Depois de mais de 150 textos falando sobre limpeza de piscinas, decidimos reunir este material numa única postagem.

A ideia é criar um manual de limpeza de piscinas com o passo a passo para você, que não sabe nada de limpeza de piscinas, poder ler e entender como limpar a sua piscina.

Como limpar a piscina - Manual passo-a-passo para iniciantesComo limpar a piscina

Uma das maiores motivações para criar este manual passo a passo para limpeza de piscinas foi a grande quantidade de perguntas do tipo:

“Bom dia! Comprei uma casa com piscina e não sei nada sobre tratamento de piscinas. O que eu faço?”

Então vamos começar com o básico do básico ok?

Grande parte das pessoas acha que limpar a piscina é um trabalho simples e que se resume à limpeza da superfície com a peneira para remover insetos, folhas e outras coisas…

Acabam esquecendo todo o restante do trabalho de limpeza que é crucial para que sua piscina não fique verde, turva e etc…

Realmente a limpeza de piscinas é uma tarefa simples, entretanto, nada que se aprenda do dia para a noite!

São várias as etapas que exigem da pessoa que limpa a piscina uma grande dose de responsabilidade, paciência e experiência.

Vamos então direto ao assunto…

Passo a passo para limpar a piscina

Primeiro passo para limpar a piscina

Limpar ao redor da piscinaO primeiro passo para limpar a piscina é realizar a limpeza de toda a parte externa da piscina.

Isto inclui a borda da piscina, o deck, e todo o entorno da piscina.

Fatores como o vento, a presença de plantas e a circulação de pessoas e animais pode causar um grande acúmulo de sujeira na parte externa da piscina.

Dessa forma comece limpando essa parte, sempre no sentido da borda da piscina para fora, com o objetivo de não deixar que a sujeira caia na piscina.

Neste primeiro passo, tenha em mente que para limpar cada tipo de material (madeira, mármore, pedras, etc.) existe um produto específico.

Segundo passo para limpar a piscina

Limpar o skimmerO segundo passo para limpar a piscina é realizar a limpeza do skimmer (comumente chamado de coadeira) e do pré-filtro da motobomba da piscina.

A coadeira ou skimmer é um dispositivo que fica na lateral da piscina captando a sujeira que por ventura caia na superfície da água.

Caso a piscina tenha esse dispositivo, é necessário esvaziar o depósito de sujeira do skimmer manualmente e mantê-lo sempre limpo.

O pré-filtro da motobomba, assim como o skimmer, deve ser limpo manualmente.

Lembre-se de desligar o sistema de filtração e fechar os registros necessários antes de abrir o compartimento do pré-filtro!

Terceiro passo para limpar a piscina

Limpar a superfície da piscina com a peneiraO terceiro passo no tratamento de uma piscina é a peneiração.

Trata-se da limpeza de toda a superfície da água.

Com a ajuda de um cabo telescópico equipado com uma peneira cata-folhas na ponta você deve retirar toda sujeira que esteja na superfície da piscina.

Retire folhas, insetos, galhos e todos os resíduos que estiverem boiando na piscina.

Quarto passo para limpar a piscina

Escovação das paredes e do fundo da piscinaO quarto passo para limpar a piscina é a escovação.

Trata-se da limpeza de todo o revestimento da piscina.

Esta etapa serve para evitar a formação de manchas e o acúmulo de algas, fungos e bactérias nas superfícies da piscina, ou seja, nas paredes e no fundo.

Para escovar a piscina, utilize apenas escovas macias, independente de qual for o revestimento de sua piscina, se ele for azulejo, vinil, fibra, pintura epóxi, pedras, madeira, não importa!

NUNCA utilize escovas com cerdas metálicas e palha de aço, pois você certamente danificará permanentemente o revestimento de sua piscina!

Recomendo a leitura do nosso texto que fala especificamente sobre a importância da escovação da piscina.

Quinto passo para limpar a piscina

Aspirar a sujeira que decantou na piscinaO quinto passo na limpeza de uma piscina é a aspiração.

Aspirar a piscina é uma das tarefas que exige mais paciência e experiência do piscineiro.

Depois da escovação da piscina, verifique a necessidade de utilizar um decantador na piscina.

Se precisar, jogue o decantador na piscina seguindo sempre as instruções do rótulo, aguarde o tempo necessário para que ocorra a decantação da sujeira e comece a aspiração.

Geralmente deve-se aguardar pelo menos 12 horas para que o decantador faça efeito e a piscina esteja pronta para ser aspirada.

Neste ponto eu recomendo a leitura do nosso texto onde explicamos porque não utilizar sulfato de alumínio para decantar a piscina.

Aspirar a sujeira que decantou na piscinaPara aspirar a piscina, conecte a mangueira no dispositivo de aspiração que fica na lateral da piscina de maneira que não fique nenhuma bolha de ar dentro da mangueira.

Para que a aspiração seja eficiente, dentre os registros de sucção, apenas o registro da aspiração deve estar aberto, devendo todos os outros da mesma linha estarem na posição “fechado”.

Pelo menos um dos dispositivos de retorno deve estar “aberto” de modo que a água aspirada retorne para a piscina.

Observe também as orientações quanto a posição da chave do filtro.

Caso você aspire filtrando, lembre-se de proceder com a limpeza da areia do filtro conforme orientação do fabricante ok?

A aspiração da piscina deve ser realizada lentamente para que a sujeira decantada não volte a ficar em suspensão na água.

Preste atenção aos cantos da piscina pois são locais onde geralmente a sujeira costuma acumular mais facilmente e em maior quantidade.

Principalmente nestes pontos, qualquer movimento brusco na hora da aspiração poderá comprometer todo o trabalho!

Quando finalizar a aspiração da piscina tome cuidado ao remover a mangueira do dispositivo de aspiração pois parte da sujeira pode ter ficado retida dentro da mangueira e cair novamente dentro da piscina.

Então coloque pra fora da piscina as duas pontas da mangueira antes de removê-la de dentro da água.

Medir e corrigir a alcalinidade da piscinaSexto passo para limpar a piscina

O sexto passo na limpeza de uma piscina é o tratamento químico da água, incluindo a cloração, o controle do pH da piscina e o controle da alcalinidade.

Neste ponto começaremos o tratamento químico da piscina, afinal de contas nem toda a sujeira da piscina é visível aos olhos.

Meça a alcalinidade da piscina e se necessário corrija-a.

Para fazê-lo com tranquilidade recomendo a leitura do artigo onde falo especificamente do controle da alcalinidade.

Em seguida meça o pH da piscina e se necessário corrija-o.

PH da piscinaAssim como o parâmetro anterior, escrevemos um artigo que lhe dará base para esta parte do tratamento químico da água.

Clique aqui para saber mais a respeito do controle do pH da piscina.

Temos ainda um texto com detalhes ainda mais minuciosos a respeito da alcalinidade e do pH da piscina. Clique aqui para ler.

O cloro específico para o tratamento da piscina é o que desinfeta a água matando os micro-organismos que podem ser nocivos à nossa saúde.

Cloro para piscina 10KgQuando dissolvido na água, ele funciona como bactericida, germicida, fungicida, algicida e algistático, enfim, é indispensável para que a piscina tenha uma água em condições de banho.

Aqui eu recomendo a leitura de nosso artigo sobre o manuseio do cloro da piscina.

NUNCA DEIXE DE LER atentamente o rótulo do cloro e siga à risca as orientações do fabricante em relação a quantidade e modo de aplicação na sua piscina.

Lembre-se também que o cloro granulado sem diluição prévia em água ou pastilhas de cloro jogadas diretamente na piscina podem manchar e danificar irreversivelmente os revestimentos de vinil e fibra de vidro!

Pronto. Esperamos que com este manual passo a passo de como limpar a piscina, você tenha uma base para cuidar de sua piscina com mais tranquilidade e segurança.

Aqui nós falamos apenas o básico do tratamento de piscinas.

Entretanto, nos artigos que indicamos ao longo deste manual, você terá mais detalhes e conseguirá compreender o passo a passo da limpeza da piscina.

Bom, como sempre, se ficou alguma dúvida, deixe aí embaixo no campo de comentários que estamos sempre à disposição aqui ok?

Se gostou do texto, clique no “Like” e compartilhe com os amigos, afinal de contas, você pode não ser o único que precisa saber mais como limpar a piscina.

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

98 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, estou com problemas para aspirar por causa do engate da parede para o aspirador, soube que existe o chapéu chinês que assim eu poderia aspirar pelo Skimmer, essa informação está correta? se sim, como posso realizar a limpeza assim? obrigada desde já.

  2. Não consigo remover o pó do fundo da piscina , ele é muito fino, e sempre sobe quando passo o aspirador , um pouco sai, mas sempre fica bastante , por mais devagar que passe o aspirador, tem algum produto onde funcione para depois remover está sujeita mais facilmente

    • Pode ser que o fluxo de água está fraco demais, Carlos. Sempre que fica muito difícil de aspirar sem levantar é bom dar uma olhada pra ver se está tudo certo com a sucção. Verifique se o registro do ralo de fundo está fechado e o da aspiração está completamente aberto. Se não for o caso, talvez seja sua forma de manusear que está muito rápida, não?
      Todo decantador vai fazer o mesmo trabalho. Se não for nada disso, talvez a solução seja aspirar drenando mesmo…

  3. Gostaria de saber se existe uma forma para nunca começar a criar algas nas paredes da piscina. Existe algum produto que evite? Pois de tempos em tempos vemos que as algas começam a aparecer e temos que escovar, decantar e aspirar, que demanda tempo e trabalho. Obrigada.

  4. Acabamos de construir uma piscina com capacidade para 200.000L de água, gostaria de saber qual a quantidade de produtos devo usar para tratá-la.

    • A quantidade de produtos você precisa verificar na embalagem, Jorge. Cada fabricante produz seus produtos com características específicas e isso faz com que não existe um padrão, mesmo para produtos de mesmo nome.

  5. Bom dia. Acabei de comprar uma casa com piscina com 7.000 litros. Qual deve ser a capacidade da bomba e do filtro?

    • Uma regra básica é que seu conjunto filtrante deve ser capaz de filtrar todo o volume da piscina em até 8 horas, Cesar. Especialmente para piscinas menores, eu escolheria um conjunto de filtro e bomba que filtre a água em até 2 horas.

  6. Se tiver posto cloro flutuante já não precisa outro cloro granulado? Ou seja esse cloro flutuante é suficiente?

  7. Meu vizinho tem um cachorro que solta pelos aos montes! E, claro, caem na minha piscina frequentemente. Passo a peneira para retirá-los, mas como são finos é impossivel deixá-la sem nenhum vestígio do pelo. Há alguma técnica para facilitar a retirada desses pelos? Obrigado e parabéns pelas dicas!

  8. Gostaria de saber se existe um filtro que com maior potencia para piscinas Artex de 7000 mil litros,estou cansada desse que vem nela,e se é fácil adotar nesse tipo de piscina?. obrigada,seu site é muito bom,tudo bem explicadinho,belezinha .abraços e aguardo uma resposta.

  9. Comprei um apartamento que está passando por obras. Por esse motivo, não devo utilizar a piscina (de fibra) nos próximos meses.
    C
    Devo mante-la completamente cheia? Posso fazer uma superdosagem de cloro afim de evitar proliferação de doenças?

  10. A mangueira do aspirador Hidraulico enrola-se não permitindo a aspiração em toda a piscina. A piscina tem 9x4m de área útil em que metade tem 2 M deve profundidade e a outra metade tem 1 m. O tubo tem 12 me de comprimento. Como se calcula o comprimento do tubo de aspiração?

    • O tubo deve ser maior do que a medida do ponto de aspiração até o ponto mais distante que deve alcançar.
      Para calcular o volume utilize a profundidade média, que no seu exemplo é 1,5m.

  11. olá!
    consigo deixar a piscina transparente , mas sempre fica umas partículas brancas na piscina bem visíveis se repararmos com mais atenção.A minha pergunta é como fazer para que essas partículas desapareças?é tipo flocus mais ou menos isso ,tem como me ajudar.
    Atenciosamente ;

    • É complicado responder sem ver a piscina, Rodrigo. De qualquer forma, sugeriria a utilização de auxiliares de filtração juntamente com o aumento do tempo de funcionamento do filtro. Se o problema for o que imagino, falta de capacidade de retenção de partículas sólidas pelo filtro, resolveria.

  12. Boa tarde, por favor me corrijam se estiver errada. Se entendi bem durante a aspiração seja filtrando ou drenando o motor estar desligado, certo?
    Muito bom l trabalho de vcs!

  13. Boa tarde!! A água da piscina estava muito esverdeada e grossa. Ficou muito tempo parada e sem tratamento ( 2 meses ), então colocamos o sulfato de alumínio e então acumulou uma espuma por cima. Acredito que seja lodo. Retiramos essa espuma e ainda sim, continua formando essa espuma e me bem mais espalhada, não conseguindo ser toda removida. O que vocês nos orienta??? Obrigada

  14. Parabéns equipe!!! 👏👏👏 Excelente manual! Me ajudou bastante! Obrigada por essa iniciativa!😉

  15. Boa noite. Como faço pra desencardir piscina branca de fibra de vidro que estava sem uso? Tentei polir e não adiantou..

    • Boa noite. Como faço pra tirar manchas de encardido de piscina de fibra que ficou parado com pouca água?

  16. Olá, primeiramente obrigado pelo compartilhamento das informações.

    Gostariande perguntar que após realizado todo o processo de limpeza, como fazer para mantê-la limpa??
    Pergunto, pois recebi a informação que devo utilizar o cloro em pastilha sempre que não estiver utilizando piscina, é uma vez por semana utilizar o tratamento químico utilizado algicidas, cloro granulado e aspiração!

    Tenho uma piscina de 16mil lts seim coadeira.

  17. Bom dia já fiz todo o procedimento coloquei o algincida, o clarificanote e o cloro já medie o ph e está ok , mas a piscina continua com a água toda verde me ajuda o que faço agora?

  18. Muito bom. Estava precisando saber por conta da piscina do meu condomínio. Gostaria de saber qual a periodicidade devemos realizar a limpeza total é como fazer a manutenção dá água com segurança. Parabéns pelo artigo

  19. Olá, a água da minha piscina é de poço e contém metais gostaria de saber se poço usar o produto Solo…pois com o cloro ela não fica cristalina e fica verde com muita facilidade mesmo usando o inibidor de metais. Desde já obrigada!

  20. Olá, O meu nome é Alexandre Uzar moro em São Paulo no Bairro da Penha.
    Eu trabalho numa empresa que administra condomínios e recebi a informação de que muitos condomínios não tem limpador de piscina (PISCINANEIRO) eu resolvi então me informar sobre o assunto, e fiz algumas pesquisas e encontrei esse valioso site que tem as melhores informações sobre o assunto. Gostaria muito de fazer um curso, me especializar sobre isso e futuramente poder fazer limpeza de piscina’s por isso eu gostaria de saber se existe um curso que vocês possam me indicar ou se vocês realizam esse tipo de curso, se poderem me ajudar nisso, ficarei muito grato.

  21. Tentei limpar a piscina q estava esverdeada, mas provavelmente tenha efetuado de maneira incorreta. Visto que ja coloquei algicida um dia antes, filtrei, coloquei cloro recirculei a agua e nada mudou. Como e quanto tempo espero para começar a limpeza acompanhando rigorosamente os passos deste site? Pois agora a piscina esta com muita quimica no momento. Desde ja obrigado

    • São muitos os fatores que fazem com que o pH da piscina desça com o tempo, Jose. O ideal é manter o controle, pelo menos de dois em dois dias até que ele fique estável. Se não estabilizar, verifique a alcalinidade, ok?

  22. Tenho uma piscina feijãozinho aproximadamente 4.000 litros de agua. Sempre que esta suja solto a água e coloco outra. Gostaria de adquirir um filtro para limpa-la sem trocar a água. Qual vc me indica?

    • É interessante verificar um conjunto de filtro / bomba que consiga filtrar 4000 litros de água em cerca de 1 ou 2 horas. Assim seu filtro estaria super-dimensionado e daria conta de filtrar a piscina tranquilamente…

  23. Gostaria de saber sempre que aspiro a minha piscina no outro dia tem sujeira no fundo de novo e normal ter que aspirar e retorna sempre ?

    • A aspiração nunca é perfeita, André. Então alguma coisa sempre dilui na água e só perceberemos no dia seguinte mesmo. Adicionalmente, seu filtro pode não estar sendo capaz de reter as impurezas. Neste caso o uso de um auxiliar de filtração, ou a compra de um filtro mais potente, pode resolver o problema.

  24. Após um belo dia de uso intenso da piscina por várias pessoas percebo que a água fica turva. Qual o procedimento correto para cuidar da água sem deixa-la ficar verde? Porque sempre q tenho uso intenso ela esverdeia um ou dois dias depois.

  25. Obrigado, é maravilhoso, aproveitarei muito assim que estudar como limpar e manter limpa minha piscina, sou marinheiro de primeira viagem. Mais uma vez\ obrigado.

  26. Excelente explanação sobre limpeza, porém fiquei com uma dúvida vista nos comentários, para aspirar a sujeira do fundo utilizando o aspirador conectado, devo fechar o outro bocal de sucção do fundo para aumentar a vazão do aspirador? Sou iniciante em tratamento da piscina e por mais que tenha feito o processo de aspirar lentamente, a poeira do fundo sempre sobe, parece trabalho de formiguinha, nunca consigo limpar de primeira, a pressão de retorno também acaba levantando sujeira do fundo pq sempre que faço a limpeza do filtro e a pré filtragem, o jato de água de retorno fica mais forte.

  27. Tenho dúvidas sobre qual registro abrir ou fechar nas posições do filtro. por exemplo quando vou colocar elevador de alcalinidade qual posição do filtro e qual registro abrir ?

    • Todos os produtos podem ser colocados na piscina com o filtro na posição “RECIRCULAR”, Gabriela. Quanto aos registros, é preciso verificar no local pois cada instalação é feita de uma maneira, ok?

    • Sem o filtro a aspiração precisa ser feita sempre desperdiçando água, Jonas. O ideal é comprar e instalar o filtro, até por que, no final das contas o investimento se paga com a economia de água.

  28. Oi, estou cuidando da piscina da casa para onde me mudei há 9 meses, mas estou com medo de estar fazendo alguma coisa errada. Para filtrar, deixo abertas as alavancas aspiração e aquecedor, e o ralo do fundo fechado. Para drenar, deixo todas as 3 alavancas abertas. Está correto?

    • Para filtrar as do aquecedor devem estar abertas, o ralo de fundo e o retorno também. Para drenar a aspiração deve estar aberta, e o esgoto também, ok? Para não restar dúvidas, consulte um profissional da sua região, Rosângela.

      • Obrigada, só tem um piscineiro na cidade onde moro, e ele já é comprometido com o pequeno clube do local. Porém pedirei para ele vir dar uma olhada aqui, mesmo porque não estou conseguindo abrir a tampa do pré-filtro para limpá-lo. Obrigada mais uma vez pela ajuda!

  29. Não consigo tirar o pó que ficar no fundo da piscina, quando vou aspirar o pó sobe . Não sei se é produto de mais ou de menos!

    • Você pode estar movendo o aspirador de forma muito brusca ou a sucção do sistema está insuficiente. Verifique estas duas possibilidades e se ainda assim não conseguir, volte aqui para falar conosco!

  30. Parabéns a Equipe Pool Piscina.
    Bastante interessante a dica de como manter ou limpar uma piscina.
    Obrigado.

  31. A minha tá um porquinho suja o fundo da piscina, só o cloro resolve ou tem outros químicos que se pode colocar. Obg.

  32. Pra mim limpar a piscina drenando pra agua voltar a piscina o retorno tem que estar aberto ou fechado
    Porque eu limpo com o retorno aberto e a agua vai tudo pra rua e eu tenho de encher denovo

    • O interessante é retirá-las com a peneira cata-folhas, Marcos. Assim que retirar tudo, provavelmente será necessário fazer uma escovação, decantação e em seguida a aspiração do fundo.

  33. Olá!
    Se a mistura de várias substancias químicas não é certo, então devemos usar o cloro penta ou multiação (que já vem com bactericida, algicida, fungicida, germicida e algistático, tudo junto)?

    E qual o procedimento se entrar ar na escova do aspirador?

    • Este conceito de “penta” ou “multiação” é mais uma jogada de marketing do que produtos que realmente possuem algo diferente em sua composição.
      Todo cloro tem função germicida, fungicida e algistático. O cloro por si só já tem esses efeitos.
      Mas a mistura de produtos deve ser evitada mesmo, ok?

  34. Só uma dúvida: limpo a piscina normalmente passo a passo como tá aqui neste site. Mais a minha dúvida é na hora do tratamento químico pq eu sei q química não pode ser mistura com outra! Entao um exemplo: o ph da piscina ta desregulado, cloro e alcalinidade tbm, como eu faço? Posso colocar os produtos quimicos tudo no msm dia um apos o outro? por favor me ajuda!

  35. Gostaria de saber como limpar drenando, não consigo, já tentei, problema com registros

    • É difícil falar pois não conheço sua casa de máquinas, Maria de Fátima. Acredito que o melhor a se fazer é chamar um profissional para fazer ou pelo menos para lhe ensinar a trabalhar com os registros, ok?

      • Vc deve deixar aberto a saída da água para fora da piscina, a aspiração e na bomba no modo drenar. Vc aspirar drenando jogando fora a água. Todos os outras entradas e saídas de agua devem estar fechadas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO