Cloro livre, cloro combinado e cloro total. Tire suas dúvidas!

Cloro livre, cloro combinado e cloro total. Tire suas dúvidas!

Quando se fala em limpeza de piscinas, logo se pensa no cloro.

Entretanto, o que muita gente não sabe é que depois que o cloro entra em contato com a água da piscina, formam-se ali três conceitos diferentes de cloro: ele pode ser cloro livre, cloro combinado, e ainda cloro total.

Na realidade não são três formas distintas do cloro, são conceitos ligeiramente mais complexos que isso…

E você, sabe o que é cloro livre? Sabe o que é cloro combinado? Sabe o conceito de cloro total?

Com o texto a seguir vamos tirar todas estas dúvidas com relação ao cloro da piscina ok?

O que é cloro

Cloro para piscinaCloro é o composto clorado que colocamos na piscina para matar bactérias, algas e outros micro-organismos que por sua vez podem causar doenças aos banhistas.

Vale lembrar que o cloro na verdade é um elemento químico constante na tabela periódica e que aqui, e somente aqui, nós o trataremos simplesmente como o produto que usamos para matar os germes da piscina ok?

Com isso em mente, vamos aos conceitos de cloro livre, cloro combinado e cloro total.

O que é cloro livre?

O engenheiro químico Nilson Maierá, proprietário da academia Raia 4 Piscinas, fez uma comparação do cloro com o colesterol da seguinte forma: assim como existe o colesterol bom, existe também o cloro bom, que é chamado de cloro livre.

O que nós, que trabalhamos com limpeza de piscinas, precisamos saber é que o cloro livre tem alto poder desinfetante, não tem cheiro e também não é prejudicial aos olhos, às mucosas e à pele do ser humano.

O que é cloro combinado?

Seguindo com a comparação do Nilson, da Raia 4 Piscinas, da mesma forma que existe o colesterol ruim, existe também o cloro ruim, que é denominado cloro combinado, muitas vezes encontrado sob a forma de um composto chamado cloramina.

Nós que trabalhamos com tratamento de piscinas precisamos ter em mente que o cloro combinado tem baixo poder desinfetante, é prejudicial para os nossos olhos, para nossas mucosas e para nossa pele, sem contar com o forte cheiro de cloro.

Inclusive, é muito comum ouvir de usuários da piscina que a piscina está com muito cloro pois está até com cheiro de cloro.

Já esclarecemos que esta afirmação está redondamente enganado no artigo: Água da piscina com forte cheiro de cloro? Saiba o que fazer!

O que é cloro total

O cloro total é, como o nome já diz, a soma de cloro livre e cloro combinado presentes em uma piscina.

Para medir o cloro total da piscina podemos utilizar uma fita testes como a da imagem ao lado que, além do cloro total, nos informa o pH e a alcalinidade da piscina.

Controlando o cloro da piscina

Cloro para piscinaAgora que você já sabemos o que significa cloro livre e o que significa cloro combinado, fica fácil perceber que é super importante medir e controlar tanto o cloro livre na piscina quanto o cloro combinado.

Em piscinas no Brasil, o cloro livre deve estar entre 0,8 a 3,0 ppm.

Entretanto não temos nenhuma norma ou lei que determine qual a quantidade máxima de cloro combinado em nossas piscinas.

Piscinas nos EUA só podem ter 0,2 ppm de cloro combinado!

Vale lembrar que, no Brasil, mesmo os desinfetantes alternativos, como os geradores de ozônio ou os equipamentos de desinfecção Ultra-Violeta, necessitam de uma pequena quantidade de cloro residual na água da piscina, o que faz com que a haja a necessidade de controlar constantemente o cloro.

A medição do cloro

Temos, no Brasil, pelo menos 2 milhões de piscinas, e em geral as medições de cloro são feitas com estojo de testes e também com as chamadas “fita teste”.

As fitas de teste normalmente medem de uma vez só o pH da água, o cloro livre, a alcalinidade total e teor de ácido cianúrico.

Medição de cloroEntretanto não medem nem o cloro total e nem o cloro combinado de forma direta, deixando a desejar neste aspecto.

Isso sem falar que sua medição de cloro livre tem pouca precisão pois temos que comparar a cor resultante com duas outras cores…

No Brasil a maneira tradicional de medir o cloro da piscina utiliza um reagente líquido chamado de reagente OTO (Ortotolidina).

É um modo barato, mas proibido em vários países por ser comprovadamente cancerígeno, além de ser muito prejudicial à pele e aos olhos.

Como se não bastasse, esse estojo de medir o cloro da piscina mede apenas o cloro total que é a soma de cloro livre e cloro combinado.

Os países desenvolvidos, para medir o cloro livre e o cloro total, adotaram o reagente DPD ( Diethyl-p-Phenilene Diamine).

É mais caro, porém mais preciso e mede tanto o cloro livre quanto o cloro combinado da piscina (diferentemente do reagente Ortotolidina que mede apenas o cloro total).

Com o reagente DPD, é possível medir colorimetricamente o cloro livre e o cloro total e por dife
rença o cloro combinado presente na piscina.

Fita teste para cloro livreComo medir o cloro livre

Utiliza-se comumente para medir o cloro livre de piscinas as chamadas Fitas de testes.

Apesar dos problemas que citamos acima, ainda é a melhor forma de medir o cloro livre de piscinas aqui no Brasil.

Como medir o cloro total

Kit de testes de cloro para piscinaComo dissemos acima, para medir o cloro total de uma piscina, basta utilizar o estojo de testes.

Mas tenha em mente todas as desvantagens de utilizar estes kit de testes.

 

Como medir o cloro combinado

Para medir o cloro combinado presente na piscina, basta subtrair do teor de cloro total, o valor encontrado do cloro livre.

Nilson Maierá faz, com seu artigo sobre cloro livre e cloro combinado, um alerta para os fabricantes e distribuidores de cloro para passarem urgentemente a comercializar kits de testes de cloro que utilizem outros métodos que não o de reagente OTO pois além da maior precisão, eles não trazem riscos à saúde!

Bom, é isso aí! Espero que você tenha gostado da postagem sobre cloro livre, cloro combinado e cloro total.

Este artigo foi escrito com base no texto de Engenheiro Químico Nilson Maierá.

Recomendo fortemente que você dê uma lida no artigo original que está atualmente no site da ANAPP.

Qualquer dúvida que tenha ficado, utilize o campo de comentários logo abaixo! Estamos sempre prontos para debater e tirar suas dúvidas!

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

10 COMENTÁRIOS

  1. A medição do cloro da minha piscina na fita deu baixa e no estojo deu alta quer dizer que o cloro livre esta baixo e o total está alto é isso .uso a fita hth e o ph e a alcalinidade deu baixa na fita e no estojo deu normal o ph.mantenho minha piscina sempre coberta na lona para evitar sujeiras na superfície minha piscina é de alvenaria 35 mil litros

    • É exatamente isso, Lucyvânia. O Kit de Testes mede o Cloro Total na água e a Fita Testes mede o Cloro Livre. Quanto ao pH, sugiro refazer a medição ou comprar um outro estojo de testes pois os reagentes só valem por 6 meses e pode ser este o motivo da diferença, ok?

  2. Oi, lendo o artigo, do site de vocês que inclusive parabéns pelas postagens, muito bem explicado, mais sempre surgir duvidas, então la vai a minha! Quantos reagentes químicos pode se medir em piscinas e quais os mais importantes? Alcalinidade, Ph, Cloro total, Cloro Livre, Cloro Combinado, Teor de ácido cianúrico e Dureza Cacilda, Cloraminas. ( Esses 3 últimos como podem se medidos e qual a quantidade certa)? Obrigado e Parabéns mesmo pelas postagens é uma super ajuda!

  3. Se eu tirer o Cloro Livre e Alcalinidade baixos e o PH e o Áciodo Cianúrico normais, medidos com a fita da hth, qual o melhor procedimento para ajustar o que está fora dos parâmetros?

DEIXE SEU COMENTÁRIO