A maneira correta de limpar a borda da piscina

A maneira correta de limpar a borda da piscina

Uma das maiores dificuldades na limpeza da piscina é a limpeza da borda.

E isso é triste pois a piscina pode estar cristalina, mas se é possível ver aquela oleosidade na borda da piscina, proveniente de óleo bronzeador, protetor solar e suor dos usuários, temos a impressão de que o responsável não conhece muito bem do trabalho de limpeza de piscinas.

Borda da piscinaCom esse texto breve, vou ensinar uma maneira eficiente de limpar a borda da piscina.

Você vai aprender a maneira correta de limpar a borda da piscina.

Se o seu problema for com a oleosidade na piscina, confira nosso vídeo: “Oleosidade na água da piscina? Saiba o que fazer! [vídeo]“.

Antes de mais nada vamos falar para você que não entende bem como se faz e nem o porquê de se limpar a borda de piscinas…

O cuidado com esta parte da piscina é importante pois a sujeira que fica ali impregnada é mais uma fonte de consumo do cloro da piscina.

Basta você imaginar que em todo local que se fizer necessário o poder de oxidação do cloro, ali existirá cloro sendo consumido.

Isso sem falar no aspecto visual que fica horrível quando não se dá a devida atenção à borda da piscina.
Mesmo com a piscina cristalina e saudável, é impossível não notar quando as bordas estão precisando de uma limpeza cuidadosa.

Limpeza da borda da piscina: a maneira errada

Limpeza da borda da piscinaO que se vê na realidade, inclusive sendo ensinado pelos fabricantes de limpa borda, é a simples utilização do produto, com uma esponja macia e o enxague da área esfregada com a própria área da piscina.

É o que todo mundo faz, é o que todo mundo diz…

Entretanto, você há de concordar que, dessa maneira, ao enxaguar a borda da piscina com a água da própria piscina, você não consegue assegurar que a oleosidade que ali estava não voltou para a piscina!

E é justamente por isso que esta é a maneira errada de limpar a borda da piscina!

Como limpar a borda da piscina: a maneira correta

Forma correta de limpar a borda da piscinaA maneira correta de limpar a borda da piscina é sim, utilizando o limpa bordas juntamente com uma esponja macia, entretanto, não como dizem por aí…

Para uma limpeza eficiente da borda você precisa utilizar dois baldes: um balde pequeno é necessário você dissolve o produto minimamente.

Isso evita que seja necessário colocar limpa bordas a cada metro de borda que você limpar.

Dessa forma você terá uma ação homogênea do limpa bordas impedindo que se esfregue os primeiros centímetros da borda com muito produto e daí em diante com pouco produto na esponja…

(Esse mesmo pensamento pode ser aproveitado na lavagem de louças! Experimente!)

O outro balde é utilizado para limpar a esponja!

Sim! Se você limpar a esponja na água da piscina você estará andando em círculos!

Borda da piscina limpaNeste segundo balde você limpa a esponja que foi ficando suja de acordo com o andamento da limpeza da borda.

Depois de limpar a esponja continue o processo: molhe-a no balde com o limpa bordas e água e prossiga com a limpeza até circular toda a piscina.

Bom, é isso aí! Espero que você tenha gostado do método inteligente de limpar a borda da piscina e que de agora em diante não passe mais apuros na hora de cuidar desse detalhe tão importante.

No que depender da borda, a piscina vai ficar 100%!

Se ficou alguma dúvida, utilize o campo de comentários logo abaixo para conversar com a comunidade! Estamos sempre prontos para ajudar!

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

32 COMENTÁRIOS

  1. Olá, tenho uma piscina inflável e ao colocar uma lona preta p cobrir até encontrar a capa própria criou manchas escuras e grudentas na borda, tenho receio de usar o limpa borda e danifica o plásticos, posso usar este produto ou me aconselha outro. Obrigado

  2. Boa Tarde! Tenho um piscina de pedra Hijau e as bordas estão verdes, não sei o que fazer! Vc poderia me ajudar?

  3. Passei Veja na borda da piscina igui de fibra azul e ficou esbranquiçada. O que faço pra restituir a cor e aparência originais. Verniz, tinta… ? Existe alguma solução pro meu caso. Obrigada.

  4. Olá, estou com o mesmo problema apontado pela pessoa que relata que alguém entrou na piscina com óleo de cozinha e bronzeador. A borda de vinil esta amarela e não sai, alguma dica?

  5. Boa tarde! Meu rejunte, que é branco, está aderindo muita sujeira… Escovo sempre, mergulhando inclusive…. Mas sempre que que faço a decantação o rejunte suja novamente! Imagina o que possa estar acontecendo? Teria alguma idéia de como resolver? grato

  6. Caso não consiga achar o limpa bordas qual outro meio de limpar a borda da piscina.é uma piscina de 10mx5m são 60 mil litros

  7. Posso limpar a borda da piscina ( cfe explicação um balde com o produto e outro balde com água para lavar a esponja) eu estando dentro da piscina evitando ficar curvada fora da piscina?

  8. Olá pessoal ,, sou piscineiro ,e um amigo , tambem piscineiro, daqui da cidade de ribeirão claro,onde moro, me falou algo, sobre usar detergente junto com cloro ,, nas aplicações normais de cloro , disse que o detergente funcionaria como um catalizador do cloro ……. achei estranho isso , vcs tem alguma informação sobre isso ??? obrigado….

  9. Olá, acabei de instalar uma piscina e meu marido foi limpar a borda e fez com uma esponja que riscou a borda, agora essa parte riscada fica sujando muito, limpamos e em poucas horas está suja de novo, o que devo fazer? Pensei em colocar uma faixa adesiva para disfarçar…

    • Estão em alta estas faixas de vinil para bordas de piscinas mais velhas. Particularmente não vi de perto mas pelo que conversei com o pessoal do setor, fica bem legal. É uma solução sim, Patrícia.

  10. tenho uma piscina de vinil 45.000 litros. Alguém usou óleo de cozinha, quando eu não estava na chácara, por incrível que pareça, alem de outros bronzeadores tipo cenoura e bronze….depois disso nunca mais consegui limpar. Ja usei alem do Limpa Bordas, cloro liquido, álcool, detergente e só consegui amenizar as manchas e desbotar o desenho. O aspecto hoje é de uma mancha escura/amarelada alem das partículas de poeira e insetos que acabam por colar no espaço sujo. Uma pessoa sugeriu que eu baixe o nível de água o suficiente para colar uma nova borda.….nunca vi isso…. funciona?
    Voces teriam alguma solução?

  11. Boa tarde
    Minha piscina tem quase dois anos, tem borda infinita a qual está toda esbranquiçada. Já foi feita uma análise e a conclusão é que essa reação é do rejunte. Além disso as bordas estão escuras e já limpei com cloro, máquina e não sai. O aspecto é de uma piscina antiga e mal cuidada. Li como vcs indicam limpar as bordas, gostaria que indicassem o produto. Para as manchas brancas seria o mesmo?
    Grata.

    • A retirada destas manchas brancas, geralmente das bordas, é feita com jateamento de uma combinação de produtos, Helenir. Estamos estudando melhor e provavelmente escreveremos a respeito nas próximas semanas.

  12. Prezada Equipe Pool Piscina, a piscina de casa tem aproximadamente 35 mil litros. Não é muito utilizada. Pergunto sobre a utilização de um robô submarino para sugar a sujeira do fundo da piscina. Vi na casa de um amigo e ele disse que funciona bem. Ele coloca o produto para decantação e quando a sujeira desce ele introduz o robô submarino que, segundo ele, suga e limpa tudo. De passagem pergunto: sendo a piscina de 35 mil litros quanto de cloro tenho que colocar e quantas vezes por semana ? Obrigado Pedro

  13. Boa tarde, tenho uma piscina de alvenaria e as bordas ficam parece q esbranquiçadas, como resolver? somente com o limpa bordas não está resolvendo, esfrego mais não está resolvendo.

  14. Boa tarde minha piscina está ficando com as bordas e a escada encardidas não adianta limpo coloco oxigênio ativo fica limpinho uns 3 ou 4 dias depois vem tudo denovo…..estou apavorada….obrigada

    • Ana, boa tarde! Não conheço bem este produto que você está utilizando mas obviamente não é o ideal. Acredito que a textura da borda já esteja alterada e por isso está sujando tanto… É claro que devemos levar a intensidade do uso da piscina em conta pois, caso ela esteja sendo utilizada por muitos a borda sujará mais mesmo. Isso também vale para o perfil das pessoas que a usam: se as pessoas utilizarem óleo bronzeador, protetor solar e essas coisas, a borda também tende a ficar suja em pouco tempo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO