Início Mundo Piscina Filtro e Bomba de piscina Cuidados com a motobomba da piscina

Cuidados com a motobomba da piscina

3 minutos de leitura.

Pre filtro da bomba da piscinaA função da motobomba da piscina é a circulação forçada da água.

Se o filtro é considerado o pulmão da piscina, a motobomba pode ser considerada o coração!

Hoje vamos dar algumas dicas de cuidados com a motobomba da piscina para que você possa evitar possíveis transtornos com este equipamento tão importante.

Existem as motobombas autoescorvantes que podem trabalhar acima do nível de água pois conseguem prover o fluxo de água da piscina sem que estejam totalmente preenchidas com água.

Podem também ser utilizadas para gerar fluxo no sistema de aquecimento de piscinas, seja ele aquecimento por trocador de calor ou aquecimento solar.

Em geral, a motobomba de piscina é um equipamento robusto que não necessita de muitos cuidados.

Contudo, vamos listar aqui algumas atitudes que podem prolongar sua vida útil e evitar defeitos eventuais.

Cuidados com a motobomba da piscina

Como regra geral, as motobombas de piscinas são projetadas para trabalhar com água limpa e a baixas temperaturas.

Isso significa que não é bom fazê-las trabalhar com água com terra, com muito sal ou coisas do tipo…

Em casos onde se utiliza a motobomba para fazer a circulação de misturas deste tipo o que se observa é a redução drástica de sua durabilidade.

Motobomba da piscinaMesmo nas bombas autoescorvantes é necessário adicionar uma carga inicial de água no pré filtro antes do primeiro funcionamento do equipamento.

Via de regra, as motobombas não podem funcionar muito tempo sem água sob risco de danos em seus componentes internos o que pode acarretar a perda parcial ou total de sua potência.

Os motores elétricos podem ser monofásicos bivolt ou trifásicos bivolt.

Para selecionar a tensão (“voltagem”) de trabalho, basta seguir as instruções de ligação dos fios na carcaça do motor.

É interessante verificar a distância do quadro de energia até a motobomba e verificar as instruções do fabricante para escolher o cabeamento mais adequado.

Nas instalações trifásicas é comum ocorrer inversão das fases na alimentação da motobomba, e por isso, o instalador precisa ser capacitado, e estar atento para, caso ocorra, inverter os fios da alimentação para que a motobomba funcione corretamente!

Caso o instalador não observe esses detalhes você perderá a garantia do seu equipamento!

Portanto, conte sempre com uma empresa capacitada para trabalhar com sua motobomba!

Disjuntor para a bomba da piscinaÉ necessário também, na hora da instalação, escolher corretamente um disjuntor para proteção do equipamento e para a segurança dos usuários da motobomba!

A instalação deste dispositivo de proteção é obrigatória de acordo com a Norma NBR 5410 e o seu desuso pode representar risco de morte para os usuários do equipamento!

Após a instalação da motobomba da piscina devemos também tomar alguns cuidados extras:

  • Nunca deixar a motobomba trabalhar sem água, para não danificar o selo mecânico e o rotor;
  • Nunca deixar a motobomba trabalhar com registros fechados;
  • Limpar o cesto do pré filtro regularmente;
  • Registros e uniões deverão permitir a retirada do filtro e da motobomba sem a necessidade de perda de água;
  • Em caso de vibração, ruído ou temperatura alta na motobomba, desligá-la imediatamente e entrar em contato com um técnico!

Esperamos que tenham gostado do artigo!

Adicione nosso site aos seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

Caso tenha ficado alguma dúvida, utilize o campo de comentários logo abaixo para falar conosco! A comunidade está sempre pronta para ajudar!

Rafael Lacerda
Técnico em Biotecnologia, graduado em Sistemas de Informação, compartilha o que aprendeu ao longo dos anos limpando piscinas em Belo Horizonte. Cria sites na Agência Sete Clave e às vezes registra suas férias no Bora de Biz.

20 COMENTÁRIOS

    • Impossível dizer só com essa informação, Artur. O que eu recomendo é olhar na carcaça do motor, normalmente na tampa da caixa de ligação existe um esquema para ser seguido. Como esse esquema varia de fabricante para fabricante, de modelo para modelo, é impossível te ensinar só com esses dados, ok?

  1. Minha bomba entrou ar e não consigo puxar água pra filtrar ou recircular a piscina já tentei de tudo vcs saberia a melhor coisa a fazer desde já agradeço

    • Experimente abrir o pré filtro e adicionar água manualmente nele, William. Com o funcionamento da bomba usando uma pequena quantidade de água no pré filtro ela já deve ser capaz de continuar a sucção normalmente.

    • Não, Renata. A motobomba com o pré filtro somente fazem a água circular. Se quiser retornar com ela para a piscina a resposta é negativa. Mas, se a intenção é aspirar jogando a água fora, qualquer motobomba pode fazer o trabalho (Apesar de não recomendar, afinal, jogar água fora em pleno 2019 é um pecado!).

  2. Ola tenho um plobema no motor da minha picina ele e controlado po r um termostato para trabalhar quatro horas por dia ele se liga corretamente no horário determinado mas ele trabalha tinta a quarenta minutos e se desliga e depois de esfriar ele volta a foncionar e a sim ele trabalha as quatro horas notei que ele esta muto quente quando ele se desliga e nem na xave manul ele não volta foncionar .oque pode ser se fãs um mês que estálei a picina e nova .se pode me ajudar ,por favor me diga. Obrigado.

    • Existem vários motivos que podem fazer com que o motor da piscina se aqueça demais, Valdemiro: a ventilação inapropriada do local, tubulação de retorno muito fina, sucção entupida, filtro muito sujo, pré filtro da bomba obstruído… É preciso verificar ponto a ponto para certificar-se de que o problema não está além da motobomba. De qualquer forma, recomendo instalar um temporizador, ao invés de um termostato na motobomba. É o dispositivo ideal para controlar o liga e desliga da bomba da piscina.

  3. Minha motobomba esvazia o pré-filtro quando fica algumas horas desligada e quando é ligada não consegue encher o pré filtro (parece estar com ar), sendo assim não posso deixa-la na função automatico pois corro o risco de ela ligar sem agua dentro e queimar, convém informar que tenho um sistema de aquecimento da piscina que fica a mais de 7 m de altura, que minha bomba está instalada acima do nível da piscina, e que já foram instaladas duas válvulas de retenção uma antes e uma depois da bomba, e mesmo assim o pré filtro da bomba esvazia após ela ficar algum tempo parada. Tem alguma sugestão sobre o que pode estar acontecendo? Alguma solução?

    • Inicialmente eu verificaria se a motobomba é autoescorvante, Renato. Em segundo lugar, eu checaria muito bem a tampa do pré-filtro, que, caso ela não esteja vedando bem, pode impedir o funcionamento correto da bomba.

  4. Qual a regularidade de limpeza da motobomba? A minha nem sempre fica com o cesto totalmente cheio de água. Isso é normal?

    • A limpeza do pré filtro precisa ser feita sempre que houver sujeira no cesto, Sandra. A verificação precisa ser feita pelo menos sempre que aspirar o fundo.
      É normal que ele não fique 100% cheio de água. Inicialmente não é um problema, ok?

  5. Ola, boa noite. Necessito para minha piscina um disjuntor , segundo o instalador, entre 4,5 e 10 amperes. Vocês vendem, ou podem me indicar onde achá-lo. Desde já agradeço.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.