Desinfecção: o terceiro dos três pilares de uma piscina saudável

Desinfecção: o terceiro dos três pilares de uma piscina saudável

Novamente, vamos relembrar nossos dois últimos textos…

Falamos sobre os dois primeiro dos três pilares para a manutenção da cristalinidade da piscina:

Por isso hoje vamos falar do terceiro, último e talvez mais importante pilar da limpeza da piscina: a desinfecção.

A desinfecção da piscina

Indo direto ao assunto, o que é desinfecção da piscina?

Se você procurar no Tio Google vai encontrar algo mais ou menos assim…

A desinfecção da piscina visa o controle dos microrganismos que se desenvolvem na água.

Desinfecção da piscinaAo fazer a desinfecção da piscina nossa intenção é reduzir, a níveis aceitáveis, micróbios nocivos como bactérias, algas, fungos e vírus.

O objetivo da desinfecção é prevenir a transmissão de infecções que podem ser transmitidas através do contato com a piscina.

Piscinas com desinfecção inadequada, ou seja, com água contaminada, podem favorecer o crescimento de algas e bactérias que inicialmente se apresentam com o tom esverdeado da água.

Se a piscina passar por um processo de desinfecção esta tonalidade verde tende a decantar e basta uma aspiração para recuperar a beleza da piscina.

Caso o problema persista, o verde da água vai ficando cada vez mais escuro e acaba por impedir completamente até a passagem da luz pela água.

Como desinfetar da piscina?

Tabletes de cloro para desinfecção de piscinasAtualmente o cloro é o elemento mais usado para desinfecção de piscinas.

Normalmente é usado em tabletes por demandar uma menor manutenção.

Sem uma quantidade suficiente de cloro na piscina, diversos tipos de bactérias podem se desenvolver na piscina: Escherichia coli, Estafilococos, Pseudomonas e várias outras “meliantes”…

Elas podem sobreviver e inclusive passar de pessoa para pessoa numa piscina com água sem a cloração correta.

Quanto cloro é preciso para desinfetar a piscina?

A quantidade mínima de cloro livre na piscina é de 1 PPM, ou seja, para cada milhão de litros de água você precisará de um milhão de litros de cloro.

Em outras palavras, você precisa de um grama de cloro para cada mil litros de água na piscina.

Estas unidades te deixam maluco? Calma! Dê uma lida em nosso texto onde falamos sobre as unidades de medida na piscina:

Esta quantidade, de 1 PPM consegue eliminar quase todos os vírus e bactérias que podem crescer na piscina. Assim, com 1PPM de cloro livre a piscina está teoricamente apta para receber os usuários.

Mas e se o nível de cloro diminuir?

Se o cloro livre começar a baixar estes meliantes começam a se desenvolver novamente e o risco de infecção volta!

Por isso é importante manter o nível do cloro livre sempre constante! Um minuto com pouco cloro é um minuto de bactérias se multiplicando!

O primeiro sinal da falta de desinfecção na piscina é a turbidez da água. Ela começa a perder o brilho e vai, aos poucos, ficando opaca, turva.

A piscina verde da Olimpíada do Rio 2016Um dia inteiro sem desinfecção adequada já é suficiente para perceber a piscina turva!

Conforme o tempo vai passando, dois dias, três…

A piscina vai ficando cada vez mais turva até se apresentar verde. Quem não se lembra da piscina verde na olimpíada de 2016 aqui no Brasil?

A piscina verde da Olimpíada do Rio 2016O aparecimento de algas na piscina é o segundo sinal de que a desinfecção vai mal.

Se nada for feito a piscina vira aquele pântano e você precisará ler nosso guia completo para eliminar algas da piscina.

Os pilares da piscina cristalina

Com uma boa filtração e uma circulação eficiente, estes sinais podem demorar um pouco mais para aparecer. De qualquer forma, se você não se preocupar com a desinfecção da piscina, aquele tom verde escuro e a aparência de pântano são resultados inevitáveis.

Para manter o pilar da desinfecção em dia, o indicado é usar cloro em pastilhas pois, como já dissemos no texto “Como manter a água da piscina cristalina e saudável“, as pastilhas são mais duráveis e facilitam bastante a manutenção da piscina.

Cloro para piscinaUsar cloro líquido ou cloro granulado pode ser ideal para elevar mais rapidamente a quantidade de cloro na piscina especialmente quando se quer realizar um tratamento de choque para eliminar os contaminantes da água.

É importante para um bom resultado final, e a segurança de quem usa sua piscina, que você compreenda que os pilares sustentam a qualidade da água juntos!

Filtração, Circulação e Desinfecção são itens que juntos resultam numa piscina cristalina e saudável. Se um deles falhar, os problemas virão impiedosa e inevitavelmente!

Não adianta colocar 200 quilos de cloro na piscina se ela não tem uma filtração e/ou uma circulação eficiente!

De alguma forma, você pode até conseguir uma piscina cristalina mas certamente não estará pronta para o uso devido às impurezas no fundo.

O pH na desinfecção

Quando falamos em eliminar algas e bactérias utilizando cloro ou outros produtos químicos, é preciso falar do pH.

O pH da piscina é basicamente a acidez da água e é um fator determinante da eficiência do cloro.

O cloro livre pode perder seu poder de desinfecção quando o pH da piscina está desajustado.

Se for estudar a química da piscina, verá que o cloro livre perde este poder de desinfecção em ambientes de pH muito elevado devido à queda do seu Potencial de Oxi-Redução.

Já em ambientes com pH muito baixo, a piscina fica desconfortável, e até inadequada, para os usuários já que pode causar irritação nos olhos e na pele.

O ideal é manter o pH da piscina sempre entre 7,2 e 7,4.

Medindo o pH da piscina

Antes de qualquer coisa, é preciso contar com uma boa ferramenta para medir e corrigir o pH.

Medir e corrigir o pH da piscinaÉ possível recomendar os famosos Kits para teste de pH e cloro que já informam a acidez bem como a quantidade de cloro presente na piscina.

Podemos também recomendar o uso da Fita teste que geralmente mede não só o cloro e o pH mas também a alcalinidade, que é outro parâmetro importantíssimo para a desinfecção da piscina.

Para este texto não ficar muito longo, vamos sugerir a leitura de outros três textos sobre estes parâmetros:

Para finalizar esta questão da medição do pH, da alcalinidade e do cloro livre, nossa recomendação é a seguinte:

Não economize seu kit de teste!

Utilize o kit testes com a maior frequência possível! Quanto mais você medir e corrigir o cloro, mais fácil será de manter sua piscina cristalina. Além do mais, os reagentes do Kit de teste normalmente tem validade de 6 meses. Ou seja, se você não usar, vai vencer!

Antes que você nos pergunte quanto de cloro devo colocar na piscina, saiba que cada piscina tem sua demanda única de cloro. É difícil saber pois são vários os fatores que você precisa considerar para determinar quanto de cloro sua piscina precisa.

Para saber mais sobre a quantidade de cloro, dê uma lida no texto:

Com alguns dias ou, na pior das hipóteses com algumas semanas, usando o Kit de Testes você consegue determinar qual a quantidade de tabletes de cloro a sua piscina vai precisar para manter sempre 1 PPM de residual de desinfecção.

Como saber a quantidade de cloro para desinfetar minha piscina?

Para ilustrar, você pode fazer o seguinte:

Coloque 3 tabletes de cloro no clorador flutuante ou no dosador de cloro. Use o Kit de testes aproximadamente depois de 24 horas e se encontrar muito cloro na piscina, pode remover um tablete de cloro.

Alternativamente você pode fechar a saída de cloro do flutuador ou fechar um pouco aquela pequena válvula do dosador de cloro.

Conforme o tempo for passando, os tabletes de cloro vão ficando menores e vai ter menos cloro sendo adicionado à piscina. Com cerca de duas semanas eles dissolverão completamente e precisarão ser substituídos.

Na base da “tentativa e erro” é possível encontrar a quantidade correta de cloro para a sua piscina considerando inclusive os componentes sazonais (como a estação do ano, a quantidade de sol e de folhas que entram na piscina em cada uma das estações).

Em locais onde a variação de temperatura é grande de acordo com as estações do ano, é mais fácil perceber que a quantidade de cloro que a piscina precisa é menor nos dias mais frios do que nos dias mais quentes.

Fica claro também que quando a piscina é muito usada a desinfecção precisa ser maior já que mais matéria orgânica entra em contato com a água.

Deixando a piscina desinfetada

Uma piscina com o nível correto de cloro não tem cheiro de cloro!

Ao contrário do que muitos pensam, se sentir cheiro de cloro na piscina é por que ela precisa de mais cloro!

Já falamos sobre isso num texto e vamos deixar aqui para você consultar caso não saiba:

Métodos de desinfecção auxiliares

Ozônio para tratamento de piscinaFalar de desinfecção de piscinas não é somente falar de cloro!

Existem locais inclusive que não conseguem manter a piscina desinfetada utilizando somente o cloro como método de desinfecção.

Chega um momento que o cloro não é suficiente!

Nestas horas é preciso contar com alguma outra forma de eliminar os meliantes que transmitem doenças e infecções na piscina.

A utilização de sistemas de ionização está cada dia mais comum.

Geradores de ozônio já estão ganhando grande parte do mercado.

Desinfecção UV para piscinasA desinfecção ultra violeta para piscinas também já é uma realidade.

Todos estes sistemas são excelentes para eliminar algas e bactérias e, por isso, conseguem até reduzir consideravelmente a quantidade de cloro necessária para manter a piscina cristalina.

Para saber um pouco mais sobre o que fazer quando não é possível manter a piscina cristalina somente com cloro, confira nosso texto:

Desinfecção: o último dos três pilares da limpeza da piscina

Então é isso! Quando a ideia é manter a piscina cristalina e pronta para o uso, lembre-se dos três pilares:

É importante lidar com o tratamento da piscina nestas três faces pois cada uma delas afeta as outras.

Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre a importância da desinfecção da água na piscina.

Se gostou do texto, se ele te ajudou de alguma forma, clique em “Gostei” logo abaixo. Estamos sempre produzindo conteúdo de qualidade para a comunidade que lida com o tratamento de piscinas e o feedback de vocês é extremamente importante e valorizado! Até a próxima! 😉

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO