Piscina natural – um lago em casa

Piscina natural – um lago em casa

Muito se pergunta como funciona uma piscina natural…

Será que a filtração funciona da mesma maneira? Como é feita a desinfecção da piscina natural? Pode usar cloro?

Essas e outras perguntas nós temos respondido de forma recorrente e resolvemos escrever um pouco para tirar de uma vez por todas pelo menos algumas das dúvidas sobre piscinas naturais.

Piscina natural, piscina-lago ou piscina biológica

Apesar de não ser muito famosa ainda, ela está ficando cada dia mais conhecida….

A piscina natural, ou piscina-lago, ou ainda piscina biológica vem ganhando espaço sobretudo entre aqueles que gostam de requinte e sofisticação.

É uma mistura de lago residencial com piscina moderna.

Com um toque suave de natureza e todo o conforto de clubes e spas, este tipo de piscina (ou lago) chegou e está conquistando o coração dos que estão dispostos a gastar um pouco mais na hora de construir a piscina.

Apesar de já existirem opções para quem não quer utilizar o cloro no tratamento de piscinas, a piscina natural também é uma ótima saída.

O que é piscina natural

A piscina natural é uma espécie de lago artificial construído em casa.

Em sua construção, ele é concebido de forma similar à construção de uma piscina normal, entretanto, o objetivo é fazer algo mais próximo da natureza sem que haja perda no conforto e na modernidade das piscinas residenciais.

A piscina natural aparece como um lugar perfeito para nadar e curtir os dias de lazer.

Filtração na piscina natural

O sistema de filtração de uma piscina natural é feito, assim como o próprio nome sugere, utilizando substratos e plantas aquáticas.

Funciona mais ou menos assim: adiciona-se à água da piscina-lago uma espécie de microrganismos que se alimentam das bactérias e materiais em decomposição presentes na piscina.

Esses microrganismos transformam estas impurezas em material orgânico e produtores fotossintéticos e é justamente este o alimento das plantas.

Desta forma, são plantas que ficam responsáveis por deixar a água da piscina natural cristalina e saudável.

Vantagem da piscina natural

As vantagens de uma piscina natural vão na contramão das vantagens da piscina de fibra.

Uma vantagem notória da piscina natural é a possibilidade de ter uma piscina completamente personalizada em casa.

Você pode desenhar o que quiser que uma empresa especializada em construção de piscinas naturais poderá executar o projeto!

Uma outra vantagem é a aproximação com o natural que este tipo de piscina proporciona.

Você não precisará se preocupar com o cloro da piscina e nem com a decantação semanal e etc…

Todo o trabalho de limpeza da piscina natural é feito pelos microrganismos e pelas plantas presentes na piscina.

Desvantagem da piscina natural

É de se esperar que os problemas mais comuns com a piscina de fibra não são os mais comuns neste tipo de piscina em que tudo é mais natural, da filtração à desinfecção.

Contudo, uma desvantagem da piscina natural é que ela requer alguns procedimentos que, caso sejam ignorados, podem colocar em risco a saúde de todos, afinal de contas é um lago, e a água precisa de cuidados.

Além do necessário cuidado com as plantas e os microrganismos da piscina natural, ela ainda se torna o habitat de pequenos répteis e insetos.

Portanto, na hora de escolher que tipo de piscina você vai contruir, leve isto em consideração! Piscinas naturais são de fato naturais!

Custo da piscina natural

O investimento inicial para construir uma piscina natural em casa é sensivelmente maior do que o gasto para construir uma piscina comum.

Entretanto, a manutenção de uma piscina biológica é consideravelmente mais barata pois o único trabalho é manter as plantas vivas.

Hoje em dia ainda temos poucas empresas especializadas na construção de piscinas naturais mas já notamos um aumento na oferta destes serviços.

Fotos de piscinas naturais

Então é isso! Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a piscina natural (ou piscina biológica, ou ainda piscina-lago…).

Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe aí no campo de comentários que a discussão sobre sua dúvida pode ajudar outras pessoas também!

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

5 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,

    Muito esclarecedora a matéria, gostaria de tirar uma dúvida:

    As piscinas naturais podem ser aquecidas afim de garantir maior conforto aos usuários em climas mais amenos e a noite. Utilizando sistemas solares, elétrico ou a gás?

    Desde já obrigado pela atenção!

  2. Bom dia,

    Tem como realizar a limpeza da piscina natural apenas com a adição de microrganismos, isto é, sem plantas? No caso, a piscina tem a dimensão de uma semi-olímpica. Se sim, poderia nos indicar quais microrganismo.

    Atenciosamente.

PARTICIPE