Para quem lida no ramo de piscinas diariamente sabe que é comum que pessoas de cabelo claro fiquem com o cabelo esverdeado ao usar a piscina.

Isso acontece com uma frequência enorme! Basta buscar no Google por “cabelo verde na piscina” e vai ver que é um problema que atinge os usuários de piscinas, proprietários de salões de beleza, responsáveis por tratamento de piscinas e muito mais gente…

Especialmente quando o uso da piscina é intenso, como no período de férias escolares, os cabelos mais claros ficam propícios a adquirir esta tonalidade verde.

E você? Sabe por quê o cabelo fica verde na piscina?

Vamos aos fatos…

Por quê o cabelo fica verde na piscina?

Por quê o cabelo fica verde na piscina?Grande parte das pessoas atribui o esverdeamento do cabelo ao cloro, que é utilizado em mais de 90% das piscinas no Brasil.

Mas ao contrário do que todas estas pessoas pensam, não é o cloro que deixa o cabelo verde!

Na verdade o que faz seu cabelo ficar verde depois de usar a piscina é a presença de íons de cobre na piscina.

O cobre é um componentes de uma série de produtos utilizados nos processos de limpeza da piscina. Sendo assim, se seu cabelo ficou verde depois de utilizar a piscina, provavelmente esta piscina é tratada com este tipo de produto.

Uma outra “fonte” de cobre das piscinas são seus equipamentos e tubulações.

O trocador de calor, por exemplo, é um equipamento que, em geral, possui peças internas em cobre e daí vem a tonalidade verde do cabelo.

O cobre se dissolve na água e se adere facilmente na proteína capilar.

Mas por quê só cabelos claros ficam verdes?

Na realidade, todos os cabelos são alvos do cobre! O que acontece é que ele fica consideravelmente mais visível em pessoas de cabelo claro.

Depois de se dissolver na água, o cobre se transforma em sal solúvel e surgindo a “oportunidade” ele se deposite provocando o esverdeamento dos cabelos e das unhas.

Como evitar o cabelo verde na piscina?

  1. Creme para evitar cabelos verdesPara evitar que seu cabelo fique verde depois de utilizar a piscina, mantenha-os muito bem hidratados.
  2. Antes de entrar na piscina é interessante passar um selador, produto usado para proteger a cutícula do cabelo.
    Com a utilização destes cremes, você aumenta bastante a resistência de seus cabelos à esta alteração de cor.
  3. Use também cremes para o cabelo que contenham filtro solar!
    O ideal é usá-los antes e depois de entrar na piscina!
  4. Adicionalmente, você pode usar cremes próprios para piscina. Existem vários disponíveis em lojas especializadas.
  5. Antes de entrar na piscina em questão, molhe o cabelo por completo em água corrente. Eis aqui mais uma utilidade da ducha da piscina!
    Molhando bem os cabelos na ducha, antes de entrar na piscina, vai fazer com eles absorvam a água comprovadamente sem cobre e quando entrar na piscina a absorção será menor, diminuindo o risco de ver o cabelo vende dentro de algum tempo.
  6. Repita este banho de ducha depois de usar a piscina. Lavando o cabelo com água corrente você começa a retirar um as impurezas da piscina que estão aderidas ao seu cabelo.

E depois que o cabelo está verde? O que fazer?

Shampoo para cabelos verdes de piscinaSe você não tomou nenhuma precaução para evitar que suas madeixas ficassem esverdeadas, vamos ao que podemos fazer para devolver a elas sua cor natural:

  1. Caso você não tenha feito escova progressiva, pode utilizar um Shampoo antirresíduos.
    Este tipo de shampoo retira estas impurezas que conferem a tonalidade verde para o cabelo. Mas atenção: não utilize-o com tanta frequência pois ele resseca demais o cabelo, ok?
  2. Se você está com selante, progressiva, definitiva, não utilize o antirresíduo pois ele vai acabar com tudo o que você fez! Utilize leite integral!
    Isso mesmo! Você não leu errado! O leite integral morno ajuda a tirar o tom de verde do cabelo.

Existem especialistas que recomendam a utilização de vinagre de maçã, de aspirinas dissolvidas em água, de bicarbonato no shampoo e várias outras coisas…

Como nossa especialidade não é o cabelo, deixaremos aqui um espaço para a opinião da comunidade. Utilize o campo de comentários logo abaixo para contar pra gente o que funcionou pra você.

Se quiser passar a palavra adiante, compartilhe com os amigos!

Esperamos que tenham gostado do artigo! Adicione nosso site em seus favoritos e não se esqueça: se for entrar na piscina, cuidado! Os cabelos podem ficar verdes em qualquer piscina, ok?

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO