Já falamos em outras publicações sobre a importância do filtro da piscina. Assim como a filtração, a circulação e a desinfecção são pontos essenciais para a saúde da piscina.
Se o filtro da piscina for do tamanho da própria piscina, não seria necessário o sistema para fazer a água circular.
Se a piscina fosse de água corrente, como um rio, não seria necessário clorar a água para evitar o desenvolvimento de algas e bactérias!
Eis que identificamos os pilares para a saúde da piscina:
É preciso encontrar um ponto de equilíbrio e não deixar de considerar nenhum destes três pilares para que a piscina se mantenha sempre em condições de uso sem oferecer risco à saúde dos banhistas nem tampouco danos aos equipamentos.
Piscinas turvas, opacas, esverdeadas ou com algum outro problema aparente, na realidade apresentam ineficiência em pelo menos um destes pilares:
- ou a filtração não está sendo feita de forma eficiente;
- ou a circulação da água está comprometida;
- ou a desinfecção está fraca.
Neste texto queremos falar um pouco acerca deste primeiro pilar: a filtração.
A filtração da piscina
A filtração normalmente é feita por um filtro de areia. Existem aqueles que utilizam filtros de tecido, filtros de cartuchos, mas em geral, os mais usados (e eficientes) são os filtros de areia. (Excluímos aqui alguns tipos de filtros para evitar a fadiga, ok?)
Quando o assunto é o filtro, a primeira coisa que você precisa se perguntar é a seguinte:
Meu filtro não é muito pequeno para a piscina?
Tamanho não é documento mas quando se trata de filtro para piscinas é assim: filtros maiores são melhores!
Se você utiliza filtros de cartuchos você precisa saber que, conforme ele vai ficando mais velho, a cada filtração, ele vai perdendo eficiência e acaba deixando passar impurezas cada vez maiores.
Nos filtros de areia temos problemas semelhantes: com o assentamento da areia no interior do bojo do filtro, criam-se canais ou caminhos onde a água passa com maior facilidade e isso acaba permitindo que algumas partículas de sujeira retornem para piscina.
A areia especial para filtros também, ao envelhecer, perde sua granulometria e tem seus grãos cada vez mais arredondados, o que também prejudica a filtração da piscina.
Se sua motobomba for muito potente ela acaba empurrando muita água no cartucho ou na areia e isso também favorece o retorno da sujeira para a piscina.
Se normalmente o filtro de areia retém sujeira de até 20 mícrons, com excesso de pressão as impurezas de até 50 mícrons podem voltar para a piscina como se não houvesse filtração.
Nossos olhos começam a ver as partículas de sujeira a partir de 30 mícrons
Dicas relacionadas à filtração
O tamanho do filtro
Com um filtro grande, ou, como gostamos de dizer, superdimensionados, você economiza ao ter que retrolavar menos e também na quantidade de cloro que precisa colocar na piscina, já que ele ficará em contato com uma quantidade de sujeira menor.
A idade da areia do filtro
Substitua a areia do filtro pelo menos a cada dois anos, ou quando você perceber que mesmo depois de retrolavar a sujeira está voltando para a piscina de forma mais rápida do que normalmente acontecia.
Trocar a areia do filtro é simples!
Entre em contato com uma empresa especializada em casa de máquinas de piscinas e eles resolvem o problema rapidamente!
Dependendo do tamanho e da idade do filtro o trabalho pode ser pesado.
A idade do cartucho do filtro
Substitua o cartucho do filtro anualmente ou, dependendo da utilização da piscina, a cada seis meses.
Quando a retrolavagem do filtro parece necessária de dois em dois dias, provavelmente já está na hora de trocar o cartucho por um novo.
Use o manômetro do filtro
O manômetro não está no filtro da piscina por acaso! Utilize-o para verificar a necessidade de retrolavar o filtro.
Apesar de serem confiáveis eles podem apresentar defeitos especialmente pois podem ser feitos de ferro e tendem a enferrujar. Verifique se, depois de retrolavar, a pressão mostrada diminui. Se o manômetro apresentar problemas, solicite uma visita de um técnico para fazer a substituição!
Verifique a integridade do filtro
Dê uma olhada em todos os aspectos do filtro. Procure por vazamentos, problemas no manômetro, na válvula, nos registros e etc.
Contar com uma empresa especializada para isso também pode ajudar a identificar problemas de maneira precoce.
Um filtro bem dimensionado deve ser capaz de filtrar sua piscina em no máximo quatro ou cinco horas.
Apesar dos fabricantes que insistem em informar que o filtro que atende sua piscina deve filtrá-la em até doze horas, nossa recomendação é sempre optar por um filtro maior, bem maior do que eles dizem.
De qualquer forma, esta quantidade de tempo vai variar de acordo com a circulação, não é mesmo?
Acompanhe essa nossa série inteira e saiba mais sobre os outros dois pilares da limpeza da piscina.
Lembrando:
Esperamos que você tenha gostado do texto sobre a filtração da piscina e que ele tenha te ajudado a entender por que a filtração é um dos pilares necessários para uma piscina sempre cristalina e saudável. Se gostou, clique em gostei, logo aqui embaixo. Isso nos ajuda bastante! Curta nossa página no Facebook para nos acompanhar.
E por último, para saber mais acerca do conjunto filtrante, confira estes outros textos:
Olá!
Instalei minha piscina há apenas 45 dias. Por falta de experiência, aspirei filtrando grande quantidade de lodo que estava no fundo umas três vezes. Agora o ponteiro do manômetro não baixa da faixa amarela, mesmo realizando a retro-lavagem e pré-filtragem do filtro. Ser’a que danifiquei a areia e terei que troc’a-la??
Provavelmente não, Marconny. Seria válido checar o próprio manômetro para verificar se ele não está com problemas.
Boa tarde minha piscina tem 51 mil litros quanto tempo é necessário de filtração?Quantas vezes posso filtrar por semana?
Dê uma lida neste texto onde respondemos sua questão, Cisleide:
Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀
Fui informado de que ao usar Sulfato de Alumínio para decantar, não posso aspirar com o sol quente. Isso é verdade ou mito?
Não consigo nem compreender o porquê dessa ideia, Cláudio. Pode explicar qual seria o problema?
Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀
Olá, boa tarde!
Eu fiz o tratamento da água com Sulfato de Alumínio. Significa que eu não posso aspirar filtrando? Ou o efeito do Sulfato de Alumínio tem algum prazo para tipo, “perder o efeito”. Somente trocando a água da piscina que poderei, usando um outro produto, aspirar filtrando para não desperdiçar tanta água?
Outra pergunta, por uns 10 minutos, o rapaz que foi instalar o Filtro fez o teste de filtragem. Será que danificou a areia do filtro?
Obrigado desde já e parabéns pelo ótimo material e pela presteza em publicá-los!
Boa tarde, Eriuton! Com o sulfato de alumínio na piscina não se deve aspirar filtrando. Os fabricantes dizem que basta aspirar drenando e depois já pode colocar a piscina para filtrar novamente. Este teste foi realizado enquanto a água continha o sulfato de alumínio? Se sim a areia foi prejudicada.
Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀
Como fazer a operação aspirar filtrando?devo desligar o retorno ou do fundo da piscina?
Olá Sidnei! Bom dia e obrigado pelo comentário!
Para aspirar filtrando a alavanca do filtro deve estar na posição FILTRAR e o registro da aspiração e do retorno devem estar abertos, ok?
Se ficar alguma dúvida, fale com a gente!
Considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀
BOM DIA Gostaria de ter um contato de vcs para alguns esclarecimentos
Boa dia, Nilo! Obrigado pelo comentário!
Do que se trata? Pode falar conosco por aqui ou pelo formulário de contato do site!
Qualquer dúvida específica, fale com a gente e considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀
Como aspirar a piscina utilizando o filtro, pois a água ao retornar circula de uma maneira q não tem como aspirar corretamente, creio que a melhor solução de aspiração seria drenando essa água, gostaria que me informassem como devo agir, pois tenho a piscina a pouco tempo e não entendo bem o processo.
Grato.
Carlos
Para aspirar a piscina filtrando, basta colocar a alavanca na posição “FILTRAR”, colocar a mangueira no bocal de aspiração – com o carrinho e o cabo telescópico – e ligar a motobomba, Carlos. O problema é que, dependendo da maneira como a piscina foi construída, a água que retorna da filtração realmente atrapalha. Se for o seu caso recomendo tentar direcionar os dispositivos de retorno pra cima para evitar que mexam demais a água no fundo da piscina, ok?
A minha piscina tem sujeira acumulado no fundo e quando a água circula ela fica escura.O que devo fazer para limpar.
Para retirar a sujeira do fundo basta fazer a aspiração, Camila. Se a sujeira for muita, aspire jogando a água fora. Caso não seja tanta sujeira assim, poderá aspirar filtrando para não jogar água fora, ok?