Armazenamento de água da chuva – A forma correta de fazer

Armazenamento de água da chuva – A forma correta de fazer

Pessoal, hoje vou trazer pra vocês um assunto bem atual e está na pauta de todos os jornais e revistas nos últimos meses…

Vamos falar a respeito da crise hídrica que atinge a região sudeste, São Paulo especialmente, e falar a respeito da maneira correta de armazenar água da chuva.

Vamos deixar claro aqui alguns cuidados que se você precisa ter para armazenar água da chuva ok?

Por exemplo… Você sabia que para que a água possa ser utilizada de maneira segura, se faz necessário adicionar cloro à água com o objetivo de inibir o crescimento de bactérias e lodo na água armazenada?

É isso aí pessoal… São vários os detalhes que devemos observar para conseguir captar a água da chuva para utilização posterior…

Armazenamento de água da chuva

Armazenamento correto da água da chuvaCom esta crise hídrica que a região sudeste está passando, muitas pessoas adotam novos hábitos para economizar água.

Um destes hábitos recém-criados é o assunto da postagem de hoje: o armazenamento da água da chuva.

É comum armazenar água da chuva com cisternas caseiras e outros recipientes, como baldes, tambores e bacias.

Entretanto o que muita gente não sabe é que a água da chuva precisa ser tratada com cloro, já que ela traz pra terra tudo que está suspenso no ar, ou seja, poluição e uma série de elementos que podem ser prejudiciais à saúde.

Manter a boa qualidade da água armazenada é tão importante quanto manter o tratamento da piscina em dia porque, assim como na piscina, a água que fica na cisterna ou na bacia para ser usada depois não pode entrar em contato com folhas, troncos, fezes de pássaros, insetos, sujeiras e outras sujidades.

Estas impurezas devem ser impedidas de entrar no recipiente onde pretende-se armazenar a água captada na chuva.

Como armazenar água da chuva

Armazenamento da água da chuvaBasta instalar um filtro como uma tela de mosquiteiro, por exemplo, para ver a melhora na qualidade da água captada através da chuva!

Esta simples tela de mosquiteiro pode auxiliar na retenção de sólidos maiores, como pedras e folhas.

Em um segundo passo para melhorar a água da chuva a ser armazenada, a água deverá ser tratada com cloro, que evitará a proliferação de doenças como a dengue por exemplo…

É importante também lembrar que a água que cai durante as chuvas, ainda que tratada, NÃO PODE SER CONSUMIDA OU USADA PARA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS!!!

Segundo o químico da Hidroazul, Sr. Ronaldo, o processo de tratamento da água armazenada é uma maneira eficiente de manter a água tratada a longo prazo.

“É importante se atentar aos procedimentos corretos para deixar a água própria para reuso. O processo de cloração, além de eliminar larvas e evitar a proliferação de doenças, também contribui para que a água possa ficar armazenada durante anos, com necessidade apenas de realizar o processo periodicamente.”

Dicas para manter a água da chuva armazenada:

  • Uma das dicas para armazenar água da chuva é a instalação de um filtro (que pode ser uma simples tela de mosqueteiro, por exemplo) na cisterna caseira ou no recipiente que irá coletar esta água vinda da chuva para reter as sujeiras maiores;
  • Outra dica para armazenar a água da chuva é a quantidade de cloro: para 200 litros de água da chuva, é indicado aplicar uma colher de chá de cloro a cada três dias. Caso o reservatório seja menor, usar o cloro proporcionalmente.

Abaixo segue uma pequena demonstração de um projeto para armazenar a água da chuva:

Projeto para armazenamento da água da chuva

 

É isso aí! Espero que tenha gostado das dicas para realizar com segurança o armazenamento da água da chuva e que com isso possamos reduzir nosso consumo de água encanada ok?

Qualquer dúvida que tenha ficado, utilize nosso campo de comentários para iniciar a conversa! Estamos sempre à disposição!

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia! Por favor posso armazenar agua de chuva em uma caixa de concreto Para o consumo de casa em geral e por quanto tempo posso armazenar sem que ela perca a qualidade?

  2. Por curiosidade. O que acontece com o acúmulo de cloro, já que tenho que repor de três em três dias?

PARTICIPE