Água da piscina com espumaQuando você vê, na superfície da piscina, uma camada de espuma ou bolhas, é bem provável que alguma coisa está fora do normal…

Mas onde procurar pelo problema? Como saber o motivo dessa espuma na piscina? Qual o primeiro ponto que deve ser chegado para saber de onde vem estas bolhas?

Vamos por partes…

Espuma ou bolhas na água da piscina

O primeiro ponto a ser checado é o nível de cloro livre na água.

E observe que dissemos “cloro livre”! Ou seja: não importa a quantidade de cloro total, que é a medida obtida através do kit-testes de pH e cloro.

O cloro livre é quem oxida a matéria orgânica e se há espuma na superfície da piscina há grande chance de haver cloro mas não ser cloro livre.

Então, indo direto ao assunto: utilize uma fita testes para medir corretamente a quantidade de cloro livre na água.

Se a medição estiver abaixo de 1 ppm, esta pode ser a causa das bolhas na superfície.

Sendo, corrija o cloro e seja feliz! 🙂

Se este não for o caso, vamos para o segundo ponto que pode também causar o surgimento de espuma na piscina: produtos químicos em excesso!

Todos, em especial o decantador e o limpa-bordas, tem o poder de produzir bolhas ou espuma na piscina. Se você utilizou decantador nos últimos dias, verifique a quantidade utilizada para checar se não foi muito…

Independente disso, para remover esta espuma causada por excesso de produtos, deixe sua piscina, regule o pH e o cloro e deixe-a filtrando pelo skimmer.

A terceira possibilidade diz respeito exatamente ao skimmer. É preciso checar se ele está funcionando!

Quando o skimmer não está funcionando corretamente, seja por entupimento na tubulação, seja por excesso de sujeira no cesto, é importante resolver este problema o quanto antes.

É o skimmer que faz a filtração da superfície da água. Ele remove, além de uma série de impurezas que tendem a boiar, camadas de bolhas e espuma que podem por ventura aparecer na piscina.

Removendo a espuma ou bolhas da piscina

Para solucionar este problema com bolhas e espuma na água da piscina, vamos primeiro tentar utilizar uma peneira cata-folhas.

Se sua peneira não for fina o suficiente, tente envolvê-la num pano.

Se desconfiar que a espuma é proveniente de matéria orgânica, faça um tratamento de choque com cloro e deixe a piscina filtrando com o skimmer aberto por pelo menos 6 horas.

Saiba mais sobre tratamento de choque com cloro.

Limpar o skimmer da piscinaAntes de qualquer operação do sistema filtrante, verifique a integridade do skimmer e se houver algum problema, não deixe para depois!

O skimmer é um componente fundamental na piscina sem o qual é impossível manter a superfície da piscina limpa.

Em casos extremos, existe ainda uma última possibilidade. Contudo, é indicada somente para último caso!

É possível encher a piscina até que ela transborde para eliminar a espuma da água da piscina.

Dessa forma, assim como em alguns casos de oleosidade na piscina, você retira mecanicamente tudo que está na camada superficial da piscina.

Este último método não é recomendado, afinal de contas, não é correto jogar água fora só porque temos um problema em sua superfície, concorda?

Para não ter que se preocupar com bolhas ou espuma na água da piscina, conte com uma empresa especializada e experiente para realizar a manutenção de sua piscina!

Problemas como espuma na piscina, água da piscina verde, água da piscina leitosa, água da piscina gordurosa e vários outros, fazem parte do dia a dia dessas empresas e elas já estão acostumadas a resolvê-los.

Bom, esperamos que tenha gostado das dicas e que este problema com espuma na piscina possa ser entendido e solucionado a partir de agora.

Se quiser acompanhar nosso conteúdo, adicione nosso site a seus favoritos e para passar a palavra adiante, compartilhe com os amigos!

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

5 COMENTÁRIOS

  1. Minha piscina leva quilos de produtos e nada… Reparei que nas tiras de teste me dá valor de pH correto é com o teste por ácidos me dá uma com que nem na lista aparece. Poderá estar os ácidos de teste estragados ou as tiras?
    pH dá cores roxas violetas rosa etc, isto porque nas tiras me dava pH muito baixo e adicionei pH + até ficar laranja….

    • O mais provável é que seus reagentes estejam vencidos, Daniel. Eles normalmente tem validade de apenas 6 meses. Entretanto, é preciso verificar com calma. Na impossibilidade de checar a validade sugiro comprar novas fitas para teste, ok?

  2. Prezados (as),
    Bom dia,
    Solicitamos preço e prazo de entrega, para o item abaixo.

    02 Un – Kit de reagente para determinação de cloro livre com certificado e FISPQ p/ 560 análises.

    Atenciosamente,

  3. Minha piscina de vinil tem 20.000 LTS agora começou a formar algumas bolhas e aparência turva medi o pH e está em 7,2 só que o cloro fica sempre no zero bem transparente no medidor mesmo adicionando cloro na proporção de 140 mg oque devo fazer. Quanto adiciono cloro devo manter a chave ligada para filtrar e o ralo e hidro ligado. Aguardo ajuda.

DEIXE SEU COMENTÁRIO