Controlando o pH e a alcalinidade da piscina – Avançado

Controlando o pH e a alcalinidade da piscina – Avançado

Apesar de já ter falado bastante sobre pH e alcalinidade da piscina nos artigos “A importância do controle do pH da piscina” e “A importância do controle da alcalinidade da piscina“, ainda ficaram algumas coisas para esclarecer a respeito desses parâmetros da piscina…

Me dei conta disso quando me perguntaram através dos comentários do site sobre o que fazer quando a alcalinidade da piscina está baixa e o pH está alto.

Relendo estes dois artigos percebi que realmente não havia falado sobre essa e algumas outras coisas… Então, aqui vamos nós!

Os parâmetros da piscina

Os parâmetros da piscinaOs parâmetros mais medidos de uma piscina são:
• Cloro livre
• Cloro total
• Cloro combinado (diferença entre cloro total e livre)
PH
Alcalinidade total
• Dureza cálcica
• Temperatura
• Ácido cianúrico
• Sólidos dissolvidos

Entretanto, o pH, o cloro total e cloro livre são medidos com maior frequência dentre os supracitados.

Justamente por isso, vamos nos limitar apenas a considerações sobre pH e alcalinidade total (denominada daqui por diante apenas por alcalinidade) ok?

Controlando o pH e a alcalinidade da piscina

Controlando o pH e a alcalinidade de piscinasEmbora sejam parâmetros dependentes entre si, são corriqueiramente confundidos por desavisados…

Uma água com pH inferior a 7,0 é denominada água ácida.

E com pH superior a 7,0 é denominada água básica (também denominada de muitas vezes de alcalina, o que, na linguagem química, é equivocado).

O pH é uma medida físico-química logarítmica de base 10.

Portanto, pH 6,0 é 10 vezes menor que pH 7,0. E pH 5,0 é 100 vezes menor que pH 7,0. Já a alcalinidade tem variação linear.

O pH está condicionado a presença de íons de hidrogênio na água da piscina.

Já a alcalinidade está condicionada para a presença de íons de carbonato (CO3), íons de bicarbonato (HCO3), íons de hidróxido (OH) e outros íons de baixa influência na alcalinidade.

Diferentemente das medições de cloro, seja total ou livre, as medições de pH e de alcalinidade são de boa precisão quando medidas por meio de fitas de teste ou reagentes.

Para a medição do pH ainda, pode-se obter resultados precisos também através de aparelhos eletrônicos.

Controlando o pH da piscinaO pH é uma grandeza físico-química das mais importantes em piscinas, pois um pH alto, entre outras desvantagens, diminui a eficiência do cloro consideravelmente e ainda aumenta a probabilidade de depósito de cálcio na água deixando-a turva.

O pH alto na areia do filtro diminui sua capacidade de filtração e nos trocadores de calor dos aquecedores compromete sua eficiência e propicia riscos de acidentes.

O pH alto pode ainda provocar ardência nos olhos e irritação da pele de quem utiliza a piscina.

Contudo, quando o pH está baixo ele acelera a evaporação do cloro, ocasiona irritação da pele e dos olhos e ainda aumenta a probabilidade de corrosão na piscina e em seus equipamentos.

Já a alcalinidade tem uma finalidade especial e principal: manter o pH estável!

A alcalinidade baixa dificulta a correção do pH e a alta exige uma grande quantidade de produtos corretores de pH.

Como qualquer parâmetro físico-químico, correções de pH e alcalinidade são executados através da introdução de produtos químicos na água da piscina.

No Brasil, os valores de pH devem estar entre 7,2 e 7,8 e o da alcalinidade, entre 80 e 120 ppm.

Digo no Brasil pois estes valores podem variar de acordo com as normas e leis de cada país.

Para a redução do pH e alcalinidade, usa-se o mesmo produto, denominado de redutor de pH e alcalinidade.

No Brasil, para reduzir a alcalinidade e o pH da piscina utiliza-se a ácido clorídrico (também chamado de ácido muriático), em diversas concentrações, sendo a mais comum em torno de 10%.

Outro produto usado para diminuir o pH e a alcalinidade da piscina é o bissulfato de sódio, também conhecido como ácido seco, na forma de pó, mais seguro que o ácido clorídrico.

Diminuidor de pH e AlcalinidadeEmbora sejam usados os mesmos produtos para diminuir a alcalinidade e o pH, a maneira como devem ser usados na piscina são totalmente diferentes!

Para corrigir a alcalinidade o produto deve ser colocado num ponto único da piscina.

Já para corrigir o pH da piscina deve-se espalhar o produto por toda sua superfície.

Para aumentar o pH e a alcalinidade, os produtos são diferentes.

Para o pH usa-se carbonato de sódio, também conhecido comercialmente por barrilha (Na2CO3). E para a alcalinidade total usa-se bicarbonato de sódio (NaHCO3).

Ao aumentar o pH com barrilha, a alcalinidade da piscina tende a subir.

Assim como ao aumentar a alcalinidade com bicarbonato de sódio, o pH tende a aumentar. Desta forma, ao corrigir o pH para menos ou para mais, a alcalinidade também é afetada, o que exige do profissional que faz o tratamento da piscina, além de muito conhecimento, atenção e muita paciência com o chamado “efeito ioiô”.

PH da piscinaQuando o pH e alcalinidade estão ambos altos ou baixos, suas correções são mais tranquilas dependendo dos valores apurados.

Entretanto, quando estão em oposição, tornam-se mais difíceis de serem corrigidos.

Para se corrigir somente o pH sem alterar a alcalinidade, especialistas recomendam a oxigenação da piscina para aumentá-lo e a adição de gás carbônico para diminuí-lo.

Ambas as técnicas exigem que primeiramente a alcalinidade esteja acertada antes da correção do pH.

Porém, na prática, essas correções únicas de pH são sempre de difícil execução.

Por último, é recomendado sempre fazer estas correções em várias etapas.

De um dia para o outro e com a filtração funcionando no mínimo um ciclo completo.

Bom, espero que tenha gostado do texto sobre os detalhes da manutenção do pH e da alcalinidade da piscina.

Este texto é baseado no artigo de Nilson Maierá, engenheiro químico pela Universidade Politécnica da USP e fundador da academia Raia 4 Piscinas. Para ler o artigo original de Maierá clique aqui.

Se ficou alguma dúvida utilize o campo de comentários logo abaixo para começar a conversa! Esclarecendo sua dúvida podemos ajudar não só você, mas toda a comunidade!

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

72 COMENTÁRIOS

  1. Olá equipe pool , tenho uma duvida em relação a medição de parâmetros da piscina , fiz o teste com a fita e deu ph baixo , mas para comparar fiz um outro teste com o quite com líquidos e apresentou ph elevado , qual teste devo considerar .

    • Considere que algum deles está equivocado, Eduardo. Sugerimos que verifique a validade dos dois, especialmente do Kit de Testes já que geralmente os reagentes vencem com seis meses apenas. Na dúvida, teste com um outro Kit para poder confirmar, ok?

  2. Tenho uma piscina de fibra e não uso cloro por recomendação do fabricante a piscina está ficando com ph alto o que fazer

  3. Olá equipe Pool Piscinas.
    Tenho acompanhado suas publicações e são muito esclarecedoras, pois adotam critérios técnicos em linguagem simples que facilitam a compreensão de leigos. Parabéns.
    Entretanto persiste uma dúvida referente a alcalinidade que pode ser relevante para todos.
    Em minha (pequena piscina – 16.000 l) tenho um controle estável como acredito que seja o que ocorre com a maioria das piscinas residenciais, entretanto não consigo realizar um equilíbrio dito ideal, pois toda vez que tento ajustar minha água, arrisco em entrar no efeito iô-iô.
    Semanalmente ao fazer as medições, encontro ora o cloro baixo (0 ou 0,5) e ph alto 7,8 e alcalinidade 80, ora cloro 2,0 e ph 7,4 e alcalinidade 7,0.
    Então percebo que quando ajusto o cloro o ph cai e a alcalinidade também cai e quando ajusto o ph (com bicarbonato ph certo) a alcalinidade sobe mais o ph também sobe e o cloro cai.
    E assim mantenho o ajuste da água entre uma alcalinidade de 80 o cloro entre 1 e 2 e o PH entre 7,6 e 7,8.
    O que posso fazer para conseguir: alcalinidade 100, cloro entre 1 e 2, e PH entre 7,2 e 7,4 que é minha meta?
    Temo em efetuar a correção da alcalinidade de 80 para 100 e posteriormente não conseguir baixar o PH para 7,4 sem alterar a alcalinidade, já que o cloro é mais fácil de controlar.

    Obrigado pela atenção

    • Obrigado pelo comentário, Menezes! <3
      Acredito que você deve regular inicialmente a alcalinidade, independente do cloro. Depois de ter a alcalinidade em 100 PPM, aí sim você passa a cuidar do pH e do cloro.
      A elevação da alcalinidade não influencia fortemente o pH para cima. Basta adicionar o elevador de alcalinidade até que ela fique em 100 PPM. Acredito que não tem segredo, ok?

  4. Minha piscina é de 160.000 litros, a água é de captação supervisor um pouco barrenta, fica esverdeada facilmente e normalmente o pH sobe para acima de 8.2 . Em termos de materiais (barrilha, sulfato de alumínio, cloro) quais as quantidades que devo aplicar e a sequência dos produtos?
    Obrigado pela atenção. Aguardo retorno.

    • A quantidade varia de acordo com uma série de fatores, Onofre. Por isso a recomendação é sempre ler as instruções no rótulo de cada produto.
      Quanto à sequência dos produtos, ajuste primeiro a alcalinidade, em seguida o pH e só então ajuste o nível de cloro livre, ok?

  5. Boa tarde, estou começando nesse ramo de piscinas, já trabalho em uma estação de tratamento de água, mas os processos mudam um pouco, peguei uma piscina de um cliente para tratar. A mesma era “virgem” água direto de poço artesiano, nunca tratada, o local onde a mesma foi instalada passou por reforma, ou seja derrubaram um pouco de cimento e areia dentro da mesma, nada de muita coisa ok?! Usei o policloreto de aluminio (PAC) para a coagulação e decantação, e para a desinfecção cloro granulado, porem, após isso fui verificar o ph “coisa de amador verificar só depois”, ai vem o porem, a água hoje está bem turva e com o ph elevadissimo, ja dosei 500 ml de ph- e nada. Piscina de 28000l. O que devo fazer agora, o pac baixa o ph em meus testes, devo adicionar mais coagulante ou mais ph-? se necessário mando uma foto da mesma. Estou preocupadissimo, deixei a mesma após recircular por 1 hora, agora está parada.

  6. Bom eu trato piscinas de vinil .fibra.e alvenaria que me dão muito trabalho.
    1manhas
    2 rejunte amarelados
    3aparecimentos de limos qua não são de forma alguma
    4 bordas que não limpa .

  7. Boa tarde,
    Como calcular a medida correta de produto a ser aplicado na agua pra corrigir a alcalinidade que está em 140ppm?

  8. Utilizei o rejunte correto na minhas piscina, e mesmo assim com o tempo ele soltou. Também estão aparecendo manchas no rejunte dos pisos próximos à piscina. Isso teria alguma relação com o Ph da água?
    Grato

  9. Gostaria de saber o que tratar primeiro, pois informam que as vezes há desperdício de produtos.
    PH, Alcalinidade ou cloro?

    Agradecido!

  10. Boa noite! Ótimo texto! Tive que esgotar minha piscina para rejunta-la! Enchi com água de poço. O PH e a alcalinidade estão altos, já usei ácido muriático e o redutor de alcalinidade, mas não obtive resultado satisfatório. O que devo fazer?

  11. Primeiramente, obrigado pelas informações. O blog é excelente.
    Gostaria de tirar uma dúvida. Estou com a alcalinidade baixa ( 70) e o pH alto (entre 7,8 e 8). Anteriormente a alcalinidade esteve em 5. Tentei corrigir mas pelo jeito vou ter que acrescentar mais produtos. Nesse processo pelo jeito o pH acabou subindo demais.
    Pelo que entendi do texto vou ter que adicionar mais produto para aumentar a alcalinidade e posteriormente reduzir o pH com gás carbônico, correto? Esse gás carbônico onde encontro? São aqueles vendidos em cilindro? Encontro isso em loja especializadas em piscina? Obrigado!

  12. OLA AMIGO GOSTARIA DE SABER COMO USAR ESTE APARELHO DE MEDIR CLORO E PH
    QUE MOSTRA NESTE SITE,POIS TENHO UM E NÃO SEI USAR.
    SEM MAIS OBRIGADO.

  13. Boa tarde, faço limpeza em algumas piscinas aqui em minha cidade, porém estou tendo problema apenas em uma das piscinas. Não estou conseguindo controlar o PH da mesma. Sabado dia 07/01 adicionei 2 kilos de barrilha hoje fui medir e o PH ainda esta baixo, 6.4… Essa piscina deixo ela limpa fica com a água limpa e cristalina e após o uso, no outro dia a piscina fica horrível, fica com a cor esverdeada. Faço a adição de algicida uma vez por semana e clarificante também uma vez por semana, cloro dia sim dia não. Fora o caso do PH (que vou adicionar mais barrilha hoje) o que pode estar ocorrendo com essa piscina? Pois as outras que faço manutenção estão em uso constante e a água sempre fica limpa e cristalina e o PH sempre estabilizado em 7.2 – 7.4.

  14. Minha piscina é de montar e cabe 5 mil litros. O pH dela parece normal está em 7.2, já o cloro está abaixo do especificado. Pois está transparente e no aparelho teste não tem marca transparente.

  15. Primeiramente parabéns e obrigado pelas dicas. Na minha cidade o pessoal q cuida de piscinas
    não controlam a alcalinidade, tanto que quando falei disso todos foram unanimes em dizer que só se controla o ph, bem seguindo a orientação de vocês procurei pelos produtos certos e tambem comprei o kit teste para alcalinidade, logo na primeira medição veirifiquei que a água da pisicna estava com nível muito baixo de alcalinidade e o ph tambem estava muito baixo, a água estava clarinha mas o cloro não vencia colocar. Passei a controlara a alcalinidade até atingir entre 80 e 90 ppm e tambem consegui atingir um ph de aprox. 7,6, porem a piscina apresenta uma pequena “turbidez”, não está tão limpida e transparente quanto eu desejava, utilizei o clarificante mas não alterou muito coisa, será que estou no caminh certo? é possivel que a água da minha cidade (Lins/SP) tenha alguma caracteristica diferente que necessite outros parametros?

      • Eu comprei o teste de pH e cloro para minha piscina de plástico da marca mor ela tem 5 mil litros, como não queria desperdiçar toda essa água resolvi tratar. No medidor teste o pH está em 7.2 e no cloro está transparente, não está marcando nenhuma cor do aparelho teste o que fazer??
        Sim o pH está em 7.2 mais o cloro está abaixo da marca especificada. Está transparente.

      • Olá amigo, obrigado pela dica e parabéns novamente pelo ótimo trabalho. Dois dias depois que postei o comentário acima a água da piscina voltou a ficar cristalina, mas vou ser honesto não tenho certeza quanto ao motivo, eu filtro a água 5 horas por dia (32 m3), estou procurando manter o ph conforme você orientou (em 7.2), acredito que talvez estava mantendo a piscina com pouca cloração, eu só tenho o medidor de cloro total, eu estava colocando o cloro apenas uma vez por semana, passei a colocar (conforme orientação da embalagem) 100 gramas por dia, a piscina tem se mantida com a água bem clara, o ph está mais estável assim como a alcalinidade, as vezes preciso corrigir o ph, pois preciso completar a piscina com a água da rua por conta de evaporação e tambem pela drenagem no momento da limpeza, a água da rua aqui tem o ph bastante elevado. Obrigado mais uma vez e parabéns pelo site.

  16. boa tarde….o pH dá minha piscina está na cor certa…mais já o cl consta uma cor muito abaixo do indicado no kit…o que tenho que fazer?

  17. Minha piscina esta com pH muito baixo e sem cloro nenhum. Hj percebi uma espécie de areia nas paredes e no fundo com uma cor rosa quase roxo. O que será isso.

  18. Primeiramente,parabéns pelo conteúdo do site! Estou precisando muito da ajuda de vcs. Informações sobre como regular o processo químico da piscina não são fáceis de encontrar. Acabei de adquirir uma piscina e essa semana é a primeira vez que eu e meu marido estamos fazendo a limpeza. Antes de começar o procedimento ele se preocupou apenas com o pH e como li nesse texto pH e alcalinidade estão diretamente relacionados. Certo? A água colocada na piscina foi água de poço e ao medir o pH depois de utiliza-la no fim de semana deu que ele estava muito baixo. Dessa forma, utilizamos um produto para elevar o pH, mas elevou demais, ficou acima de 8.2 . Compramos um produto para abaixar o pH, mas ele não abaixa, continua no mesmo nível. Não medimos a alcalinidade, será que o pH não está baixando por conta dessa relação?Ninguém nos falou pra medir alcalinidade

  19. Tenho piscina nima chacara onde tem muitas arvores, nunca conseguimaos manter a piscina cristalina, maos sempre usamos mesmo assim…hj ela esta com agua clara, porem turva, com as bordas e fundo amarelada parecendo restos de algas (a alguns dias ela estava toda verde e iniciamos o prpcesso de limpeza) ao medir com.a fita os niveis estao todos baixissimos, Cloro, ph e alcalinidade. Por onde devo comecar pra reverter esses niveis?

  20. Boa tarde!
    Utilizei sem perceber um kit testes que estava vencido há 2 anos e este me fez diagnosticar erroneamente a alcalinidade da minha piscina. Somente após eu despejar 8 kg de elevador de alcalinidade (bicarbonato de sódio) e não obter resultados é que fui comprar um kit de testes novo (fita). porém agora, o teste (corretamente) está marcando 240 ppm alcalinidade e Ph 9,0.
    Coloquei 2 litros de redutor de ph e alcalinidade na minha piscina (60 mil litros) mas ainda não houve mdanças. Após a adição de produtos, quanto tempo devo esperar para realizar uma nova aplicação? no rotulo pede-se 24 hs , mas se for assim vou demorar 1 mes pra arrumar os parametros. O que sugerem?

    • Sugiro que adicione uma quantidade maior de diminuidor de pH e alcalinidade, Carlos. Adicionalmente, você pode deixar o filtro funcionando na posição recircular e fazer a medição em intervalos menores. Não é necessário aguardar 24 horas…

  21. Como faço para oxigenar a água da piscina (elevar o pH sem alterar a alcalinidade), e para adicionar gás carbônico (abaixar o pH sem alterar a alcalinidade)?

  22. Qual o produto específico para decantar a piscina, mim sugeriram decantar com Algicida choque procede estar verdade?

  23. Bom dia pessoal mim chamo ozzi sou um nescio ainda em tratar piscina, e gostaria de saber como eu baixo O Ph da piscina com um produto específico

    • Não, Paulo. Neste nível é interessante utilizar um diminuidor de pH para reduzi-lo ativamente. 8,2 é um valor muito alto e assim sua piscina tende a ficar turva e prejudicar a eficiência do cloro usado, ok?

  24. Olá pessoal quero parabeniza-los pelos artigos, muito bons

    Bom Dia
    Por favor minha piscina esta esverdeada e não consigo melhorar a cor dela , e não abaixa o PH e nem a alcalinidade já coloquei redutor de PH , barilha e nada acontece cada dia fica mais feia a água o que fazer?

  25. Por favor meu pH da piscina está muito alto porém se tem a ver com a alcalinidade como faço para medir ela ? Alcalinidade eh diferente de pH como devo proceder ? Minha piscina está cristalina esverdeada! Obrigada no aguardo !

    • Para elevar o pH, utilize um produto chamado “Elevador de pH” e para diminuir o cloro já existe um produto chamado “diminuidor de cloro“.
      Em lojas de piscinas você poderá encontrar estes produtos, ok?

  26. Olá pessoal quero parabeniza-los pelos artigos, muito bons. Pessoal a pouco tempo assumir a função de tratador de água e estou tratando duas piscinas… a maior sempre muito boa, mas a piscina infantil vem me dando trabalho ela fica como se tivesse um pó q n se mistura com a água fica na superfície da piscina e depois fica pior até se torna uma espécie de pó azul que fica manchado onde toca e me obrigando a esvaziar a piscina e tendo q lavar com limpa bordas pois fica mto turva….e o mais interessante é que n se mistura com a água…e eu n sei o que acontece…bm tenho observado que sempre que isso acontece o ph esta bem baixo e o cloro n reage na água…como se n tivesse colocado cloro, a última vez q isso aconteceu foi ontem o cara que trabalho comigo ele deixou a dosadora de ácido ligado por isso o ph ficou abaixo de 5.8 e não tinha nada de cloro..a piscina tem 1.88 m3.
    Vlw pessoal….

  27. Boa noite, ao colocar a barrilha devo deixar a bomba recirculando a água? E para a adição do cloro, posso colocá-lo logo a seguir à barrilha ou tenho que deixar pro dia seguinte?

  28. É preciso verificar no local a origem destas manchas, Marcelo.
    Por algum acaso você tem utilizado algicidas com cobre em sua composição?
    O algicida com cobre pode, em alguns casos, causar manchas com esta tonalidade…

  29. bom dia. estou com minha turva esbranquiçada, mas vejo o fundo. porem aplico supercloração a noite e no dia seguinte já não tem mais nada. não entendo, o ph esta ajustado e a alcalinidade subiu para 137. o acido cianurico esta acima de 150. seria o cianurico o responsável, estou pensando em tirar 30 % de água, o que devo fazer?

    • Primeiro devemos medir da maneira correta, Rinaldo.
      Você está medindo o cloro livre ou o cloro total?
      Utilize a fita testes para medir o cloro livre e terá certeza do que está acontecendo… Em segundo lugar, é preciso avaliar o porquê deste cloro estar evaporando tão rapidamente. Vale também pensar na utilização de tabletes de tricloro para dissolução contínua e manutenção deste teor de cloro livre.

  30. Bom dia pessoal. Tem como eu enviar fotos? Minha piscina está apresentando umas marcas azuis que inicialmente eu pensei que fossem provenientes das rodinhas do carrinho de aspiração, mas esfrego elas minimizam e voltam.

  31. Bom dia pessoal. Minha piscina ficou verde em função de uma viagem de férias. Tratei a água e consegui reparar. A aparência da água está cristalina mas tanto o pH e a alcalinidade estão muito baixos. Já com duas semanas de adição dos produtos específicos para pH, quase 1,0 kg, e alcalinidade, 0,7 kg, não consigo fazer com que estes indicadores se alterem. Continuam muito abaixo do recomendado no Brasil. Tenho filtrado a água, após a adição destes produtos, por pelo menos 06 horas e o que percebo é nenhuma alteração nestes parâmetros, e na limpeza do filtro a retenção de quase todo o produto adicionado. O que estou fazendo de errado? Nunca tinha visto semelhante coisa. Já troquei o kit de teste de pH e cloro, e também utilizo as fitas de teste. Ambos indicam baixa alcalinidade e baixo pH. Acho que o problema está quantidade de produto no caso da alcalinidade mas no caso do pH, entendo que ele não está se latendo em função da alcalinidade. Certo?

    • O pH é uma escala logarítmica, Marcelo, logo, estando abaixo de 6,8 ele REALMENTE ESTÁ MUITO, MAS MUITO BAIXO. Sendo assim, é necessário muito carbonato para voltá-lo para seu patamar ideal. Continue adicionando e medindo dentro de 1 hora que vai conseguir ajustá-lo.
      Dependendo do valor que se encontra na alcalinidade, é interessante seguir o mesmo raciocínio. Provavelmente o problema é simples. Você só utilizou pouco produto na hora de corrigir.

    • Bom pessoal, já agradeci o pronto atendimento mas ainda não apareceu aqui o meu comentário. Recalculei a dosagem e a alcalinidade, bem como o ph começaram a apresentar os sinais de alteração para cima. Entretanto, o percentual de ácido cianúrico saiu de quase 0 para 150 ppm. Alguma explicação para isso? E o que fazer para reduzí-lo? Desde já agradeço o retorno.

        • Bom dia pessoal. Agora estou com a alcalinidade, pH e cloro livre ok. O ácido cianúrico continua em 150 ppm. Vcs disseram para não me preocupar mas o estojo das fitas de teste indica impróprio para o uso. Uso o cloro tradicional granulado concentrado da HTH e pastilhas pace no flutuador. Como posso reduzir o ácido cianúrico sem alterar os demais parâmetros? Desde já agradeço.

          • O ácido cianúrico tende a descer se você não utilizar dicloro nem tricloro em sua piscina, Marcelo. Mas, como eu disse, em geral ele não é um parâmetro primário com o qual devemos nos preocupar. Se o pH, a alcalinidade e o cloro estão dentro dos patamares ideais, sua piscina está em condições, ok?

  32. bom dia. Quero parabenizar pela iniciativa de ajudar a manter a piscina sempre limpa. Confesso que embora eu tenha escolaridade superior sou bastante leigo em mat~eria de quimica, Sempre faco o basico e venho mantendo minha piscina razoavelmente bonita, porem hoje, agora mesmo estou bastante decepcionado, Ontem eu apliquei produtos para decantacao e o cloro. Hoje de manha a piscina tava toda verde, os produtos nada fizeram e tive que cancelar a reuniao que iria acontecer aqui em casa. O ph esta muito alto e eu nao sei como baixa-lo.obrigado Alexandre

DEIXE SEU COMENTÁRIO