Uma das principais preocupações dos pais enquanto os filhos usam a piscina é com a aproximação da chuva, afinal de contas, dizem que não se pode nadar na chuva…
Mas na realidade, é seguro nadar nos dias chuvosos? E enquanto a chuva está forte, é seguro permanecer na piscina?
Se sim ou se não, por quê?
Hoje vamos te mostrar o que é realidade e o que é mito quando se trata de nadar durante temporais.
As piscinas e os raios
Nosso país é o alvo de muitos dos raios que acontecem no planeta. O clima quente e a recorrente umidade alta contribuem para a formação das nuvens que normalmente provocam tempestades de raios.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2% das mortes por raio no planeta acontecem em território brasileiro. Dentre estes incidentes, mais de 40% ocorrem durante os meses do verão e dois terços destes ocorrem ao ar livre. Em outras palavras: no Brasil é preciso se cuidar durante toda e qualquer tempestade!
Os raios e os mitos
Dito isso, é preciso ter a clareza de identificar que as piscinas não atraem raios. O mesmo vale para facas, tesouras, espelhos, próteses humanas, e quaisquer outras coisas que não sejam metálicas e constituam uma haste apontada para o céu!
Tudo isso é mito!
Na realidade, a piscina por si só é até pouco provável que seja atingida, afinal, exceto as piscinas de cobertura, elas geralmente ficam no solo e o raio tende a partir para locais mais altos.
Muita gente diz que o próprio corpo humano atrai os raios e isso também não passa de uma lenda urbana. Existe uma variação desta lenda que diz que o raio é atraído especialmente por pessoas com pinos metálicos no corpo, marca-passo e outras peças de metal inserida cirurgicamente.
Isso também não é verdade!
Os raios e seus reais perigos
Apesar de todas estas lendas, a água é uma excelente condutora de energia elétrica. Isso significa que, caso o raio atinja as proximidades, ele poderá atingir o usuário que estiver em contato com a piscina.
Na realidade, as chances de ser atingido por um raio na piscina aumentam mas devido a um outro ponto… O que acontece é que, quando estamos na piscina, a parte mais alta daquele local pode acabar sendo a parte do nosso corpo que está pra fora da água e, como dissemos, este pode acabar sendo o alvo do raio.
Então é perigoso ficar na piscina na chuva com tempestade?
Como dissemos no início do texto, o Brasil é conhecido por ser alvo de uma grande quantidade de raios e ficar ao ar livre também é sabidamente uma atitude arriscada durante chuvas com raios.
Quem utiliza a piscina durante a chuva tem ao seu redor, uma área de pelo menos 500 metros que, se atingidos, poderão levar a descarga elétrica para dentro da piscina. Se o raio passar pela piscina, todos que estiverem nadando poderão sofrer paradas cardíacas e respiratórias.
Respondendo diretamente a questão…
Sim, é perigoso continuar na piscina durante a chuva com raios!
O que fazer se cair raios perto da piscina?
Caso aconteça de você permanecer na piscina e perceber que os raios começaram a cair, saia imediatamente da piscina, calce chinelos ou tênis e abrigue-se dentro de casa.
Nunca fique ao ar livre na tempestade e muito menos embaixo de árvores!
A influência da chuva na piscina
Já falamos bastante acerca da influência da chuva na piscina e fizemos até um vídeo acerca do assunto:
Isto é tudo sobre a chuva e a piscina. Quanto aos raios, esperamos que tenha ficado claro que, apesar de todos os mitos, é sempre bom ser cuidadoso com o uso da piscina durante as tempestades!
Usar a piscina na chuva não é a atitude mais segura, apesar de também não ser o fim do mundo na maior parte das situações uma vez que, via de regra, sempre há algum ponto mais alto que pode servir de para-raios para o ambiente da piscina.
Então, divirta-se, mas, sobretudo, pense na sua segurança ao usar a piscina durante a chuva, especialmente as chuvas com descargas elétricas!
Se ficou alguma dúvida, fale com a gente através do campo de comentários. E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀
Olá, Boa tarde! Trabalho com hidroterapia, porém a piscina e coberta, queria saber se mesmo assim teria algum risco, e se tem algum artigo ou estudo sobre a questão.
Os raios não representam riscos para piscinas cobertas, Vitor. Desconheço estudos nesse sentido mas ficamos protegidos quando estamos sob um telhado. Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀
Victor bom dia, também trabalho com Hidroterapia em piscina coberta com proteção de para raio, mas ainda assim não é 100% confiável utilizar piscina com incidência de raios.
A água é uma grande condutora de eletricidade, assim como o cloro, presente nas piscinas – e essa combinação intensifica a condução. Portanto, ao estar na piscina, o banhista tem chances de atrair um raio, pois seu corpo age como um para-raios.
E os riscos são altos mesmo quando o raio atinge uma distância superior a 500 metros, pois a corrente elétrica pode ser conduzida pelas tubulações de água. Por recomendações da NLSI, as atividades aquáticas devem ser suspensas sempre que as tempestades estiverem mais próximas do que 13 km, ou seja, um intervalo entre raios menor do que 40 segundos.
Eu prefiro resguardar a integridade dos pacientes e cancelo os atendimentos fazendo reposição posteriormente.
Boa noite ,gostaria de saber quando relampejar , de quanto tempo preciso para liberará piscina de novo ? Existe normativa ? Documento que possa fazer uso nesse caso ?
Desconheço uma norma ou lei que trate disso, Carlos. Contudo, se começar a relampejar é bom deixar a piscina. Assim que parar já podemos retornar. Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀