Capas para piscinas | Conheça os tipos de capa para piscina

Capas para piscinas | Conheça os tipos de capa para piscina

Já falamos aqui no nosso site a respeito das capas de piscinas.

São acessórios importantes para manter a limpeza e o aquecimento da piscina.

Já falamos a cerca das vantagens e desvantagens da capa da piscina. Se não leu ainda basta clicar aqui.

A função das capas é promover a segurança no ambiente de lazer, seja para impedir acidentes ou evitar qualquer tipo de sujeira como folhas, galhos e poeira na água.

Sem contar o papel de manter a piscina aquecida, diminuir as despesas com produtos químicos e os gastos com energia elétrica.

Existem muitos tipos de capas diferentes. Vamos nos ater aqui aos três principais tipos de capas.

Capa de proteção para piscina

Capa de proteção de piscina com drenoQuando faz sol, a capa com dreno protege a piscina da poeira, folhas e objetos.

Quando chove, o seu sistema de drenagem retira o volume de água que pesa sobre ela.

Basta ligar o filtro na posição drenar, abrindo apenas o registro de aspiração.

A ponta da mangueira que sai do dreno da capa é conectada no dispositivo de aspiração.

O dreno, localizado na parte central da capa, elimina toda a água acumulada sobre ela por meio do processo de aspiração da piscina.

Isto evita futuros problemas, como a formação de algas sobre a capa, mau cheiro, possibilidade de se tornar criadouro de mosquitos como o da dengue e outros riscos à saúde causados por água parada.

O dreno, feito de PVC, é colado ou soldado no centro da capa, dependendo do fabricante da mesma.

A capa é confeccionada com laminado de PVC, reforçado com substrato 100% poliéster de alta tenacidade e bainha reforçada com corda de nylon. 

Determinados fabricantes colocam na bainha um número de série que facilita para o consumidor caso ele precise fazer outra capa igual.

Com estas fábricas, basta informar este número ao fabricante que, localizados no sistema, aparecem todas as medidas da piscina, evitando que seja necessário fazer a medição novamente.

A capa com dreno também é uma proteção para o bolso, porque com o seu uso economiza-se produtos de limpeza, tempo de filtragem e aspiração.

Capa tela para piscina

Capa tela de piscinaA capa de tela funciona como se fosse uma grande peneira que capta galhos, folhas e objetos.

Também ajuda na economia de energia elétrica para a limpeza da piscina, porque reduz o tempo de filtragem e aspiração.

Como é uma tela, na época de chuva não acumula água sobre ela.

A maioria delas é feita de malha poliéster impregnada com PVC.

A borda azul geralmente é confeccionada com laminado de PVC reforçado com substrato 100% poliéster de alta tenacidade e a bainha normalmente é reforçada com corda de nylon.

Alguns fabricantes também colocam o número de série na capa tela para facilitar a segunda confecção, assim como na capa com dreno.

Capa térmica para piscina

Capa térmica de piscinasA capa térmica é feita com resistentes bolhas de ar que ficam em contato com a água para reter o calor da piscina.

Ao flutuar evita a evaporação, uma das grandes causas de perda de calor da piscina.

De acordo com o fabricante é possível encontrar capas com bolhas mais ou menos resistentes. Em geral, esta característica varia de acordo com os processos de produção escolhidos.

Em piscinas aquecidas, a capa térmica mantém até 80% do calor e, quando utilizada em piscinas expostas ao sol, conserva a temperatura ambiente da água.

É uma capa básica para o inverno e para academias com piscinas já aquecidas, que querem economizar energia elétrica.

Não é necessário fixá-la, porque deve ficar flutuando para que as bolhas de ar fiquem em contato com a água e cumpram a função de reter o calor.

Deve ficar bem rente à borda da piscina para que não ocorra a evaporação da água pelas laterais e, consequentemente, a perda de calor.

Além dessas vantagens, a capa térmica também contribui para a redução de despesas com produtos químicos em função da diminuição da sujeira e evaporação na piscina.

Dicas de manutenção e uso das capas para piscinas

Ao limpar qualquer uma das capas de piscina, usar água e esponja macia.

Se ficar armazenada por um período muito longo, é aconselhável lavá-la e secá-la para depois ser dobrada e guardada novamente.

Caso contrário, os resíduos de produtos químicos da água da piscina podem danificar.

Guarde-a sempre em lugar seco e protegido do sol.

Evite arrastar a capa sobre a borda da piscina ou pedras ao redor e sempre verifique se não há objetos cortantes onde for colocá-la. Se as pedras de acabamento forem muito ásperas, podem provocar pequenos furos por atrito.

É aconselhável, para maior conservação da capa, a sua retirada durante a aplicação de produtos químicos, principalmente o cloro.

Também é importante esperar o tempo de recirculação dos produtos químicos antes de recolocá-la.

Não é recomendado aplicar cloro em pastilhas com flutuadores embaixo da capa, porque os gases provenientes desse produto podem queimar e corroer o produto.

Esperamos que você tenha gostado do texto com informações sobre as capas de piscina e das dicas.

Se gostou, compartilhe com seus amigos e para complementar o texto ou falar conosco utilize o campo de comentários logo abaixo ok?

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho uma 12″x30″ (3,66 diametro)..adquiri uma capa para a piscina, mas tenho tido dificuldades para prender a capa, coisa muito dificil de fazer sozinho. Tem alguma dica para fazer isto? Pensando em facilitar tirei o cordão e pus um elástico para facilitar o prender ela abaixo do anel, mas nem isto está sendo facil, puxa de um lado , solta do outro. Muito difícil. Obrigado se puder me orientar.

PARTICIPE