Já dissemos em nossos outros textos sobre a motobomba que ela é o coração da piscina.

Sem a motobomba não há homogeneização rápida dos produtos da piscina, não há filtração e por estes e outros fatores é extremamente difícil manter uma piscina sem ela…

Então, o que fazer se encontrar um problema na motobomba da piscina?

Motobomba da piscinaInfelizmente, se você tem uma piscina, o momento de fazer uma manutenção na bomba da piscina acabará chegando.

Mais cedo ou mais tarde, a motobomba para de funcionar como deveria.

Ainda bem que muitos dos problemas que a motobomba pode apresentar são reparados facilmente.

Vamos falar um pouco dos problemas mais comuns encontrados em motobombas de piscinas e falar também acerca do que você precisa para realizar o reparo.

Problemas mais comuns em motobombas de piscinas

Quando a motobomba começa a apresentar dificuldade na circulação da água da piscina, você deve precisa entender o que está acontecendo de forma rápida.

Desta forma a água da piscina não ficará muito tempo sem filtração e poupará um esforço enorme com tratamento de choque, produtos para correção do balanceamento químico da água e por aí vai…

Existem muitas possibilidades mas vamos dar uma olhada nos problemas mais comuns que você vai encontrar na motobomba da sua piscina.

Vazamento na motobomba

Um dos problemas mais comuns é o surgimento de vazamentos na bomba da piscina.

A causa mais comum do vazamento na bomba é defeito no selo mecânico, uma peça que faz a vedação interna do equipamento, e a má colocação da tampa no pré filtro.

Se for o primeiro problema, você poderá encontrar este selo mecânico facilmente em lojas especializadas de sua cidade.

Caso seja problema com a tampa do pré filtro, você pode verificar se a tampa está boa e reapertar.

Independente do problema, seja no selo mecânico da motobomba, seja na tampa do pré filtro, você provavelmente encontra estas peças de reposição em lojas especializadas da sua cidade.

Contudo, saber onde está o problema requer alguma experiência uma vez que podem ser outras peças além destas duas que mencionamos.

Uma vez que você descobriu de onde vem o vazamento, basta substituir a peça e você terá a motobomba funcionando perfeitamente de novo.

A motobomba não faz a água circular

Algumas vezes a motobomba simplesmente não funciona.

Quando é possível ouvir algum barulho vindo da motobomba, é fácil identificar se é um problema com eletricidade ou não.

Entretanto, com as motobomba ultra silenciosas da atualidade, é difícil saber se a motobomba está ou não ligada quando ela não bombeia a água de volta para a piscina.

Identifique primeiro se a motobomba está ligando. É possível perceber isto com o tato. Encoste na motobomba e ligue-a. Você provavelmente vai sentir sua vibração.

Para saber o porquê desta falha na circulação, verifique a cesta do skimmer e o pré filtro da motobomba. Veja se não há nada impedindo a circulação da água.

É possível encontrar sacolas plásticas, camisas, copos e uma série de outras coisas que interrompem completamente a circulação da água da piscina.

Depois de verificar estes dois pontos, verifique o rotor da motobomba. Em alguns modelos de motobombas é possível ver o rotor sem ter que desmontá-la. Caso não seja este o caso, talvez seja melhor chamar um profissional para verificar.

Se for possível, verifique se há alguma coisa obstruindo a circulação de água no rotor da motobomba. Se identificar alguma coisa ali, e souber exatamente o que está fazendo, abra a motobomba e limpe o rotor.

Outro possível motivo para a interrupção repentina da circulação da água é a sucção de ar na tubulação de sucção da piscina. Ocorre com frequência na tampa do pré filtro da piscina, quando não o fechamos direito ele pode se tornar uma fonte de ar que impedirá a circulação de todo o sistema.

Motobomba da piscina submersa

Não é raro ver casas de máquinas que não tem escoamento adequado de água. Estes locais estão propícios a alagamentos, principalmente na época das chuvas e se ela for construída numa parte mais baixa do terreno.

Além da possibilidade de alagar com a água da chuva, um único registro fechado equivocadamente pode fazer com que o sistema se rompa e alague completamente a casa de máquinas, incluindo o filtro, a motobomba e todo equipamento que estiver instalado ali.

Se identificar que isto aconteceu contigo, o primeiro passo é desligar a chave geral da casa!

Desligue toda energia da casa antes de mexer em qualquer coisa da piscina!

Uma vez que você desligou a energia elétrica, retire a água da casa de máquinas e quando possível, retire também a motobomba.

Nestes casos não podemos fazer muita coisa pois o reparo é mais complexo, envolvendo a reconstrução (ou o rebobinamento) do motor.

Dica de ouro…

Não volte com a motobomba para a casa de máquinas até que o problema do escoamento da água tenha sido resolvido!

Não adianta rebobinar o motor e voltar com ele para o mesmo local da mesma forma! Refaça o escoamento da casa de máquinas para evitar que os equipamentos dali fiquem submersos novamente.

Motobomba não liga

Cuidados com a Motobomba da PiscinaNada é mais frustrante do que lidar com uma motobomba que não liga ou com uma motobomba que liga e desliga logo em seguida.

As causas mais comuns para este tipo de problema são panes elétricas e aquecimento em excesso.

Se a motobomba não ligar, verifique primeiro o disjuntor para ter a certeza de que está tudo normal com a fonte de energia.

Se o disjuntor estiver ligado e ainda assim a motobomba não acionar, provavelmente você tem um problema elétrico no motor.

Neste caso também é interessante contar com um profissional pois o reparo pode ser bem complexo para os leigos.

Por outro lado, se a motobomba aciona e logo em seguida ela desliga, pode ser “simplesmente” um problema de aquecimento. Todo motor elétrico aquece e a motobomba da piscina, por ter uma motor elétrico, não é diferente.

Ela pode superaquecer especialmente se estiver funcionando direto em dias quentes.

Existem orifícios no motor exatamente para que ele não superaqueça. Caso seja este o problema, desligue a chave geral da casa e procure desobstruir todos estes orifícios na carcaça da motobomba.

Isto pode ajudar a motobomba na dissipação do calor.

Se ainda assim não resolver, talvez seja necessário fornecer uma sombra para a motobomba funcionar plenamente nos dias de sol.

Motobomba fazendo muito barulho

As motobombas de piscinas geralmente fazem determinado barulho, o que é de certa forma inevitável…

Contudo, se este barulho estiver muito alto, acima do normal, provavelmente você está prestes a enfrentar um defeito.

Antes de mais nada, tente identificar o tipo de barulho que a bomba está fazendo. Se for um barulho proveniente de vibração, então uma plataforma simples para amortecer sua base pode resolver o problema.

Entretanto, pode ser cavitação. A cavitação é um fenômeno que acontece no interior das bombas de água quando elas estão trabalhando com pouca ou nenhuma água.

Verifique se há alguma coisa obstruindo a passagem da água na tubulação de sucção. Pode ser um copo, uma camisa, crianças brincando com a sucção de água… Enfim, pode ser uma série de coisas.

Aqui também é válido verificar se esta cavitação está sendo causada por falta de aperto na tampa do pré filtro da bomba.

Se sua bomba está gritando, fazendo um barulho ensurdecedor, muito provavelmente ela está com problema nos rolamentos.

Os rolamentos são peças fundamentais em motobombas e mais do que qualquer outro componente, eles tem um tempo de vida finito.

Quando eles começam a gerar ruído quer dizer que está chegando a hora de substitui-los.

Apesar de serem peças baratasm, dá um trabalho razoável retirar a motobomba, desmontá-la, trocar as peças e montá-la e recolocar no lugar.

Pre filtro da bomba da piscinaA motobomba só puxa ar

Bombas de piscinas foram feitas para trabalhar com água, e não ar!

Pequenos vazamentos são relativamente comuns em sistemas de filtração de piscinas mas se eles se estes vazamentos se tornarem muito grande, sua motobomba pode acabar puxando mais ar do que água.

A causa mais comum desses problemas de sucção de ar é o surgimento de entradas de ar na sucção da motobomba. Isto pode ser causado por má vedação da mangueira de aspiração, má vedação da tampa do pré filtro, má vedação na união do motor com a motobomba propriamente dita e por aí vai…

Resumidamente, se sua motobomba está tendo problemas com a sucção excessiva de ar, precisamos identificar a porta de entrada deste ar e acabar de uma vez por todas com ela.

Para identificar por onde este ar está entrando, você pode utilizar uma bucha com sabão na tampa do pré filtro, nas principais uniões da tubulação visível e procurar também por furos na mangueira de aspiração.

Especialmente na mangueira de aspiração, caso ela esteja com entrada de ar, será possível vê-la boiando no local onde o ar entra e geralmente é possível ouvir o barulho do ar entrando pela mangueira…

Uma vez encontrada a entrada de ar, basta realizar o reparo ou trocar a peça e estaremos com tudo funcionando novamente.

Não esqueça dos profissionais

Às vezes a melhor saída para solucionar algum problema na motobomba da piscina é chamar algum profissional qualificado.

Eles tem as ferramentas adequadas e a experiência que este tipo de atividade demanda.

Enquanto você pode demorar horas, quiçá dias, para encontrar um problema na sua bomba, geralmente eles podem fazer isto com alguns minutos de avaliação do equipamento.

Não é nenhuma vergonha não conseguir encontrar ou reparar um determinado defeito na casa de máquinas da piscina! Se você não encontrar, entre em contato com uma empresa especializada em manutenção de motobombas de piscinas e você estará bem servido.

Se você tem as ferramentas e confia plenamente que sabe exatamente qual o defeito em sua motobomba, faça! Caso contrário, recomendo que conte com profissionais.

Conclusão

A motobomba é realmente o coração do sistema de filtração da piscina. Sem ela, sua água não circula e não é filtrada adequadamente.

Se você está tendo problemas com sua motobomba, tente encontrar a solução observando os itens dos quais falamos. Se não for possível encontrar o problema, contrate uma empresa especializada.

Sua bomba deve funcionar perfeitamente durante toda a vida útil da piscina para garantir uma filtração adequada e um sistema de circulação da água que possa homogeneizar os produtos conforme suas necessidades.

Sendo assim, confira a casa de máquinas com frequência para certificar-se de que tudo está funcionando perfeitamente e fique ligado à performance da filtração para identificar o quanto antes algum problema na motobomba da piscina.

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

34 COMENTÁRIOS

  1. Olá ,minha moto bomba funciona por uns 2 min e começa a sair fumaça ,fora da banheira funciona normal,sera que queimou?

  2. Boa tarde meu motor da piscina tomou umas 2 horas de chuva e depois de uns dias fui liga ele é nem deu sinal de funcionar será que queimou

    • Se não faz barulho nenhum ela provavelmente queimou, Ana. Caso faça ruído ao ligar ela provavelmente só travou, devido à ferrugem no eixo.
      Nos dois casos é interessante entrar em contato com uma empresa especializada em manutenção de motobombas, ok?

  3. Olá. Adquiri um filtro portátil Pentair e já no segundo dia a motobomba esquentou muito e começou um cheiro forte de queimado. Não consigo falar com o SAC da empresa. Gostaria de um profissional pra averiguar.

  4. Bom dia..
    A bomba da piscina trabalhou normalmente num dia anterior e quando fui ligar no outro dia não ligou, e não notei nada de aquecimento.

    • Bom dia, Marcia! Ela pode estar travada. Geralmente acontece quando ela fica submetida à umidade por longos períodos.
      Acredito que seja melhor entrar em contato com um técnico para avaliar, ok?

  5. Olá a quando vou aspirar ela puxa com 2 minutos ela fica falhando
    Já troquei a areia do filtro mas não consigo aspirar o faço? ?

  6. Boa tarde estava esvaziando a piscina sem motor logado mas não sai a água tido e agora ligando o motor não puxa água o que será.

  7. a minha motobomba acontece o mesmo liga de 2 e 2 minutos desliga e o eletricista informou que o pico de minha energia e muito alto , energia 220 e esta entrando 241 w, gostaria de saber o que fazer?

  8. Motobomba liga, mas não gira o eixo, tenho que girar manualmente. Daí ela liga. Porque será ?

    • Certamente a motobomba está começando a travar, Pedro. Prepare-se para uma manutenção pois quando é assim chega um momento no qual ela trava de vez. Provavelmente o ambiente onde ela está funcionando está muito úmido e seus componentes metálicos, como o próprio eixo, estão enferrujando.

  9. Olá,ligo o motor para filtrar a água em menos de minuto,fica só com ar dentro do pré filtro mais ou menos pela metade o que poderia ser ?obrigado

  10. adquiri um apartamento novo, e minha vaga de garagem esta apresentando um vazamento no teto devido a uma infiltração porque a casa de bomba foi construída em cima da minha garagem como uma especia de mezanino. A construtora não assume a responsabilidade, afirmando que o problema ocorre porque o condomínio está manuseando errado na hora de dar manutenção.
    Essa casa de bomba poderia ser construída dessa forma? Em cima de uma vaga de garagem, já que as chances de vazamento de água por existir uma bomba e um filtro de piscina instalada em no teto da garagem, inclusive o acesso para manutenção é através da garagem?

    • A casa de máquinas da piscina é um cômodo como qualquer outro, Edlene. Na minha opinião, a água não poderia vazar para baixo em nenhuma hipótese! Não importa como estão manuseando os equipamentos ali dentro! Ela pode ser construída e qualquer lugar desde que bem construída… Se há vazamento ela não foi bem feita.

  11. A bomba estar fazendo um barulho estarecedor o que pode ser ?o selo ou rolamento e a onde eu poaso comprar as pecas para trocar

  12. Tenho um problema na minha piscina está vazando água na válvula de ajuste de filtra quando ligo a bomba vaza água

  13. A bomba da piscina esta aquecendo muito ,mas muito ,do tipo uma panela de fritura que nao da para colocar a mão,gostaria de uma orientação por gentileza .Desde ja agradeço .

    • É normal que este tipo de equipamento gere calor, Marcreuza, sobretudo se ela for mais antiga. Eu recomendo que você solicite a visita de um técnico para avaliar a integridade do equipamento, ok?

  14. Olá, quando ligo a motobomba de minha piscina esta desarmando o disuntor da motobomba imediatamente, como resolvo isso?!

    • Olá, Rodrigo! Recomendo consultar um eletricista ou alguém especializado em piscinas pois pode ser algo mais sério que danifique seus equipamentos.
      Pode ser, na realidade, uma série de coisas e só visitando o local para saber o que é de fato.

  15. Bom dia,
    troquei o condensador da minha bomba de piscina por um novo mas o problema persiste…ou seja;
    Quando ligo a bomba, ela trabalha por cerca de 2 minutos e ao fim desse tempo ela pára e ao fim de 2 minutos de estar parada volta a trabalhar mais 2 e vai repetindo o ciclo desta forma.
    Já verifiquei todos os orifícios de entrada de ar, limpei filtros mas o problema persiste. Será avaria mesmo no motor?

DEIXE SEU COMENTÁRIO