Todos os produtos químicos que utilizamos em piscinas são desenvolvidos para serem utilizados em uma determinada dosagem.

Não se pode deixar o acaso escolher nem perguntar aos astros quanto de cloro devemos colocar na piscina…

A quantidade exata de produto, seja ele o cloro, o algicida ou qualquer outro produto, sempre varia de acordo com o tamanho da piscina e com o patamar encontrado na medição.22

Unidades de medida no universo das piscinasA dosagem de manutenção do cloro granulado, por exemplo, é em torno de quatro gramas para cada mil litros de água, ou seja 4g/m³.

Repare que falar “mil litros de água” é o mesmo que dizer “um metro cúbico de água”.

Vamos esclarecer esta e outras definições a respeito das unidades de medida usadas na limpeza de piscinas.

Unidades utilizadas no universo das piscinas

As unidades que mais veremos no universo do tratamento de piscinas é o grama, o litro, o metro cúbico e o ppm. Pelo menos no Brasil estas são as mais utilizadas.

Vamos dar uma olhada em cada uma delas então…

Grama - Unidade de medida no universo das piscinasO grama

O grama (símbolo g) é uma unidade de massa, entretanto, aqui no universo das piscinas vamos considerar que ele é uma unidade de peso.

É uma unidade de medida normalmente utilizada para determinar a quantidade de cloro e de outros produtos sólidos que pretendemos adicionar à piscina.

Assim como no supermercado estamos acostumados a pedir quinhentos gramas (e não quinhentas gramas!) de mussarela, quando estivermos trabalhando com piscinas será comum medir sólidos utilizando esta mesma unidade.

Exemplos de utilização do grama no tratamento de piscinas: 500g de cloro, 1500g de sulfato de alumínio, 2000 gramas de elevador de alcalinidade e etc.

Litro - Unidade de medida no universo das piscinasO litro

Assim como o grama, o litro (símbolo l) é outra unidade que já faz parte do nosso dia a dia.

Utilizamos o litro como unidade de volume e isso significa que mediremos todo tipo de substâncias líquidas com ela, desde a água da piscina até o algicida e o diminuidor de pH.

O metro cúbico

O metro cúbico (símbolo m³) é também uma unidade de volume. É utilizado especialmente para mensurar o volume da piscina, ou seja, a quantidade de água que uma piscina contém ou suporta.

Metro cúbico - Unidade de medida no universo das piscinasPara maior tranquilidade e melhor entendimento do assunto, é importante salientar que é possível converter uma medida em litros para metros cúbicos e vice-versa. Vejamos como é feita essa conversão:

1 metro cúbico equivale a 1000 litros de água. Ou seja, uma piscina com 10 m³ contém na realidade 10000 litros de água.

Seguindo o caminho inverso, de litros para metros cúbicos, pode-se entender que uma piscina com 65000 litros de água possui uma capacidade de 65 m³.

O ppm

Esta é a única unidade que não está realmente presente na vida de todos. Tanto o litro quanto o grama, assim como o metro cúbico você provavelmente já viu em algum lugar. O ppm na realidade não é uma unidade de medida muito “famosa”.

PPM - Unidade de medida no universo das piscinasA sigla ppm significa partes por milhão. É uma medida de concentração utilizada amplamente no nosso universo de piscinas. Utiliza-se a notação de partes por milhão para determinar a concentração de soluções muito diluídas.

No nosso meio, utilizaremos o ppm para determinar a quantidade de cloro presenta na água da piscina, para determinar o pH da piscina, para determinar a alcalinidade da piscina e mais algumas outras coisas importantes.

Com o intuito de ilustrar e facilitar o entendimento, observe que quando uma piscina possui 3 ppm (e não ppms!) de cloro ela possui, na realidade, 3 gramas de cloro para cada 1000000 gramas de água (ou ml de água, pois 1 grama de água equivale a 1 ml). 3 ppm significa que são 3 partes de cloro para cada 1 milhão de partes de água.

Unidades de medida no universo das piscinas – Conclusão

Como início da nossa jornada rumo ao conhecimento pleno de como funciona a manutenção de piscinas, vimos o significado das principais unidades com as quais teremos contato:

  • O grama (g)
  • O litro (l)
  • O metro cúbico (m³)
  • O partes por milhão (ppm)

Com este conhecimento sobre as unidades de peso, volume e concentração fica fácil lidar com as medidas usadas no tratamento de piscinas.

Você agora já pode entender perfeitamente o que significa adicionar 6 g de cloro para cada m³ de água para manter o nível de cloro em 2 ou 3 ppm.

Compreende também o que significa dizer que uma piscina tem 50 m³ ou que uma outra tem 45 mil litros.

Vimos ainda que o grama (não tem nada a ver com A grama!) é uma unidade de massa mas podemos entendê-la como unidade de peso e que vamos utilizá-la para medir a quantidade de cloro e outros sólidos.

É isso aí! Só de ter chegado até aqui já demonstra sua vontade de aprender!

Eu entendo que tem muita informação nesse primeiro momento e alguns amigos até me disseram que determinadas empresas cobram por esse tipo de informação…

Por isso, compartilhe sua opinião nos comentários e não deixe de passar estas informações adiante, ok?

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

8 COMENTÁRIOS

  1. Ola boa tarde me chamo Emanuel ,estou começando a trabalhar no ramo de piscina mas preciso de dicas ou iinformação processo de ph alto e ph baixo quero aprimorar esse conhecimento pra eu poder fazer um bom trabalho e deixa meus clientes satisfeito !?

  2. Vocês podiam criar um artigo de como pesar o cloro ou outro produto, pois para quem não tem uma balança fica complicado medir por exemplo 74g de cloro. Talvez com um exemplo de um copo descartável pesado com os principais tipos de cloro (puro, estabilizado, etc). Ajudaria bastante, forte abraço!

  3. Bom dia,
    Obrigado ao pessoal do Poolpicnina pois trabalhei por muitos anos com piscinas em resort e depois de uns dez anos estou voltando e essas informações me fizeram relembrar.
    Obrigado.

    Luiz.

  4. Muito boa a informação.
    Obrigado por compartilhar os conhecimentos que vocês possuem.
    Boa sorte a todos por ai

DEIXE SEU COMENTÁRIO