Como fazer uma decantação na piscinaA água de uma piscina cristalina só se apresenta de tal forma quando não existem partículas de sujeira em suspensão.

Para obtermos este resultado, uma boa opção é realizar uma decantação na piscina.

A decantação é um processo que permite separar misturas de sólidos com líquidos e faz parte do tratamento físico da piscina.

Na nossa área, a decantação em uma piscina, é o processo de separar as partículas de sujeira das partículas de água.

Fazer uma decantação na piscina

Sabemos que a decantação na piscina é necessária quando há forte presença de partículas de sujeira na água e para solucionar este problema, é necessário analisar os parâmetros da água e ajustá-los inicialmente.

Caso tenha dúvida quanto aos parâmetros, confira os artigos: a importância de controlar o pH da piscina e a importância de controlar a alcalinidade da piscina.

Depois de conferir o pH e a alcalinidade, tenha certeza de que o cloro livre de sua piscina está entre 2 e 3ppm para melhor ação do decantador.

O processo de decantação deverá começar pela escovação de todas as paredes e fundo da piscina.

Deve-se escovar toda a estrutura da piscina, limpar as boras e etc, com o objetivo de fazer com que toda a sujeira desagarre das paredes e do fundo da piscina.

Escovação das paredes e do fundo da piscinaDurante a escovação das paredes e do fundo deixe a bomba ligada e o filtro na posição recircular ok?

Durante a escovação, deixe a piscina recirculandoDecantador para piscinaDepois desta primeira parte, vamos à aplicação do decantador.

Verifique no rótulo a quantidade de decantador deve-se colocar, calcule pelo volume de sua piscina e adicione à piscina.

Dicas para usar o decantador na piscina

  • Não utilize sulfato de alumínio pois ele abaixa o pH da piscina.
  • Mantenha o cloro em patamares mais altos caso perceba a presença de algas na piscina. 3ppm é o ideal para realizar o processo de decantação.
  • Misture o produto num balde e somente depois jogue na piscina para uma melhor homogeneização.

Depois de jogar o decantador na piscina, desligue a bomba do filtro e deixe a água em repouso por no mínimo 12 horas.

Após este tempo, toda a sujeira que estava nas paredes da piscina, e em suspensão na água da piscina, deverá estar assentada no fundo da piscina pronta para ser retirada com o carrinho de aspiração da piscina.

Aspirar o fundo da piscina e completar o nívelO terceiro passo é fazer a aspiração drenando o material decantado e completar o nível de água caso seja necessário.

Em alguns casos de infestação por algas, elas podem, depois de decantar, subir para a superfície da piscina.

Neste caso é interessante realizar um tratamento de choque antes de fazer a decantação normal da piscina.

Caso seja necessário, pode-se repetir o processo.

Após a decantação, trate sua piscina com cloro granulado normalmente.

Se tiver ficado alguma dúvida, deixe aí pra gente nos comentários! Vamos discutir! Sua dúvida pode ser a mesma de vários outros e será um prazer ajudá-lo!

Se gostou do nosso pequeno passo a passo para fazer a decantação na sua piscina, clique no botão abaixo “Curtir” para compartilhar com seus amigos!

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

64 COMENTÁRIOS

  1. Qual a melhor maneira para tratar piscina com água de poço?
    O caseiro, está gasta do muito material na piscina e a mesma continua esverdeada, como não tenho grande conhecimento, não sei a marca eira correta de fazer,er o tratamento.
    Está sendo usado barrilha, sulfato de alumínio e cloro, mesma assim ela fica com a aparência ruim, esverdeada.
    Qual a melhor maneira para acabar com a turbidez dá água neste caso?
    Toda vez que ele trata a piscina a e aspira, o nível dá água baixa e ele completa novamente com a água do poço . Acho que essa maneira não é a correta, pois a água é tratada e depois ele lança água sem tratamento novamente.

  2. Bom dia, qual a diferença entre completar com água de poço artesiano e água dá rua digo, água de consecionarias.

  3. Olá bom dia, estou fazendo a decantaçao da piscina… Aí no dia seguinte à sujeira está toda no fundo porém existe uma nata que sobe pela superfície uma nata mesmo, que não tem como nem tirar com uma peneira pois ela dissolve oque eu posso fazer?

  4. Boa noite,
    Sou a Fabiana, li a matéria de voces e adorei. Vou começar amanhã o processo de decantacao.
    Após fazer todo processo que ensinam como devo proceder diariamente.. O passo a passo, toda vez que usarmos a piscina ao término temos que tratar com cloro (eu uso 10 em 1)e limpa borda. Procede esse tratamento? As vezes jogo sufato de alumínio. Esta correto?

  5. Bom dia equipe Pool!
    Houve um desabamento de muro na minha casa e a piscina ficou cheia de água barrenta, que produtos devo usar e como proceder para fazer a limpeza?

    • Retire tudo o que conseguir com a peneira e depois aspire ao esgoto o restante, Renata. Depois disso, siga com o tratamento normal com decantação e aspiração do fundo até clarear a água totalmente.
      Pode ser um trabalho pesado, dependendo da quantidade de terra que entrou na piscina. Às vezes compensa contratar uma empresa especializada.

  6. Segundo algumas empresas do ramo diz que não pode usa clarificante na piscina de fibra isso é verdade ou não?
    Para piscina em geral eu uso sulfato de alumínio para decantação mais ele baixa o pH,qual o produto que vai decantar com tamanha precisão sem baixar o pH?

  7. Bom dia, minha piscina esta verde a 3 dias, o piscineiro acredito que não entenda tanto assim, pois já usou o algicida tratamento de choque e sulfato de aluminio, a piscina nao decantou e ainda esta muito verde mesmo respeitando o tempo, e percebi que ele nao saiba mais o que fazer e eu ja gastando muito $$ com produtos, agora ele alega que é problema na filtração.
    Estou completamente perdido e tentando o maximo para entender como manter a piscina ideal para uso.
    Att
    Augusto

    • Olá ele tem que corrigir o ph e a alcalinidade da água. E depois fazer um tratamento de choque Com cloro.
      Espero que minha opinião possa ajudar.

  8. Qual a frequência normal que se faz decantação na piscina. ???

    Desde já, muito aradecido.

  9. Boa tarde amigo, quando vou aspirar a piscina, percebo que começa com uma otima pressão e vai perdendo pressão, e acaba não conseguindo puxar a sujeiro do fundo da piscina, já olhei a vedação do motor do filtro, encanamentos, tudo ok nao tem nada de ar entrando, não sei oque pode ser, estou há 1 semana sem conseguir aspirar a piscina por falta de pressão na hora de puxar a sujeira. oque posso fazer?

  10. Boa noite!Instalei uma piscina em meu sitio a uma semana,ela foi cheia atravez de um caminhão pipa com agua de rio!Ate entao nao tratei pois os pedreiros estao terminando o piso em volta!A agua esta muito turva,vou comprar os produtos para o tratamento amanha!E como a agua e natural,como devo iniciar o tratatamento passo a passo?E quais produtos devo comprar para um bom exito?Desde ja agradeço,e parabens pelas excelentes informaçoes!

  11. Bom dia!

    A minha piscina foi construída a 1 mês e a água encontra-se limpa, porém, onde moro as ruas não são pavimentadas e minha casa fica bem próxima da esquina, onde a poeira é MUITA.
    O rapaz que cuidava às vezes aspirava usava a posição “drenar”, jogando a água fora e em outras vezes aspirava filtrando que dava o mesmo resultado. Eu posso aspirar apenas filtrando para não gastar água?
    Grata

    • É preciso avaliar a quantidade de sujeira e sua granulometria, ILMA.
      Se a sujeira for muito fina é comum não conseguir retê-la no filtro. Aí é necessário aspirar ao esgoto. Mas o normal é filtrar o fundo e depois só retrolavar o filtro.

  12. Bom dia, estou fazendo o uso de sulfato em minha piscina e notei 60% de eficiência na decantação, pensei em fazer uma segunda aplicação do produto após descer toda a sujeira da primeira aplicação, porém começou a chover e eu não sei se a chuva interfere no processo de decantação e qual seria o processo mais eficiente nesse caso.

  13. estou com problema estranho minha água e de poço mas tem aspecto cristalina é clara e sem cheiro sendo que quando o rapaz colocou cloro ela escureceu e minha esposa falou que nao pode deixar roupa de molho com cloro pirque mancha a roupa verifiquei no fundo da caixa vi que tem muitos pedaços de ferro bem pequenos não sei como controlar essa agua se alguém souber fico agradecido são 9mil litros a piscina.

  14. Boa noite eu estava usando o sufato de alumínio mas vi que podia ficar melhor posso usar o decantado líquido e a algecida de manutenção juntamente com o cloro 3em1

    • Boa noite, Gustavo!
      O cloro não pode ser adicionado à piscina no dia que adicionar o algicida. Mas pode utilizar os três sim! Só tome o devido cuidado para usar o cloro e o decantador num dia e o algicida no outro, depois da aspiração, por exemplo.

  15. Boa tarde
    Minha piscina é tratada com solo, e deveria ficar sempre com agua cristalina.
    Porem uso diariamente por causa das crianças, tenho notado uma grande formação de algas e a agua continua turva, mesmo filtrando td dia em média 2:30, com adição de solo.
    Como devo tratar minha piscina diariamente para uma agua limpa sem algas por mais tempo?

  16. Oi bom dia sou fabio moro em um condominio onde a piscina e coletiva e no processo de decantação e aspiração e jogada uma boa parte da água fora como posso fazê-lo sem que se perca tanta água ou que não se perca nada pois o gasto de água e enorme

  17. Bom dia Marina!
    Para que a decantação ocorra sem problemas, é preciso corrigir o pH e também a alcalinidade da piscina. Eu recomendo também deixar o cloro em 3 ppm para certificar-se de que as algas estão mortas…
    Somente assim é possível garantir o funcionamento do decantador.
    Comece regulando a alcalinidade o pH e o cloro. Depois aguarde um dia para que este sulfato faça efeito. Se não fizer, adicione algum outro decantador e ele precipitará.

  18. Olá boa tarde!!
    Por gentileza, gostaria de uma orientação.

    O condomínio em que moro (uma única torre de 13 andares) decidiu interditar a piscina duas vezes na semana para decantar e aspirar a sujeira alegando que muitas pessoas nadam sujando mais a água, e ela precisa descansar 24hs pra que o processo seja executado.

    No período de férias escolar até era comum vermos uma meia dúzia de crianças nadando pela manhã e mais umas tantas a tarde. Porém, no dia a dia, é muito comum nenhuma pessoa sequer entrar na piscina. Ainda mais agora que as aulas voltaram.
    Penso também, que se fosse esse o caso, a piscina de um clube, onde o fluxo é muito intenso, passaria dias na semana interditado, fato esse que também não vejo acontecer!

    Gostaria de saber se posso, e como posso argumentar com o conselho do prédio.
    Agradeço muito a atenção

    • Pode sim, Juliana!
      A necessidade de interditar a piscina por dois dias acontece pois ela fica turva com a utilização intensa. Isto é normal em piscinas residenciais!
      Já em piscinas coletivas, isto só acontece por que só tratam a piscina com cloro. Um método de desinfecção auxiliar poderia auxiliar nesse tratamento, bem como uma adaptação da rotina da empresa que realiza a limpeza da piscina.
      Resumindo: há sim, maneiras de tornar esta interdição da piscina dispensável!
      Qualquer dúvida estamos à disposição, ok?

  19. Sim sim! É importante pensar assim, no bem comum. Contudo, ainda acredito que possa ser mesmo a frequência da cloração que está baixa… Mas verifique com a loja e se possível com o fabricante e volte aqui para nos dizer o retorno deles, ok?

    • Bom dia. Ontem levei a amostra e o valde com o produto até a loja e contei o que houve, mostrando a amostra e dizendo que o efeito se repetiu com amostra em água de torneira, pedindo um copo com água e colocando uma pitada do produto que, de imediato, turvou e depositou particulado no fundo. Detalhe: o odor característico do cloro é muito pequeno, quase imperceptivel, constatado pela atendente que, de imediato recolheu o balde, perguntando se eu queria fazer a troca por outro cloro ou alguns outros produtos e que encaminharia ao fabricante para a análise, me repassando eventual retorno com os resultados. Enfim, pelo menos por enquanto foi resolvido mas caso receba a devolutiva por parte do fabricante, informarei por aqui. Obrigado.

  20. Olá ! Aqui em casa estamos fazendo o processo de decantação e a sujeira fica toda no fundo direitinho, usamos o floculante, o filtro… tudo direitinho. No entanto, ao passara o aspirador, a poeira mais fina passa pelo saco coletor e a piscina fica turva novamente. Enquanto estamos passando o aspirador já dá para ver o rastro de poeira levantado. Será que nosso problema está no aspirador ? Ou o filtro deveria dar conta desa poeira mais fina ? Muito obrigada pela ajuda !

    • Na teoria, Lys, o filtro deveria dar conta de toda a sujeira. Entretanto, como você pode perceber, não é o que acontece… Utilizar o decantador na dosagem de clarificante, ou auxiliar de filtração, pode ajudar. Mas o que resolve mesmo é adquirir um filtro super-dimensionado ou aspirar drenando…

  21. Boa tarde. Depois de 1 ano usando uma marca de cloro (100%) resolvi experimentar outra marca porém, com 65%. Depois disso a água ficou turva (PH, dureza cálcica, concentração de cloro normais). Me disseram que foi uma reação entre os cloros diferentes. Isso procede ? O que fazer para deixar a água límpida novamente ? Obrigado.

    • Não procede, Reinaldo! A turbidez da água, se olharmos somente a questão do cloro, só se justifica pela falta de oxidação. Em outras palavras, não adianta colocar o cloro na quantidade que o rótulo manda, é preciso manter o teor de cloro livre. Muitas vezes é necessário clorar a piscina mais de uma vez por dia. Confira nosso texto onde falamos sobre cloro livre, cloro combinado e cloro total

      • Agradeço a atenção mas depois de 4 dias decantando e aspirando, consegui trazer a água de volta ao normal e o problema, ao que parece, está no cloro e cheguei a essa conclusão fazendo testes em amostras que ao jogar o cloro hipoclorito de cálcio CRISÁGUA 65% DE CLORO TURVOU NA HORA, repetindo o teste em água da torneira com a mesma turbidez e ao medir o ph o mesmo se elevou acima da escala de leitura inclusive nas amostras em vidros transparentes deu para ver o produto depositado no fundo, não se diluindo e sem qualquer odor característico de cloro. Diante disso depois do carnaval levarei o balde de 10 kg aonde comprei, junto com as amostras e pedirei que seja remetido ao fabricante para a devida análise e solicitando o laudo.

        • O que acontece é que não podemos utilizar um cloro da mesma maneira que utilizamos o outro…
          Se colocamos diariamente uma quantidade X de um cloro 100%, certamente esta quantidade não poderá ser a mesma caso mudemos para um outro cloro. Talvez a frequência com que você utiliza este novo cloro esteja sendo insatisfatória… De quanto em quanto tempo você mede e coloca cloro?

  22. na hora de drenar acabou que subindo um pouquinho da sujeira e agora a piscina esta turva, eu poderia jogar algicida ?

DEIXE SEU COMENTÁRIO