A importância do controle do ph da piscina

A importância do controle do ph da piscina

Estojo de medição de pH da piscinaTodo mundo que cuida de piscinas já ouviu falar de uma coisa que chama-se “ph“.

Vamos esclarecer ao longo desse artigo, o motivo pelo qual ele é tão falado e principalmente as características que fazem desta sigla um parâmetro tão importante no tratamento de piscinas.

O pH na verdade pode ser definido como a acidez de determinada substância.

Como tratamos de piscinas, o pH da piscina é na verdade a acidez da água da piscina.

Vamos lá, para você que nunca ouviu nem esta sigla, vamos começar do início…

O que é pH?

A sigla pH significa “Potencial Hidrogeniônico“.

Em outras palavras, é o poder de concentração de íons H+ em determinada substância, que no nosso caso será a água da piscina.

Resumindo, é a medição da quantidade de íons de Hidrogênio dispersos na água, o que na verdade, determina se a água está ácida, está neutra ou está alcalina (básica).

Qual a importância do pH da piscina?

O controle do pH da água da piscina, ou sua acidez, é primordial não só para a qualidade da água mas também para a durabilidade da piscina e de seus equipamentos como um todo.

Podemos citar vários motivos para se verificar e corrigir o pH da piscina.

  • Em primeiro lugar, os produtos químicos para tratamento da piscina caso sejam utilizados em uma piscina com água muito ácida, ou seja, pH menor que 7, vão apresentar resultados ineficientes, pois eles são feitos para serem usados em água com pH entre 7.2 e 7.6, ou seja, levemente alcalina.
  • Caso o pH esteja baixo, os banhistas sofrerão com irritações nos olhos, pele e mucosas e as partes metálicas dos equipamentos da piscina serão danificados devido ao processo de corrosão da água.
  • Caso a água esteja muito alcalina (básica), os produtos de desinfecção da água terão sua eficácia diretamente comprometida, a água da piscina se tornará turva facilmente e inicia-se, ao invés de processos de corrosão, processos de formação de calcário nas tubulações e equipamentos.
  • Como se não bastasse os usuários da piscina também irão sofrer irritações nos olhos, pele e mucosas.

O pH ideal é 7.2! É um valor próximo ao pH da lágrima de nossos olhos, justamente para não irritar a vista dos banhistas.

Como alterar o pH da piscina? Aprenda a corrigir o pH da sua piscina!

Hoje qualquer loja de piscinas tem os produtos necessários para medir e corrigir o pH da água de piscinas.

Para medição usa-se estojos de teste que geralmente vêm com uma parte medidora de Cloro disponível e outra parte medidora de “pH“.

Medir o pH da piscinaSeguindo as instruções do estojo de teste você fará a medição e caso a água esteja ácida você irá adicionar pH+, que normalmente tem como principal ingrediente o “Carbonato de Sódio”, um pó branco que tem como finalidade aumentar o pH da água fornecendo “Íons Carbonato”.

Caso a água esteja alcalina iremos adicionar um “diminuidor de pH” que na maioria das vezes tem como ingrediente principal o “Ácido Muriático” que diminui o pH da água fornecendo “Íons H+”.

É interessante manter o pH da água sempre no nível correto para assegurar uma boa durabilidade da piscina como um todo e também a segurança dos banhistas.

MAS ATENÇÃO: Se o pH de sua piscina está variando demais, é sinal de que a alcalinidade está desregulada!

Confira nosso texto sobre a importância do controle da alcalinidade da piscina para saber como regular corretamente a alcalinidade da água da piscina e não ter mais problemas com excesso de alterações no pH!

Esperamos que tenham gostado do artigo com informações sobre o pH da piscina.

Para sanar qualquer dúvida que tenha permanecido, utilize o campo de comentários abaixo!

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

46 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Não consegui encontrar aqui a quantidade ideal de barrilha que se deve adicionar por 1.000 litros de água para aumentar o pH. Onde posso encontrar?

  2. O ph da nossa piscina ta baixo. Quando testamos no aparelho ele fica da última cor amarela. Nossa piscina é de 15 mil litros de agua. Qual o produto que devemos por pra chegar no ph ideal?
    A água está limpa e cristalina mas o ph ta baixo

    • Ana Maria neste caso primeiro você deve regular a alcalinidade da água, que no caso é o bicabornato de sódio. A faixa ideal é de 80 – 120 ppm.

      Use a fita teste e olhe sua alcalinidade e depois de regulada , ai sim você regula o PH.

      e depois dos dois regulados coloque floculante para decantação. Use o liquido pq o sulfato de aluminio geralmente abaixa a alcalinidade

      qualquer duvida pode me mandar mensagem (31) 986002838. Não cobro nada.

  3. Amigo, bom dia. Ao testar o ph da agua, ele fica num tom rosa, porém n chega ao 7.8 mas tb n se iguala ao 7.6.

    Curiosamente, ao utilizar aquela fita teste da IGUI, ela fica amarela na medição da fita…

    qual dos dois métodos eu confio? (ambos os testes recem adquiridos).

    A agua ta cristalina…. mas sinto que não está correto ainda o PH.

    Obrigado

    Abs

    • Verifique a validade dos dois produtos, Ricardo. Verifique também as instruções no rótulo. Eles podem estar vencidos, especialmente os reagentes do Kit Testes, e você pode estar utilizando-os equivocadamente.

      • Foram comprados nesse final de semana rs… Ambos com validade ok.
        uso conforme a instrução … no caso do estojo, pego a agua mais no fundo (30cm), pingo as 4 gotinhas e balanço….
        No caso estou usando para tratamento o SOLO, será que pode ter algo ?

        Obrigado.
        Abs

          • Mergulho a fita por 5 segundos.. e espero 10 segundos até verificar.
            Interessante que dsde que me mudei para essa casa e comecei eu mesmo a tratar, nunca tive a agua esverdeada (mesmo no inicio quando n sabia tratar corretamente rs). E no momento mesmo a agua parece bem transparente….

            Muito obrigado pela atenção =)

  4. A Minha piscina esta com ph 7.6 e clorificada mas a sua agua esta embranquicada, oque devo fazer.

    • É preciso checar o motivo desta coloração esbranquiçada, Ademir. Pode ser falta de filtração, pH ligeiramente alto ou mesmo falta de cloro livre. Experimente checar o nível de cloro livre antes de qualquer outra coisa.

  5. Bom dia .. eu possuo um poço semi artesiano .
    Essa água é transparente mas ao entrar em contato com o ar ela fica turva …e apresenta estar ferruginosa , o que devo fazer ?

  6. [email protected]

    Bom Dia. Apois iciar o tratamento da pescina a gua encontrava se muito turva. ao medir os parametro de: pH=7.85, Cloro total=1.54, Cloro livre 0.10, TDS=839.8, Condutividade=786.9, alcalinidade=107. o meu espanto e que com este resultados a agua continua turva. o que devo fazer, qual e o parametro que precisa ser ajustado?

    • Inicialmente é preciso identificar a razão da turbidez. Eu sugeriria elevar o cloro livre para 2 PPM e em seguida realizar uma decantação. Depois de aspirar ao esgoto ela deverá estar cristalina. Para manter, basta deixar o cloro livre sempre em torno de 2 PPM.

  7. Bom Dia,

    Qual melhor produto para medir PH?? os estojos de teste que pingam o produto ( igual da foto) ou aquelas fita que normalmente ja tem todas medições (ph, cloro, alcalididade)

    Obrigado

    Rodrigo

  8. Olá. Sou tratadora de piscinas há 10anos. Moro no Piauí e como é calor sempre , geralmente não é comum o uso de aquecimento das águas. Mas um cliente colocou aquecimento com placas solar. Moço, a partir daquele dia nunca mais tive a água cristalina. Vive alterando o pH , está sempre turva e as bordas (Piscina de fibra ) que eram branquinhas , agora estão sempre manchadas. Dobrou meu serviço. Pode me ajudar a resolver esse impasse ???

    • Boa noite, Roza! As piscinas aquecidas são realmente bem mais complicadas de serem tratadas já que as bactérias se desenvolvem bem mais rapidamente neste ambiente. O ideal é não contar somente com o cloro para tratar a piscina: ter um gerador de ozônio ou um aparelho de desinfecção UV é o ideal. Adicionalmente, trabalhar com cloradores flutuantes ajuda bastante.
      Para saber mais leia nosso texto sobre tratamento de piscinas aquecidas:

  9. Minha piscina ficou com a agua esverdeada. Para o tratamento comprei um produto que é dois em um para zerar a piscina. Fiz todo o tratamento das recomendações e aspirei. Acontece agora que a água ficou bastante leitosa. Quando a deixo em repouso, esse pó branco fica todo no fundo e quando tento aspirar esse pó mistura todo na água deixando-a leitosa novamente. Como fazer para deixa-la cristalina novamente. Obrigado

    • Se, no momento da aspiração, a sujeira levanta e mistura na água, pode ser sucção ineficiente ou manuseio incorreto do carrinho de aspiração. Se a sujeira está retornando pelo bocal é importante ver a possibilidade de aspirar ao esgoto, João. Verifique estas duas possibilidades e será capaz de resolver este problema, ok?

  10. Boa tarde, cadastrei me recentemente e tenho algumas duvidas.
    tenho uma piscina com 342m3 de agua e, temos muita dificuldade no tratamento e limpesa, ja comprei o kit texte.
    A maior duvida e na aplicacao dos produtos e quanto tempo devemos colocar os produtos…

  11. O ph da minha piscina é alto. Sempre tenho q jogar redutor . No fundo, em alumas partes, tem costra de calcario. Qual o cloro ideal para piscina que sempre precisa usar o redutor ??? Posso jogar um pouco de acido muriatico, pois o redutor tem o custo muito alto ?

  12. Tenho um poço semi arteziano, 8,5m de profindidade ,vazão 3.600l/h, sai clarinha no dia seguinte forma uma natinha na supergicie, posso usar estana piscina,

    • Podem ser vários fatores, Alan. Dependendo do tamanho da sua piscina, dependendo do valor atual do pH, 2 quilos de elevador de pH podem não ser suficientes para elevar o pH para o patamar ideal.

  13. Olá, tenho uma piscina de alvenaria e quando a fiz, não construir casa de máquinas, uso apenas o motor para aspirar. Estou pensando em comprar um filtro pra acoplar no motor, porém o rapaz da loja diz não achar necessário, pq o motor já aspira, queria saber se realmente da pra manter a piscina boa e limpa somente com o motor pra aspirar, ou vc me recomenda o filtro acoplado com o motor? Lembrando q o motor e o filtro não fica no nível da piscina. Qual melhor solução pra ter uma piscina cristalina?

    • Sinceramente eu recomendo a construção de uma casa de máquinas, Kaique.
      Para que a piscina se mantenha cristalina, a filtração é imprescindível!
      Do contrário, se decidir comprar o filtro para acoplar na motobomba que utiliza hoje, a filtração só existiria quando você fosse aspirar, e isso não será suficiente…

  14. Bom dia, a água da minha piscina está como ph muito elevado, mais de 8.2, o problema é que eu uso o redutor de ph, deixo a água em 7.2, mas depois de 1 dia ele sobe novamente, o que pode estar ocorrendo?

  15. Estou com um problema na medição do ph. Usando a fita teste, ele mostra ph abaixo de 7. Mas usando o líquido, mostra em 8.2

    Em qual deles posso confiar mais?

    OS dois foram recém comprados e estão na validade.

    • Pode confiar nos dois, Douglas. Mas claramente há um problema aí. Recomendo verificar o manual de instruções dos dois medidores. Seguindo corretamente o passo-a-passo para medir o pH da piscina você provavelmente terá o mesmo resultado medindo das duas formas.

PARTICIPE