A piscina aquecida é amada por todos, especialmente nos dias ou locais frios.

Apesar de todo este prazer que ela proporciona, a piscina de água quente pode ser um tormento na vida de quem fica responsável pelo tratamento!

Isso acontece por que o tratamento de uma piscina aquecida acaba sendo bem diferente daquele dispensado à uma piscina sem aquecimento.

A filtração precisa ser mais eficiente, o controle da alcalinidade precisa ser mais rigoroso, o controle do pH precisa ser ninja e a manutenção do nível de cloro precisa ser heroica!

Por quê?

Calma! Vamos chegar lá!

Antes de saber o que muda no tratamento de uma piscina aquecida, é importante entender como a elevação da temperatura da água da piscina muda seu comportamento.

Como tratar de uma piscina aquecidaA influência da temperatura na água da piscina

Apesar das dimensões continentais do nosso país, vamos generalizar que uma piscina sem aquecimento aqui tem sua temperatura em torno de 18 ºC. Então, digamos que a 18 ºC você tem uma piscina fria.

A parte ruim é que, num dia de sol, sua pele pode chegar a mais de 40 ºC e esta diferença de temperatura acaba causando um choque térmico desconfortável ao entrar na água.

Eis o momento que resolvemos aquecer a piscina para nadar tranquilamente a qualquer momento sem que haja o desconforto do frio nem tampouco do choque térmico inicial.

Pronto! Depois da instalação de um trocador de calor, da instalação da capa térmica, sua piscina vai de 18 ºC para 35 ºC em poucos dias! Com ela quente você pode nadar sem se preocupar com mais nada!

Daqui pra frente eliminamos a antiga “parte ruim” e criamos uma outra… Agora, a parte ruim é que, com o aquecimento, sua piscina pode chegar a 30, 32, 35 ºC (ou mais), e esta temperatura é ideal para o crescimento de algas e bactérias na piscina!

Pense comigo: colocamos os alimentos na geladeira por quê? Para não apodrecer, certo?

Aquecer a piscina É como retirá-la da geladeira!

Ao ficar fora da geladeira, a água tende a apodrecer mais facilmente devido a ação de microrganismos como algas e bactérias.

Mas e então? Como as pessoas tem a piscina aquecida e conseguem mantê-la cristalina?

Como cuidar de uma piscina aquecida?

Assim como é preciso mais atenção para manter um alimento fora da geladeira, cuidar de uma piscina aquecida demanda mais esforço e dedicação.

O pH na piscina aquecida

É preciso controlar o pH mais de perto. Se normalmente você controlava o pH de 3 em 3 dias, com a água aquecida você possivelmente precisará controlar seu pH diariamente.

O cloro na piscina aquecida

Dentre outras alterações que o aquecimento da piscina causa no processo de tratamento, o controle do cloro é o mais afetado!

Numa piscina aquecida, o cloro evapora facilmente, em especial se estiver utilizando cloros não estabilizados.

Nossa dica aqui é a seguinte: meça o cloro de hora em hora. Sempre que precisar, corrija-o!

Se tudo se mantiver sob controle, a água cristalina, sem cheiro forte de cloro, dentro de algum tempo você pode passar a medir o cloro de 12 em 12 horas.

Se ainda assim a piscina permanecer sempre bem, pode ser possível medir e corrigir o cloro uma vez por dia.

Limpeza da borda da piscinaAs bordas da piscina aquecida

A limpeza das bordas de uma piscina aquecida pode ser um trabalho para heróis!

A sudorese dos usuários é intensificada com a elevada temperatura da piscina.

Desta forma, todo o suor acaba parando nas bordas e sua limpeza pode ser extremamente difícil.

A dica aqui também é elevar a frequência das limpezas para que a sujeira não consiga grudar muito fortemente.

Como tratar de uma piscina aquecidaCuidando da piscina aquecida

No final das contas, o ideal é prestar mais atenção e investir um tempo maior na limpeza da piscina depois que aquecê-la e, melhor ainda, investir em equipamentos que podem trabalhar como auxiliar de desinfecção para o cloro, afinal, o cloro pode não ser suficiente…

Confira nosso texto onde falamos destes cenários nos quais o cloro não é suficiente para manter a piscina limpa:

Uma outra dica é contar com uma empresa especializada em limpeza de piscinas.

Estas empresas estão acostumadas com as peculiaridades do tratamento de piscinas aquecidas e podem evitar que você perca os cabelos da cabeça tentando manter a água cristalina.

Espero que você tenha gostado do texto e que ele tenha te ajudado. Se ele te ajudou, compartilhe com os amigos! E se ficou alguma dúvida quanto à limpeza de piscinas aquecidas, utilize o campo de comentários logo abaixo para iniciar a conversa.

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

20 COMENTÁRIOS

  1. Olá tenho uma piscina de 50.000 mil litros ,é aquecida estou tendo dificuldade para manter a água limpa e cristalina , qualquer coisa fica esverdiada ,mi de uma ajuda , o alcigida ajuda a manter a água limpa.

  2. Tenho uma piscina aquecida em um ambiente fechado e as paredes, o teto e o chão ficam bastante suados e pingando. Devo deixar uma janela aberta no ambiente ou deixar vai sair o calor?

  3. Tenho uma piscina aquecida em um ambiente fechado e as paredes, o teto e o chão ficam bastante suados e pingando. Devo deixar uma janela aberta no ambiente ou deixar vai sair o calor?

    • Seria legal ter ao menos uma entrada, ainda que pequena, e uma saída de ar, Claudinei. Isso renovaria o ar no ambiente e evitaria este excesso de condensação de água nas paredes e no teto. Apesar disso, um pouco do calor do ambiente certamente seria perdido.

  4. trabalho com piscinas,mas agora comecei a cuidar de uma piscina aquecida de um clube mas estou meio perdido,ela tem 40mil LTS preciso de dicas entro para tirar a capa 5:00 dá manhã e volto para fazer manutenção as 8:00 hrs dá noite
    Essa piscina é usada dá 6:10 dá manhã até 7:50 dá noite
    Me ajudem .Obrigado

  5. tenho escola de natacao piscina turva 15 por 8 1,40 prof nao consigo colocar transparente barrilhe nem sulfato esta decantando o que faco

    • Por ser uma piscina de escola, provavelmente a cristalinidade não é obtida devido à falta de oxidação. Recomendo a utilização de sistemas de desinfecção auxiliares como UV ou geradores de ozônio. Adicionalmente, procure manter o nível de cloro livre sempre em 2 PPM.

  6. Bom dia eu gostaria de uma tabela de dosagem de produtos um exemplo tenho uma piscina de 90mil litros quantos eu preciso colocar de produtos

  7. Olá!
    Eu adquiri e instalei uma piscina em minha casa, há poucos dias.
    Pretendo aquecê-la, pois necessito de hidroterapia diária.
    Gostaria de saber se podemos desativar o aquecimento, durante ausências prolongadas, para economizar energia.

    • Sim, Dilzete! É possível desligar o aquecimento em longos períodos sem utilização da piscina. É até uma prática comum de quem tem piscinas em casa no sítio ou mesmo piscinas residenciais onde o uso não é tão intenso.

  8. caros amigos,
    estou estudando e me preparando para ser um piscineiro profissional ,estou na fase final qualquer dica ou conselho eu agradeço ,e obrigado pelas dicas apresentadas,e se tiver oportunidade de aulas praticas favor me avisar, estou pensando na automaçao de piscinas se tiver qualque opiniao eu agradeço .obrigado joseph

DEIXE SEU COMENTÁRIO