Oleosidade na água da piscina? Saiba o que fazer!

[vídeo] Oleosidade na água da piscina? Saiba o que fazer!

Hoje nós vamos falar a respeito de um problema comum pra quem cuida de piscinas, em especial no verão, quando o uso do óleo bronzeador é recorrente: a presença de gordura ou oleosidade na superfície da piscina.

Oleosidade na piscinaO que me levou a fazer essa postagem foi o comentário da Ana Flávia, aqui no site, onde ela disse que foi tentar tirar a cola da fita crepe usada na pintura do deck da piscina usando querosene e segundo ela caiu um pouco de querosene na piscina.

De lá pra cá ela tentou de várias formas mas o aspecto de gordura, causado pelo querosene não sai da superfície da água de jeito nenhum!

Segundo ela já até trocou a areia do filtro mas não resolveu!

Vamos ver então como remover a oleosidade da água da piscina?

Oleosidade na piscina

Já até falamos a respeito deste problema com gordura ou óleo na piscina no artigo: “Água da piscina gordurosa? Saiba o que fazer!“.

Entretanto, hoje vamos dar uma explicação mais detalhada da maneira correta de remover o óleo da água da piscina.

Oleosidade na borda da piscina

Oleosidade na borda da piscinaÉ fácil perceber que o óleo ou a gordura sempre ficam na superfície da água.

Pode-se perceber inclusive que parte deste óleo acaba parando nas bordas da piscina.

Pra retirar a oleosidade das bordas da piscina, a gente já sabe, basta utilizar o limpa bordas com a ajuda de uma esponja macia fica fácil…

Oleosidade na superfície da piscina

Pra remover a oleosidade da superfície da piscina, você tem algumas opções…

A primeira, e não muito correta ecologicamente, eu inclusive não recomendo, mas, vou citar pois não deixa de ser uma maneira, é transbordar a piscina.

Basta abastecê-la até que a água comece a sair por cima das bordas.

Mas atenção! Pra fazer isso você deve estar atento para uma série de coisas: sua piscina é de vinil? Se sim, pare por aí pois não se pode transbordar uma piscina de vinil ok?

Outra coisa: sua piscina tem ladrão? Se sua piscina tiver ladrão, você precisará tampá-lo de alguma forma, caso contrário será impossível transbordar a piscina…

Fica claro que essa não é a maneira ideal para acabar com o problema da oleosidade na piscina.

A segunda forma é filtrar a piscina utilizando o skimmer!

Geralmente o próprio cloro da piscina vai eliminando a oleosidade, entretanto, pra dar uma ajuda a gente pode deixar a piscina filtrando pelo skimmer ok?

Uma terceira ação que facilita a remoção da oleosidade na piscina é aplicar uma supercloração (ou tratamento de choque com cloro como alguns preferem dizer)…

Filtrar a piscina pelo skimmer com o nível de cloro mais alto resolve este tipo de problema em 99% dos casos…

Mas caso a oleosidade persista em sua piscina, esta última solução é para você…

Eliminando a oleosidade da água da piscina

Eliminador de oleosidadeSe você fizer parte deste 1%, esta última opção é pra você: existe atualmente no mercado um produto chamado eliminador de oleosidade que, como o próprio nome já diz, é utilizado para remover a gordura ou o óleo que por ventura entre em contato com a água da piscina.

Além deste da imagem existem vários outros de diversos fabricantes de produtos químicos!

O eliminador de oleosidade é um produto químico para piscinas super simples de usar, como sempre, basta ler e seguir as instruções de uso no rótulo do próprio produto e correr pro abraço: ele resolve feito mágica!

Pode procurar aí na loja de piscina mais perto de você que certamente encontrará algum removedor de oleosidade, se este, de alguma outra marca.

Essa última, é a maneira que eu recomendo, caso a super-cloração em conjunto com a filtração pelo skimmer não resolvam ok? Então se você etá com esse problema na sua piscina, pode utilizar aí o removedor de oleosidade que é tiro e queda!

Bom, é isso aí! Espero que você tenha gostado das dicas para acabar com a oleosidade e a gordura que fica na superfície da piscina!

Faça aí na sua piscina, e deixe seu comentário aí pra gente, falando como foi o resultado…

Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe aí nos comentários que você sabe, eu respondo com o maior prazer e a comunidade agradece pela contribuição!

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi, minha piscina tá com uma água cheia de umas coisas como se fossem caspas, jogo cloro, algicida e clarificante de 2 em 2 dias, mas não tá adiantando. O q eu faço?

DEIXE SEU COMENTÁRIO