A instalação de uma cerca específica para piscinas é uma importante camada de proteção extra para suas crianças e seus animais de estimação, além, é claro, de proteger outros animais  como pássaros, outros gatos e cachorros da vizinhança.

As cercas removíveis para piscinas estão cada dia mais comuns e cada vez mais pessoas se decepcionam com a qualidade da primeira cerca que comprou.

Por isso listamos aqui alguns itens que você precisa observar antes de comprar a cerca para sua piscina.

Antes de mais nada, para você que nunca viu uma cerca usada em piscinas, vamos começar do princípio…

O que é uma cerca de segurança para piscina?

Cerca de segurança para piscinaUma cerca de segurança para piscina é, como o próprio nome diz, um acessório que visa proteger a piscina de acesso não autorizado quando a piscina não está sendo usada.

Isso significa que é uma espécie de barreira para se instalar quando a piscina não estiver sendo utilizada.

A instalação da cerca da piscina

A cerca de segurança da piscina geralmente é instalada quando a família cresce com a chegada de um novo bebê ou mesmo quando adotam novos bichinhos de estimação, especialmente cães e gatos.

O manuseio da cerca da piscina

Retirar a cerca de segurança e voltar com ela para a piscina é uma atividade que acontece muitas vezes em conjunto com o manuseio da capa térmica.

Quando for utilizar a piscina, retira-se a cerca e depois a capa. Quando o uso da piscina acabar, volta-se com a capa e em seguida com a cerca para a piscina.

Simples assim! 🙂

O que olhar antes de comprar a cerca para sua piscina

Vamos listar então as características que nós, do PoolPiscina.com, julgamos fundamentais para que uma cerca para piscina seja perfeitamente funcional.

A cerca precisa ser adaptável

Cerca removível adaptávelCercas temporárias precisam ser personalizáveis para se adequar à sua piscina, independente da sua forma ou tamanho.

Acreditamos que se você tem um bar molhado, uma cascata, escadas ou um spa, a cerca precisa ser capaz de se adaptar cercando todo o perímetro da piscina.

A cerca PRECISA funcionar em todo o perímetro! Não pode haver um espacinho que ela não fechou ou um buraquinho que ficou sem tampar…

“Uma corrente é forte como seu elo mais fraco.”

É uma questão de segurança!

É válido dizer que ela também deve servir para cercar suas flores ou jardim.

Quando falamos sobre esta capacidade de ser adaptável, é bom lembrar que qualquer parte da cerca precisa poder ser convertida num portão, ou você quer entrar na piscina pela parte dos fundos?

A cerca precisa ser forte

Cerca removível para piscinaCercas usadas para proteção de vidas de crianças e animais de estimação não podem ter limitações quanto à qualidade do material. Evite comprar cercas frágeis e de materiais duvidosos!

É importante que ela possua uma tela extremamente resistente, inclusive aos raios ultravioleta do sol, e uma estrutura ainda mais resistente para suportar a força de crianças e animais.

Uma boa cerca removível para piscinas também precisa suportar ventos fortes, o sol inclemente e a chuva constante. Tudo isso sem rasgar ou ressecar!

Além de ser resistente neste sentido, é bom que a cerca da piscina seja resistente ao desenvolvimento de fungos e bactérias.

A cerca precisa ser fácil de ser instalada (e removida)

Cercas removíveis precisam honrar o nome e serem realmente fáceis para um adulto remover. É importante que ela seja fácil de ser colocada na piscina e também de ser retirada para utilização do ambiente.

Imagine que você vai dar uma festa na piscina e só virão adultos. Provavelmente você vai querer remover a cerca e isso não pode ser difícil.

Não importa a razão, todas as partes da cerca precisam ser facilmente enroladas para remoção.

A cerca da piscina deve ser translúcida

A luz do sol deve poder atravessar para que você consiga ver rapidamente se há alguma coisa dentro da piscina.

De longe a barreira visual da cerca precisa ser praticamente imperceptível.

Por quê?

Imagine que um de seus animais de estimação está desaparecido… Ao olhar pela janela e ver a piscina com a cerca, você deve ser capaz de identificar se ele está na piscina ou não, sem dificuldade!

Além disso, sendo translúcida ela contribui para um bom aspecto visual do ambiente da piscina. Ninguém vai gostar de uma cerca que faz sua piscina parecer uma jaula de tubarões, não é mesmo?

A cerca precisa ter uma trava de segurança

Uma trava de segurança que fecha sozinha é obrigatória para uma boa cerca para piscinas.

As cercas mais seguras possuem poderosos ímãs que requerem certa força para abrir.

Adicionalmente, a cerca da piscina também deve possibilitar seu fechamento com chaves.

A cerca da piscina deve contribuir para a tranquilidade

Cerca para piscinaVocê não vai querer uma cerca na sua piscina que, para ser aberta, precisa de reconhecimento de íris, de voz e de impressão digital, certo?

A porta da cerca precisa ser aberta em questão de segundos e precisa, necessariamente, se fechar sozinha.

Deve ser possível trancar sua entrada em questão de segundos para poder sair tranquilamente para procurar uma toalha que você esqueceu ou algo assim…

Ela deve permitir que sua piscina seja seu paraíso privado de tranquilidade onde você vai poder continuar relaxando e curtindo momentos agradáveis.

Alguns outros detalhes que a cerca da piscina deve ter

Alguns outros itens importantes para uma boa cerca removível:

  • tampinhas para tampar os buracos deixados no chão quando remover a cerca
  • tratamento antimofo na tela
  • tratamento para resistir à ação do sol
  • travas de segurança que impossibilitem a abertura por parte das crianças
  • buchas próprias para inserção das hastes no chão
  • um bom período de garantia (pelo menos 5 anos).

Agora vamos ver algumas perguntas que você pode estar se fazendo sobre a cerca de segurança usada em piscinas…

Por que preciso de uma cerca ao redor da piscina?

A ideia de comprar uma cerca de segurança para a piscina é benéfica pois, como já dissemos, é uma barreira adicional para incrementar a segurança do ambiente da piscina.

Ainda que o acompanhamento das crianças e dos animais de estimação seja um excelente método de prevenção de afogamentos nas piscinas, pequenos deslizes de atenção podem causar grandes e inevitáveis problemas.

Existe uma certa concordância de que os acidentes que envolvem afogamento precisam de menos de cinco minutos para acontecer. Imagine o que são cinco minutos quando você está conversando com os amigos via WhatsApp.

Por esta e por outras questões que a cerca de proteção é fundamental para casas com animais de estimação ou crianças pequenas.

Por que a cerca de proteção pode ser melhor do que a rede de proteção?

Existe uma linha de pensamento que acredita que as redes usadas na proteção de ambientes com piscina podem se tornar armadilhas para crianças. Dependendo do tamanho dos espaços da rede ela realmente pode ser um problema pois os braços e as pernas de uma criança podem atravessar e até acabar presas.

Dependendo da posição em que a criança ficar presa, ela pode estar com a boca e com o nariz sob a água, o que causaria um afogamento ainda que a criança esteja acima da piscina.

Por que a cerca de proteção pode ser melhor do que a capa de proteção?

A vantagem das cercas de segurança em relação às capas de proteção é basicamente a facilidade do manuseio.

Colocar a capa de proteção na piscina é bem mais complicado e pode acabar deixando o uso da piscina um tanto quanto burocrático.

Normalmente são necessárias duas pessoas para carregar a capa de proteção e a cerca pode ser facilmente colocada e retirada da piscina. Esta dificuldade de manusear acaba se traduzindo na preguiça de colocar a capa novamente na piscina e, em última instância, este pode ser um pecado capital para a segurança da piscina!

A criança consegue levantar a cerca de proteção?

Normalmente uma criança não consegue levantar uma cerca de proteção instalada da maneira correta.

Existe um certo ajuste que se faz para evitar que ela fique muito fácil de retirar do chão e, justamente por isso, é importante contar com uma empresa experiente para fazer a instalação.

Ela precisa ser instalada de maneira que a tela fique absolutamente esticada para evitar que uma força pequena consiga elevar a cerca e criar um espaço de passagem na sua parte inferior.

A criança consegue desbloquear as várias partes da cerca de proteção?

Como dissemos, uma característica básica de uma boa cerca de proteção é impedir a passagem de crianças. Boas cercas possuem travas de proteção para evitar que mesmo as crianças mais espertinhas consigam desmontar suas sessões.

O ideal é que haja algum dispositivo que exija habilidade motora que crianças não possuem. Travas especiais que demandam as duas mãos para abrir.

A criança consegue pular a cerca de proteção?

Boas cercas de proteção também levam em consideração que crianças mais ativas podem pular relativamente alto.

A tela não pode fornecer orifícios nem tampouco pontos de apoio que facilitem sua escalada.

Como funciona o portão da cerca de segurança?

O portão varia de acordo com o fabricante da cerca mas, por via de regra, o que é importante é a presença de componentes que ficam atravessados no chão e a presença de algum mecanismo inteligente e resistente de tranca.

Componentes atravessados no chão podem significar vários tropeços e podem causar acidentes quando o portão da cerca estiver aberto.

O mecanismo de tranca do portão deve ser eficiente contra as crianças e simples para os adultos. Geralmente utilizam sistemas com fortes ímãs para garantir que crianças não consigam abrir.

Onde a cerca da piscina pode ser instalada?

As cercas de proteção normalmente podem ser instaladas em qualquer tipo de superfície nos arredores da piscina: desde decks de madeira até mesmo as pedras comumente usadas no ambiente da piscina.

Pode-se instalar a cerca no cimento, na grama e até mesmo diretamente na terra.

Geralmente a exigência que se faz é o nivelamento do piso e a cerca pode ser instalada. De qualquer forma, a palavra final é sempre de um profissional experiente.

E a limpeza da cerca de segurança da piscina?

A limpeza da cerca de proteção também varia de acordo com o tipo e com a tela. Por via das dúvidas é indicado usar sempre água tratada e sabão neutro para lavá-la.

Elas sempre podem molhar, obviamente. Sendo assim, basta lavar com sabão neutro e enxaguar com água limpa. Evite usar esponjas muito firmes ou abrasivos.

Acreditamos que estes são os pontos que importantes de serem observados na hora de comprar a cerca removível da sua piscina tendo a segurança como foco mas sem deixar de pensar na comodidade.

Por falar em segurança, não deixe de ler nossos outros textos sobre o assunto:

Se você concorda, deixe seu like no texto! Se acredita que algum ponto ficou de fora, conte pra gente nos comentários!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO