A limpeza da piscina não se resume simplesmente em manter a água cristalina e saudável. Na realidade você já deve saber que a aparência da piscina não é tudo!

É preciso fazer a limpeza das bordas da piscina, é preciso manter o entorno da piscina limpo e várias outras coisas que, somando-se umas às outras, resultarão num ambiente agradável para curtir os bons e refrescantes momentos na piscina.

Dentre todas estas tarefas, uma que mais gera dúvidas é a limpeza das peças de aço inox da piscina.

  • Como limpar a cascata da piscina?
  • Como limpar o corrimão da piscina?
  • Como limpar o ralo da piscina?
  • Como limpar os dispositivos de retorno da piscina?

Estas são apenas algumas das dúvidas que surgem quando se trata de limpar os componentes de inox da piscina.

Como limpar peças de inox da piscina

Limpar a escada da piscinaA limpeza de piscinas de aço inox que ficam submersas pode ser feita com a própria escova da piscina ou com uma esponja macia.

Geralmente as impurezas que se aderem ao inox submerso na piscina são facilmente removidas com uma leve escovação.

Se o aço inox for escovado é bom esfregar somente no sentido do aço.

Para as peças que não ficam submersas, como a parte superior da cascata, o corrimão e outras peças, muitas vezes precisam de um tratamento diferenciado.

Essas partes de aço inox podem ser lavadas com água da própria piscina e sabão neutro.

Se a sujeira ou a mancha de ferrugem estiver difícil de sair, utilize uma diluição de produto à base de amônia. Basta fazer a limpeza com o auxílio de um pano macio ou com o lado macio de uma bucha comum não esquecendo de enxaguar com água da torneira.

Limpar a cascata da piscinaUm passo que não deve ser ignorado é a secagem. Como tudo que é de aço inox, as peças da piscina também precisam passar por uma secagem para evitar o aparecimento de manchas.

Se a sujeira estiver realmente difícil de sair, pode-se usar com moderação uma mistura de bicarbonato de sódio com álcool. Basta misturar o bicarbonato no álcool até que se forme uma pasta. A aplicação pode ser feita diretamente na superfície de inox manchada.

Se ainda assim a sujeira não sair do inox, experimente, também com moderação, o uso de sapólio. Aqui o conselho de seguir o sentido da escovação do aço inox vale mais do que nunca!

Depois de passar e esfregar suavemente, enxágue e seque a superfície.

Para facilitar o processo, pode-se remover os produtos usados no aço com o auxílio de um pano umedecido em álcool.

Limpeza da escada da piscinaAssim como a limpeza da borda da piscina, a limpeza dos componentes de aço inox precisa ser feita com uma certa consistência para evitar que a sujeira fique muito difícil de ser removida.

Bom, é isso aí! Fazer a limpeza do aço inox da piscina não tem mistério!

Espero sinceramente que você tenha gostado da simplicidade que ensinamos a fazer essa limpeza dos componentes de inox da piscina e que de agora em diante não passe mais apuros na hora de cuidar desses itens.

Se ficou alguma dúvida com relação à limpeza dos metais da piscina, utilize o campo de comentários logo abaixo para falar com a comunidade!

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi!
    Obrigada pelas excelentes orientações.
    Possuo uma piscina de fibra de vidro, azul, já “sofrida” por manejo inadequado.
    No início, a água era fácil de manter-se transparente e ainda brilhante.
    Ao longo do tempo, apesar de eu tentar cuidar da melhor forma que conhecia (as orientações que lia eram sempre vagas nos pontos em que mais eu necessitava de esclarecimento), a parte submersa da piscina foi tomando coloração brancacenta, os metais dos instrumentos de limpeza foram adquirindo depósitos do que acredito serem de cálcio ou algum outro sal, que foram se petrificando.
    Além de manchas que acho que são indeléveis por queda de objetos com partes que enferrujam (trabalho em local que tem regime de plantão, tendo outras pessoas tomado a iniciativa de limpar a piscina).
    Duas perguntas eu faço:
    1. Só trocando a piscina??

    2. Pela primeira vez a água permanece turva após decantação. Devo dizer que outra pessoa, sem perguntar, clorou a água e a filtrou, no meio da decantação!
    Você poderia dar-me uma idéia do que pode estar acontecendo?

    Abraços.

  2. Boa tarde!
    Gostaria de uma orientação:
    Minha piscina está verde e turva,com o ph alto.Nao consigo abaixar o ph com ph menos e com clarificaste.Me ajudem,por favor!Obrigada!

    • Boa tarde, Diana! O clarificante não é usado para abaixar o pH. O caminho é seguir adicionando o diminuidor de pH e conferindo o quanto abaixou.
      Se ele estiver muito alto, realmente gasta-se muito redutor, ok? Com paciência tudo se resolve… 🙂

DEIXE SEU COMENTÁRIO