Já falamos em nosso site das vantagens da piscina de fibra. Entretanto hoje vamos falar sobre um dos ônus de se ter uma piscina de fibra de vidro.

De tempos em tempos, independente do cuidado que se tem, há a necessidade de pintar a piscina de fibra.

Com o tempo, a ação do cloro, que “queima” a tinta da piscina, juntamente com a ação do sol, que também degrada suas superfícies, vão deixando a tinta da piscina cada vez mais clara, como se ela tivesse sido tratada com água sanitária…

Quando você olha para sua piscina de fibra e ela já não está com aquele azul bonito, que agrada aos olhos, é hora de contratar um profissional de pintura de piscina de fibra!

Entretanto, caso você seja curioso, e julgue que tenha habilidade para pintar sua própria piscina, aqui vai o passo a passo para realizar o processo de pintura da piscina

Esmalte pu para pintura de piscina de fibraPintura de piscina de fibra

O primeiro passo para pintar sua piscina é a escolha da tinta que irá utilizar.

A escolha da tinta é um dos passos mais importantes…

Existem produtos específicos para pintura de piscinas, já que se trata de superfícies que estão permanentemente em contato com a água.

De acordo com o Instituto Adolfo Lutz, a melhor tinta para piscinas é a tinta Epóxi Piscinas, pois não contamina a água e não causa qualquer dano à saúde de quem utiliza a piscina.

O segundo ponto que deve ser observado antes de realizar a pintura da piscina é a escolha do dia correto para a pintura.

O dia de pintar a piscina deve ser um dia mais seco e de preferência sem ventos fortes, afinal de contas não é difícil perceber que uma ventania pode acabar com todo o trabalho…

Material para pintura de piscina de fibraOutra coisa que precisaremos checar antes de começar a pintura da piscina é comprar todo o material necessário para terminar a pintura com sucesso.

Confira a lista do que você vai precisar ter em casa para pintar sua própria piscina:

  • escova e produto desengordurante
  • lavadora de alta pressão
  • lixa 180 e lixadeira de palma
  • rolo de pintura
  • primer acrílico ou esmalte acetinado à base de água
  • tinta Epóxi Piscinas e caixas d’água

Primeiro passo para pintar a piscina de fibra

Esvaziar a piscina e fazer uma limpeza minuciosaA primeira coisa a se fazer é esvazar a piscina e fazer uma limpeza minuciosa.

Esta limpeza deve ser feita com objetivo de retirar TODA E QUALQUER SUJEIRA DA PISCINA!

Recomendamos a utilização da lavadora de alta pressão ou de uma escova para aplicar o produto desengordurante.

Segundo passo para pintar a piscina de fibra

Lixar completamente a superfície da piscinaO segundo passo na pintura da piscina é lixar completamente a superfície da piscina.

Esta etapa, assim como a anterior, é super importante para fazer com que a tinta aplicada na piscina tenha boa aderência e durabilidade.

Terceiro passo para pintar a piscina de fibra

Aplicar uma mão de primer acrílico ou esmalte acetinado na piscinaA terceira etapa para pintar a piscina é, com o rolo de pintura, aplicar uma mão de primer acrílico ou esmalte acetinado à base de água.

É interessante começar a pintar a piscina pelo lado oposto ao da escada deixando-a para pintar por último.

Se você escolheu utilizar o primer, é necessário aguardar em torno de quatro horas para fazer o próximo passo.

Se escolheu o esmalte, espere 24 horas!

Não esqueça de lavar as ferramentas usadas na pintura da piscina com água ok?

Aplicar duas camadas de tinta Epoxi para piscinasQuarto passo para pintar a piscina de fibra

Aqui é só aplicar duas camadas de tinta Epoxi para piscinas com intervalo de 24 horas entre uma camada e outra.

Quinto passo para pintar a piscina de fibra

Deixe a tinta secar por aproximadamente um dia e meio e já poderá encher a piscina novamente!

Agora ela está da cor que você escolheu e prontinha para usar!

Agora que você já sabe como pintar a piscina de fibra, poderá tê-la como nova! Azulsinha, se você escolher azul, claro!

Antes de pintar sua piscina de fibra

Para proteger as regiões da piscina que não vão ser pintadas, utilize jornais velhos e fita crepe.

Esse procedimento pode ser usado para cobrir as bordas e os cantos da piscina, por exemplo.

É interessante também adquirir um suporte de rolo para pintura.

Geralmente, a necessidade de pintar a piscina de fibra surge a cada cinco anos, entretanto, este intervalo de tempo pode variar de acordo com o cuidado que se tem com a piscina, sobretudo com a quantidade de cloro que é utilizada na piscina.

Se você já pintou sua piscina antes, lembre-se de utilizar o mesmo tipo de tinta escolhido anteriormente e, assim como se faz com os produtos químicos para piscinas, sempre siga rigorosamente as instruções do fabricante da tinta ok?

Vídeo da pintura de uma piscina de fibra

Confira o trabalho do Jânio Vieira, pintor de piscinas com mais de 37 anos de experiência.

Ele trabalha na região de São Paulo com restauração e pintura de piscinas e banheiras de fibra de vidro.

A piscina do vídeo já estava consertada e completamente lixada, ok?

Para ajudar quem deseja contratar um profissional, vamos deixar aqui o embrião da nossa lista de pintores de piscinas de fibra.

Ao entrar em contato, diga que viu o telefone no PoolPiscina.com

Pintura de piscinas de fibra em São Paulo

  • Jânio: (11) 5674-3042, (11) 99933-6869

Pintura de piscinas de fibra em Belo Horizonte

  • Gilvan: (31) 7517-2275

Se você trabalha com pintura e reforma de piscinas de fibra, deixe seu nome e seus telefones no campo de comentários.

Espero que tenha gostado do texto sobre pintura de piscinas de fibra e, como sempre, se ficou alguma dúvida, utilize o campo de comentários logo abaixo para falar conosco e com a comunidade ok?

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

26 COMENTÁRIOS

  1. Oi, o pintor usou tinta EPOXI na pintura da piscina, quanto tempo depois de cheia a piscina, posso tratar dela com cloro e usar a escova para limpar as laterais? Obrigado

    • Este tempo quem determina é o fabricante da tinta e é importante observar as instruções pois cada produto tem prazos diferentes. Em geral, o tempo de secagem da tinta é de 72h. Depois deste período pode-se começar a utilizar a piscina normalmente.

  2. Senhores, como fui infomado em curso de pintura, a tinta EPOXI, não resiste ao Cloro presente no tratamento das aguas das piscinas, portanto peço esclarecimentos, sobre a razão dos fabricantes de tintas, recomendarem EPOXI para pintura de piscinas.

  3. Boa noite
    Possuímos um spa de fibra branco, que com o tempo está precisando de uma pintura.
    Não sabemos que tinta e prime devemos usar.
    Por favor, podem me indicar uma marca?
    Agradecemos desde já.

    • Não podemos, Catia. Esta é uma questão muito subjetiva e cada profissional prefere uma. Recomendamos que você faça esta pergunta para o profissional que for fazer a pintura do spa, ok? Desculpe por não poder ajudar.

  4. Meu dilema é outro! Como escolher (marca, fabricante). Já li tudo o que consegui, mas estou super intranquilo. Vou continuar tentando: alguém sugere algum fabricante, se melhor vinyl ou fibra? Ficarei imensamente grato. Não tomarei a sugestão como crítica a outros fabricantes. Sou marinheiro de primeira viagem nesta área! Obrigado.

    • A escolha do revestimento é muito subjetiva, Eduardo. Qualquer tipo de piscina que você escolher tem suas vantagens e suas desvantagens. Eu, particularmente, acredito que o vinil é muito mais bonito, mas é questão de opinião. Quanto ao fabricante é ainda mais subjetivo. Infelizmente não conseguiria te recomendar.

  5. Boa noite amigos, tem alguma marca específica de desengordurante? Quanto a esvaziar a piscina, a minha é igual a que está na 2ª foto do explicativo de vcs, qual risco que corro de esgota-la totalmente? Obrigado.

  6. Verifique se o vazamento não é pelo filtro. Por vezes a cabeça dele não retém a água na piscina. Caso afirmativo, pode instalar uma válvula guilhotina na saída dágua.

  7. ESTOU QUERENDO PINTAR MINHA PISCINA,MAS ME DISSERAM QUE PARA RETIRAR A AGUA PRECISO CALÇAR AS LATERAIS E FUNDO,E VERDADE,NAO POSSO SIMPLESMENTE DRENAR TODA A AGUA,CORRO RISCO DE ELA ESTOURAR AS MEDIDAS SAO 4X8 COM 1,60 DE PROFUNDIDADE

  8. Pintei a piscina c/tinta epoxi, como sobrou pintei o interior da caixa d”agua. A agua ficou c/cheiro forte e alterou o sabor. Essa tintA ě toxica?

  9. Bom dia, posso pintar a piscina em cima da parte marrom (fibra crua) pois em alguns pontos da minha piscina da pra ver a fibra. Obrigado

  10. comprei tinta epoxi-catalizador solvente para pintar piscina de fibra.mas nao sei se tenho que misturar tudo inclusive o silvente

  11. Prezados,
    Contratamos uma empresa para recuperar a piscina de um condomínio. Foi feita fibragem e pintura com gel coat. No entanto, achamos o acabamento áspero demais. Esta tinta epóxi deixa com acabamento liso, como se fosse piscina de fibra pronta ?
    Aguardo retorno.

  12. A minha piscina é de fibra e uma pastilha de cloro manchou o fundo em 3 pontos ficou muito feio. Tem como pintar. Me falaram que piscina de fibra não pode ser esvaziada. Procede isso?

    • Na realidade nenhuma piscina pode ser esvaziada, Mara. O que acontece é que, em casos de extrema necessidade, como o seu, em que se pretende pintar a piscina novamente, a retirada da água da piscina deve ser feita por empresas especializadas sob a supervisão de um engenheiro. Há como pintar a piscina sim, mas entre em contato com profissionais especializados, ok?

  13. Vou proceder na pintura de minha piscina de fibra, ja comprei os quites da rena porem estou com dificuldade na preparaçao da tinta vc pode me ajudar?

  14. Boa tarde,

    Minha piscina já foi aplicado a fibra e o gel, porém depois de um ano a piscina simplesmente esvaziou, o fabricante afirma que o problema é no gel(que tem garantia de um ano), será possível que um problema no gel seja capaz de eliminar 33mil litros de água? Os fabricantes não querem assumir a responsabilidade. Vou fazer a correção por conta própria, desejo saber se posso reaplicar uma manta de fibra por cima da fibra e gel que já está lá e depois reaplicar o gel…ou tenho que retirar tudo , lixar e reaplicar…

    • Infelizmente não saberei te ajudar, Maria. Acredito que o ideal é conversar com algum especialista em fibra de vidro. Mais especificamente algum especialista no processo de fabricação de piscinas de fibra de vidro.

    • É óbvio que não é o gel,se vaza é porque tá furada,rachada ,algo assim, é preciso achar o local ,fazer os devidos consertos na fibra e depois pintar com gelcoat,o que segura a água na piscina é a estrutura de fibra,o gel é só o acabamento, quando o gel se desgasta, começa a desgastar a fibra, então vaza.

DEIXE SEU COMENTÁRIO