pouco mais sobre os cuidados que se deve ter com a bomba da piscina para evitar danos à mesma e também para que você não perca a garantia, que em geral, é de um ano.

Bomba da piscina ou bomba dágua

Pré-filtro da bomba da piscinaA utilidade da motobomba na piscina é a realização da circulação forçada da água.

Na primeira vez que escrevi sobre bombas de piscinas demos várias dicas de cuidados com a motobomba da piscina para que você pudesse evitar possíveis transtornos incluindo, como eu já disse, a perda da garantia da motobomba.

Na época em que escrevemos originalmente este artigo, existiam ainda muitas motobombas que não podiam trabalhar sem água no pré-filtro.

Bomba da piscinaHoje em dia elas são a minoria pois as motobombas auto-escorvantes abocanharam grande parte do mercado com suas melhorias no que se refere à segurança e ao baixo nível de ruídos.

Estas bombas auto-escorvantes podem trabalhar inclusive em casas de máquina acima do nível de água pois conseguem puxar a água da piscina sem que estejam totalmente preenchidas com água.

Outra aplicação da bomba da piscina é o uso nos sistemas de aquecimento de piscinas, tanto no sistema de aquecimento solar quanto na instalação de trocadores de calor.

Cuidados com a Motobomba da PiscinaJá falamos, no artigo de 2009, que a bomba da piscina é, em geral, um equipamento robusto e que não necessita de muitos cuidados.

Entretanto, é super interessante atentar para uma série de medidas para evitar transtornos e prolongar sua vida útil além de garantir que, caso ela dê algum defeito de fabricação, a fábrica possa cobrir.

Cuidados com a bomba da piscina

As bombas usadas nas piscinas são projetadas para trabalhar com água limpa e a baixas temperaturas.

Bomba de piscinaMesmo nas bombas auto-escorvantes se faz necessária a adição de uma carga inicial de água que deve ser colocada no pré-filtro antes do primeiro funcionamento do equipamento pois caso ela funcione muito tempo sem água poderá danificar seus componentes perdendo parcialmente ou totalmente sua funcionalidade (E GARANTIA!!!)

Os motores elétricos das bombas de piscinas podem ser monofásicos bivolt ou trifásicos bivolt, (para selecionar a voltagem de trabalho siga as instruções do fabricante na carcaça do motor de ligação dos fios).

É interessante verificar a distância do quadro de energia até a motobomba e verificar as instruções do fabricante para escolher o cabeamento mais adequado.

Nas instalações trifásicas é comum ocorrer inversão das fases na alimentação da motobomba, e por isso, o instalador precisa ser capacitado, e estar atento para, caso ocorra, inverter os fios da alimentação para que a motobomba funcione corretamente!

Caso o instalador não observe esses detalhes você perderá a garantia do seu equipamento!

Portanto, conte sempre com uma empresa capacitada para trabalhar com sua motobomba!

Disjuntor para a bomba da piscinaÉ necessário também, na hora da instalação, escolher corretamente um disjuntor para proteção da bomba da piscina e para a segurança dos usuários da motobomba!

A instalação deste dispositivo de proteção é obrigatória de acordo com a Norma NBR 5410 e o seu desuso pode representar risco de morte para os usuários do equipamento!

Após a instalação da motobomba da piscina devemos também tomar alguns cuidados extras:

  • Nunca deixar a motobomba trabalhar sem água (pode danificar o selo mecânico e o rotor da bomba dágua);
  • Nunca deixar a motobomba trabalhar com registros fechados (pode danificar além da bomba, o filtro da piscina);
  • Limpar o cesto do Pré-filtro regularmente (para que ela não trabalhe sobrecarregada);
  • Registros e uniões deverão permitir a retirada do filtro e da motobomba sem a necessidade de perda de água (para permitir a manutenção da bomba da piscina sempre que necessário);
  • Em caso de vibração, ruído ou temperatura alta na motobomba, desligá-la imediatamente e entrar em contato conosco (para evitar danos maiores ou identificar precocemente um possível problema!).

É isso pessoal! Esta foi a republicação atualizada do artigo de julho de 2009, onde falamos sobre bombas de piscinas e alguns cuidados para que elas durem mais e trabalhem melhor.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento, inicie a conversa no campo de comentários logo abaixo! Será um prazer conversar contigo!

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

6 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma piscina e tenho deixado a bom ligada direto (24 hs/por dia). Como uma geladeira. Isso é errado?

    • Sim e não, Aluísio.
      Deixar a piscina filtrando 24 horas por dia não necessariamente melhora a filtração. O filtro se satura dentro de um certo tempo e necessita da retrolavagem. Na prática, deste momento em diante, a piscina nem precisa ficar filtrando. O ideal é seguir as instruções do fabricante do filtro. Se ele recomenda 8 horas diárias, este é o tempo certo. Se ele recomenda 4 horas diárias, este é o tempo certo. E sempre que precisar, retrolavar o filtro para recuperar sua capacidade de retenção de impurezas.

  2. oi minha piscina nao esta drenando nem circulando a agua ai eu vi que a bomba naquela parte que parece uma bussola so tem um pouquinho de agua isso e normal ou ela tenque estar cheia de agua oque pode ter acontecido vc sabe me dizer

    • Antes de mais nada é importante checar a posição dos registros, Silvio. Se todos eles estiverem em suas posições corretas, é importante identificar o porquê do pré-filtro não estar enchendo de água. Para facilitar o trabalho da bomba você pode abrir um pouco a tampa do pré-filtro e deixar o ar sair. Feche-o em seguida e tente novamente ligar o sistema. Bolhas de ar são um problema quando a motobomba não é autoescorvante.

  3. Construir uma piscina em minha casa e o pedreiro deixou a bomba e filtro para fora, não na casa de maquinas mas com um telhado protegendo e a fiação a mostra, estou com medo de passar energia elétrica para a água na piscina, é possível? Tenho criança es estou com medo de entrar na piscina e levar choque…

    • Gustavo, bom dia! Sem ver o que foi feito é difícil te dizer alguma coisa. Eu recomendo que você pegue o manual de instruções desses equipamentos e verifique a forma correta de instalar. Assim, é possível contratar alguém para corrigir a instalação do filtro e da bomba, ok?

PARTICIPE