Início Tratamento de Piscina Dicas de como economizar água da piscina

Dicas de como economizar água da piscina

3 minutos de leitura.

Todos nós sabemos que a água é um bem natural precioso que aparentemente está cada vez mais escasso.

Seu uso responsável está cada vez mais em pauta e por isso vamos contribuir com algumas dicas para economizar água da piscina, afinal de contas, ninguém se refresca em piscina de bolinha, não é mesmo?

Em média, uma piscina residencial tem entre 40000 e 100000 litros de água.

Com tamanho volume é importantíssimo tomar algumas medidas para evitar o desperdício de água.

Estas medidas devem ser mantidas durante todo o ano, principalmente no inverno, onde é fundamental manter o controle da água, para evitar gastos superiores com produtos reguladores, ou pior ainda, a troca de toda da água da piscina, o que seria ruim para o bolso e péssimo para o meio ambiente.

Dicas para economizar água da piscina

É fundamental que a água permaneça pura e que se evite o acúmulo de resíduos, pois dessa forma evita-se o gasto desnecessário com tratamentos da piscina.

Bomba e filtro de piscina - Instalação e manutençãoÉ importante também deixar com uma equipe técnica capacitada a instalação da bomba e do filtro da piscina, uma vez que a casa de máquinas mal dimensionada pode dificultar o processo de limpeza e tornar mais frequente a necessidade de aspirar a piscina drenando.

Outro dica para gastar menos água com a piscina é verificar periodicamente a existência de vazamentos na piscina e também na própria casa de máquinas.

Problemas com vazamentos na piscina aumentam o desperdício e comprometem sua estabilidade estrutural.

Toda água perdida com vazamentos precisará ser reposta gastando, além do nosso precioso recurso hídrico, energia elétrica para realizar o bombeamento, caso o abastecimento de sua piscina seja feita desta forma.

Enrolador de capa térmica para piscinaOutra forma de economizar água da piscina é evitar a perda através da evaporação!

Já foi comprovado que a água da piscina evapora até 90% menos em piscinas com capa térmica ou capa de proteção instalada.

Além disto, as capas evitam sujeiras como folhas, galhos e outras coisas que podem cair na piscina dificultando assim o processo de limpeza da água da piscina.

Caso queira saber mais sobre capas para piscina, não deixe de ver o artigo onde falamos a respeito da viabilidade das capas para piscina.

Escovação da piscinaNão podemos deixar de citar que é importantíssimo realizar o tratamento físico da piscina.

Fazer a peneiração da piscina com peneiras apropriadas, aspirar as sujeiras do fundo, manter a filtração da água por no mínimo 6 horas por dia e é claro: controlar o pH, o cloro e a alcalinidade da piscina sempre de perto!

Juntamente com estes cuidados, é interessante ter um segundo método de desinfecção da piscina.

Desinfecção UV para piscinasAtualmente temos duas ótimas soluções para trabalhar na limpeza da piscina juntamente com o cloro: a desinfecção ultra-violeta e a desinfecção com ozônio.

Tanto com a desinfecção ultra-violeta quanto com a utilização do gás ozônio, você elimina microrganismos como algas e bactérias da água, evitando problemas como o ressecamento de pele, cabelos, e reduzindo a utilização do cloro tende-se a reduzir problemas alérgicos e respiratórios.

Adicionalmente, e talvez a dica mais importante para economizar água da piscina é manter o tratamento com uma empresa qualificada.

A limpeza da piscina executada de maneira correta evita, e muito, o desperdício de água, reduzindo o valor da conta de água e fazendo o meio ambiente feliz!

Seguindo essas dicas sua piscina irá permanecer saudável, pronta para uso, sem haver necessidade de troca total ou parcial da água em nenhuma época do ano.

Esperamos que tenham gostado das dicas para economizar água da piscina!

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe com os amigos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.