Quanto de cloro colocar na piscina?

Quanto de cloro colocar na piscina?

Como o cloro ainda é o principal produto no tratamento de piscinas, pelo menos aqui no nosso Brasilzão de meu deus, nós seguimos falando dele…

Já falamos tanto sobre o cloro que acredito que você já seja um expert em cloro para piscinas. Confira nossos textos que tem o cloro como protagonista:

Hoje vamos falar especificamente da quantidade de cloro e da frequência com que devemos adicioná-lo na piscina.

Quantidade de cloro

Cloro para piscinaA aplicação do cloro varia de acordo com uma série de fatores.

Antes de qualquer coisa, é preciso calcular o volume da piscina.

Com a capacidade da sua piscina em mente (capacidade = volume), vamos então à correção da alcalinidade e do pH da piscina.

Para saber mais sobre o pH e a alcalinidade, leia os textos:

Depois de corrigir estes dois parâmetros, e somente depois disto, teremos uma piscina pronta para receber o cloro.

Contudo, ainda vale dizer que a quantidade de cloro pode variar de acordo com a época do ano, com a intensidade do uso da piscina, com o estado da vegetação do entorno da piscina, com a reposição da água da piscina, com a frequência das chuvas e etc.

A ideia aqui é analisar, utilizando um fita testes, a quantidade de cloro livre presente na piscina.

Se esta quantidade estiver menos que 1 ppm é preciso adicionar cloro.

A quantidade de cloro a ser adicionada na piscina é, em geral, 4 gramas para cada 1000 litros de água.

Devemos colocar esta quantia de cloro na piscina todos os dias até que ela se estabeleça com um teor de cloro livre entre 1 e 3 ppm.

Frequência da cloração

Com o tempo, passamos a entender a demanda de cloro da piscina e podemos padronizar este procedimento.

Você perceberá que é possível fazer esta análise em intervalos maiores e poderá manter a cloração em dias alternados.

Contudo, num primeiro momento, é importante clorar a piscina diariamente para certificar-se de que a quantidade de cloro não fique nem um segundo sequer abaixo de 1 ppm.

Nos dias de hoje, é importante lembrar da importância do cloro na piscina uma vez que estamos em meio à uma epidemia de Dengue, especialmente em Minas Gerais, e não pára por aí!

Temos também o vírus Zika assombrando nossos lares! Então faça sua parte!

Mantenha sua piscina sempre clorada e evite a dengue na piscina!

Abaixo segue um passo-a-passo para colocar cloro na piscina…

Passo a passo para colocar cloro na piscina

Depois de se proteger com máscaras, luvas e óculos de proteção, vamos à cloração da piscina de fato…

  1. Faça a análise da alcalinidade e do pH da piscina e ajuste-os se necessário.
    O pH da piscina deve estar entre 7,2 e 7,4. Já a alcalinidade deve permanecer entre 80 e 120 ppm. A manutenção destes níveis de alcalinidade e pH são essenciais para manter o poder de desinfecção do cloro na piscina.Mais sobre pH e alcalinidade em piscinas:
    – A importância do controle do ph da piscina
    – A importância do controle da alcalinidade da piscina
    – Controlando o pH e a alcalinidade da piscina – AvançadoDissolva o cloro num balde com água da piscina
  2. Depois desta preparação da água podemos partir para o cloro…
    Encha até a metade de um balde plástico com água da própria piscina.
  3. Se a quantidade de cloro a ser colocada na piscina for pequena, coloque-a no balde e misture com o auxílio de algo plástico, que pode ser uma grande colher plástica.
  4. Espalhar o cloro por toda a piscinaDepois de misturar completamente o cloro dentro do balde, jogue-o na piscina espalhando por toda a superfície.
  5. Deixe a piscina filtrando por aproximadamente uma hora para que o cloro se espalhe de maneira homogênea na piscina.
  6. Depois deste período de homogenização, meça o cloro livre novamente e verifique… Se ele estiver abaixo de 1 ppm, é necessário realizar outra aplicação. Caso o cloro esteja entre 1 e 3 ppm, nossa missão está comprida: a piscina estará desinfetada, ao menos pelas próximas horas.

Esperamos que você tenha gostado do nosso texto sobre a quantidade e frequência da cloração da piscina!

Se ficou alguma dúvida você pode utilizar o campo de comentários logo abaixo para falar conosco, ok?

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe com os amigos!

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

14 COMENTÁRIOS

  1. Em uma piscina redonda pequena de 886 litros (1,50m x 0,51m) é recomendável utilizar um filtro ou pode-se apenas colocar cloro a cada 48 horas sem recircular a água?

  2. Olá pessoal, em primeiro lugar, este site é muito show! Parabéns pela inciativa e a liberalidade em ensinar tudo sobre piscina. Bem, minha questão é a seguinte: Eu aluguei uma casa com piscina. Ela tem aprox 33mil litros, foi recentemente reformada pelo proprietário, mas não consertaram o sistema hidráulico deixando a piscina sem retorno de água. A piscina tem apenas um ralo e o squimer. Eu meti a cara e refiz o retorno de água com encanamento externo, mas coloquei o cano próximo ao ralo e agora estou achando que fiz algo errado. Podem me dar uma dica?

    Eu regulei a Alcalinidade (80) e o PH (7,4) da água, mas depois que joguei o cloro deixei virar de um dia para o outro, fiz a medição do cloro e está abaixo de 0.5. O que eu fiz de errado? Estou utilizando o Pool-trat da Genco, segui a instrução da loja em que comprei e estou utilizando a medida de 4gr por m3.

    • Obrigado pelo contato, José Rafael!
      Fez sim. O retorno da água deve estar no lado oposto do ralo de fundo para uma circulação eficiente da água na piscina.
      Quanto à adição dos produtos, acredito que podemos elevar um pouco a alcalinidade (para 100 ou 120 PPM) e o cloro realmente tende a acabar. Se acabou de um dia pro outro, ou a piscina está muito suja ou a quantidade de cloro foi pequena. Uma terceira opção é estar utilizando cloro não estabilizado (que evapora com a ação solar).

    • O nível de cloro livre deve ser mantido sempre em torno de 2 PPM, Gil. Mantendo este valor, pode colocar o cloro a qualquer momento. Contudo, o recomendado é colocar o cloro sempre no entardecer, quando o sol não está a castigar a piscina.

  3. Olá… Gostaria de saber a quantidade de cloro que devo colocar na minha piscina ..ela mede 3:50 de largura com 5:50 de comprimento e 1:60 de profundidade… Obrigada.

  4. Ola bom dia estou tomando conta.de.uma xacara e la tem uma piscina de cerca.de 200 mil litros poren n tem filtro bonba nem nd so mesmo a agua q entra e fica caindo direto q e de um corrego mas e linpa e tem dois canos de 150 pra vazao da agua nd mais gostaria de saber se so por cloro na agua ja ajuda um poco na limpeza da agua e quanto de cloro devo colocar e de quanto em qaunto tempo devo colocar cloro
    Respero q posao me ajudar um bom dia

    • Se a piscina é de água corrente não adianta colocar cloro, Kyriston. Possivelmente um gerador de cloro traria um resultado mais satisfatório pois não trabalha com residual de proteção como o cloro.

  5. Bom dia, Estou tendo problema no seguinte, Alcalinidade em 11 ppm, PH 7,2 e 7,4, mas o tratamento do cloro aparece zerado e feito todos dias, faço o tratamento a noite qdo pela manhã o cloro está zerado, e a água ainda esverdeada !!!

  6. Olá boa tarde.
    Primeiro quero parabenizar por toda ajuda e esclarecimento que vocês estão dando.
    Então estou indo morar em uma casa que a piscina esta muito suja, não sei exatamente a quantidade de água, mas é uma piscina grande, por conta da sujeira a água esta esverdeada, gostaria de saber como faço para poder limpar essa piscina, quanto de cloro, clarificante e algicida preciso usar para limpar.
    Desde já muito obrigado pelo auxílio.

PARTICIPE