A importância do controle da alcalinidade da piscina

A importância do controle da alcalinidade da piscina

Outro termo que se ouve bastante quando se fala de tratamento de piscina é “alcalinidade“.

Como nossa especialidade é o ramo de piscinas, já falamos bastante a respeito de como fazer o tratamento de sua piscina!

Já escrevemos a respeito do tratamento físico da piscina, que conta com a peneiração, a filtração, a escovação da piscina, até o controle dos parâmetros químicos da piscina, como cloro, pH e alcalinidade.

Escrevemos um artigo completo onde falamos da importância do controle do pH da piscina.

Hoje falaremos da importância do controle da alcalinidade da piscina.

Está pronto para saber tudo sobre alcalinidade?

O que é alcalinidade?

Antes de falar da importância de se controlar a alcalinidade da piscina, primeiro vamos esclarecer o que é essa tal de alcalinidade.

Podemos definir a Alcalinidade como a capacidade que a piscina tem de neutralizar ácidos, consequentemente manter seu pH estável.

É um parâmetro de capacidade e não de intensidade (como o pH).

Isto explica o porquê de uma piscina ter o pH neutro e ainda assim ter a alcalinidade alta ou baixa.

A alcalinidade é devida principalmente aos carbonatos e bicarbonatos e, secundariamente, aos íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia.

A alcalinidade total é a soma da alcalinidade produzida por todos esses íons.

Não é possível a existência de três formas de alcalinidade em uma mesma piscina em função da reação química do íon bicarbonato com o íon hidróxido, o íon bicarbonato age como se fosse um ácido fraco na presença de uma base forte.

Mas espere! Isso aqui não é uma aula de química certo? Então vamos ao que interessa…

Qual a importância da alcalinidade da piscina?

Agora que você já sabe o que é a alcalinidade da água de piscinas, vamos esclarecer então, a importância de manter o controle da alcalinidade da água.

Porque controlar a alcalinidade da piscina

Bem, aqui no PoolPiscina.com nós sempre falamos que antes de colocar o cloro ou qualquer outro produto químico na piscina, é imprescindível ajustar o pH e a alcalinidade da água.

Apesar de todos os parâmetros influenciarem no equilíbrio químico da água e no conforto dos banhistas, deve-se dar atenção especial à alcalinidade, que quando mantida na faixa considerada ideal, proporciona a estabilidade do pH, dispensando correções frequentes, o que gera economia e maior praticidade.

Estojo de teste para alcalinidadeA alcalinidade é definida como quantidade de substâncias presentes na água capazes de neutralizar ácidos.

Em outras palavras, a alcalinidade atua como tampão do pH, evitando variações, é medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é mantê-la entre 80 e 120 ppm.

A análise da alcalinidade pode ser realizada através de um Kit Teste de Alcalinidade ou com a Fita Teste.

Nós recomendamos fortemente a conferência, tanto do pH quanto da alcalinidade, com o kit teste, pois tem uma precisão muito maior que a da Fita!

Resumindo: deve-se controlar a alcalinidade para ter um pH estável!

E então como ajustar este parâmetro tão importante?

Como ajustar a alcalinidade da piscina

Você geralmente vai encontrar, assim como no pH, a alcalinidade da piscina desajustada para baixo.

Ou seja: a alcalinidade normalmente tende a descer!

Elevador de Alcalinidade ou Estabilizador de pHSe isto acontecer, e ela estiver abaixo de 80 ppm utilize o elevador de alcalinidade (por vezes chamado de estabilizador de pH ou pH Estável), que eleva a alcalinidade, estabilizando o pH.

Porém se a Alcalinidade estiver alta, ultrapassando 200ppm, aplique redutor de pH e alcalinidade.

Nós recomendamos a correção da alcalinidade somente em valores acima de 200ppm, pois alguns fatores podem contribuir para sua redução espontânea, assim como acontece com o pH da piscina.

O que acontece se a alcalinidade da piscina estiver baixa

Os principais problemas que podem acontecer caso você deixe a alcalinidade de sua piscina em patamares baixos são:

  • A água tende a ficar turva
  • Água assume facilmente uma tonalidade verde, mesmo estando translúcida
  • A água tem facilidade para ficar opaca, perder o brilho
  • Água da piscina fica corrosiva
  • O pH da piscina tende a variar demais, aumentando o número de correções e consequentemente o custo do tratamento
  • O cloro tende a perder o seu efeito algicida devido a fácil alteração do pH, podendo tomar um aspecto esverdeado.

O que acontece se a alcalinidade da piscina estiver alta

  • Turbidez da água
  • Água opaca, sem brilho
  • Formação de incrustações nas tubulações da piscina
  • Gasto excessivo com produtos químicos

Acredito que agora ficou bem claro que não podemos nos descuidar e manter sempre o controle da alcalinidade da piscina.

Se gostou do artigo, dê aquela força clicando no “Like” e compartilhe com os amigos!

Afinal de contas, você não deve ser o único que pode estar sofrendo com o descontrole da alcalinidade da piscina, não é mesmo?

Para informações mais avançadas sobre pH e alcalinidade da piscina, leia nosso texto: “Controlando o pH e a alcalinidade da piscina – Avançado“.

Qualquer dúvida que tenha ficado com relação à alcalinidade da água, utilize o campo de comentários logo aí abaixo ok?

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

32 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, estou com um problema que está me quebrando a cabeça. Minha piscina estava com a água bonita, mas a alcalinidade estava a 170 ppm e o ph estava um pouco acima, mas bem pouco. Decidi adicionar redutor de alcalinidade e ph ontem, mas quando voltei hj a piscina estava verde, o ph estava abaixo de 6.8 e a alcalinidade baixou apenas para 150. O que eu faço agora para acabar com esse esverdeamento e ajustar os parâmetros? Arrependi em ter jogado o redutor já que a piscina estava limpa, só queria deixá-la nas condições ideais.

  2. Pretendo adquirir o kit completo para tratamento da água de minha piscina, pois agora tenho mais tempo. Com isso tenho interesse em ler constantemente os artigos de vocês. Por enquanto não entendo nada disso. Agora que passei a interessar pelo assunto. Vou fornecer abaixo o meu e-mail para receber mais informações.

  3. quando a água já estiver ficando verde, é melhor usar o sulfato para decantar ou estabilizar a alcalinidade ?

  4. Preciso saber como eu faço para abaixar o PH sem alterar (baixar) a alcalinidade?
    Minha piscina é de 70m³, o PH esta acima do ideal e a alcalinidade 80ppm, quando eu acerto o ph na faixa ideal 7.2 a alcalinidade cai para 50 a 60 ppm!

  5. Quanto tempo demora o processo de correção da alcalinidade e ph? Logo que jogo os produtos para ajuste já posso jogar cloro, barrilha e sulfato ou devo aguardar 24h? Minha piscina tem algo em torno de 160.000 litros e não possui filtros ou maquinário. Limpamos ela por gravidade com um aspirador comum…

  6. Cara que massa!
    Eu sou de Manaus, tratador de piscinas e não sabia até hoje o verdadeiro significado da alcalinidade da água de piscina, tirou toda minha dúvida. Inclusive essa semana vou começar a trabalhar em cima da alcalinidade, pra ver o rendimento ( R$) que isso me traz . Muito obrigado
    Renan Pedroza

  7. Boa tarde…estou com a alcalinidade baixa..esqueci a connta que deve ser feita para saber a quuanntidade de alcaliinizannte….podem me ennviar?

  8. Boa tarde, adicionei o produto para aumentar a alcalinidade e gostaria de saber quando podemos usar a piscina após adicionar o produto.
    Obrigada

  9. Ola,coloquei uma piscina de 7mil litros por 3… n consegui deixar ela cristalina ainda… bom estava verde coloquei os produtos nela e fiz o teste so que n consegui ajusrar o ph ficava sempre rosa… isso quer dizer que esta elevado?e como faço p controlar o cloro?caso tiver em excesso?

    • Quanto à coloração é preciso checar na embalagem do kit de medição ou da fita, Margarete. Estas cores podem variar…
      Quanto ao cloro, a tendência dele é descer naturalmente, mas se não for possível esperar, poderá utilizar um diminuidor de cloro. Já existe em lojas especializadas, ok?

    • O pH e a alcalinidade devem ser acompanhados de perto, Rodrigo. Se eles estiverem variando pouco, uma vez por semana está mais que suficiente. Se estiverem mudando muito é interessante medir e corrigir de dois em dois dias ou até mesmo diariamente, ok?

  10. Bom dia. Tenho lido as instruções para controlo da qualidade das águas das piscinas, e dou os parabens à equipa da pool por todas as explicações que têm dado.
    Também eu sou vitima de alguma química desajustada da água da minha piscina pelo que estou também “refém” dos acertos necessários.
    Tenho uma piscina de água doce com 70 m^3 (70000l), coberta mas com abertura de portas manual, aquecida com painéis solares. A temperatura ronda os 28ºC. Sempre foi frequente a dificuldade em controlar o Cloro livre pois as perdas eram frequentes.
    Ontem de manhã a água apresentou-se esbranquiçada. Normalmente controlamos o cloro e o pH. Efetuamos os testes com Kit, e obtivemos para o pH 7,6 a 7,8 e para o Cloro entre 0,3 a 0,6 mg/l. Os valores referencia que temos para o controlo de qualidade da água, referem valores de pH entre os 7,6 a 7,8 e Cloro por volta dos 1,0mg/l. Normalmente não controlamos a alcalinidade. Tendo notado que o cloro estava baixo, colocamos 4 pastilhas de cloro para aumentar o cloro na água. Hoje de manhã os níveis de cloro até estavam ligeiramente elevados (perto dos 3mg/l) contudo, o aspeto leitoso da água não se alterou. Depois de ler o vosso artigo, fiquei a pensar que talvez a alcalinidade da água esteja muito baixa, justificando as perdas sucessivas de cloro por evaporação e a aparência leitosa da água.
    Contudo, a baixa alcalinidade da água deverá ser à custa da falta de outro tipo de iões que não os HO-, uma vez que o pH, indicador logaritmico da concentração de iões OH- está correto. E é aqui que também tenho algumas dúvidas. Estarei no caso de ter um pH correto com uma alcalinidade baixa (irei adquir hoje Kit de alcalinidade para medir o valor em PPM). Segundo pude ler, neste caso, deveria utilizar um químico para aumentar o pH, mas doseado apenas num determinado local da piscina. É assim? Considerando que a piscina tem o sistema de filtragem ligado e, portanto, agita a água por forma a efetuar uma boa circulação, de que forma alterarei os meus valores de alcalinidade sem alterar o pH? Se me puderam ajudar, fico agradecido. Abraços

    • Bom dia Hugo!
      A tendência natural da alcalinidade é descer, com raras exceções. Não se preocupe inicialmente com a maneira de adicionar o elevador de alcalinidade. Meça primeiro e veja se realmente será necessário elevar.
      Sendo, aplique normalmente. Para manutenção do nível de cloro livre eu recomendo a instalação de dosadores de cloro. Facilita bem o trabalho!

  11. Eu gostaria de saber se a capa na piscina, evita o desenvolvimento de algas, e a falta do sol altera a água.
    Obrigado
    Sebastião

  12. Vocês são nota dez, artigo de grande ajuda tudo ficou mais fácil aqui. Obrigado Sebastião

  13. Boa Tarde!
    Tenho uma piscina de vinil de 1000, gostaria de saber se existe uma forma de enche-lá e permanecer com a mesma água por longos dias, pois a cada 1 semana tenho que esvazia-la por conta da sujeira e mau cheiro.
    obrigada
    Cristiane

DEIXE SEU COMENTÁRIO