O revestimento da piscina, seja ele de vinil, de fibra, de pastilha ou azulejo, é um dos principais pontos que requerem a atenção constante tanto do proprietário quanto do responsável pela manutenção da piscina.

É um item especial pois além de garantir a estanqueidade da piscina também é o que “agrada aos olhos”!

Ninguém acha bonito um vinil com rugas ou uma piscina de fibra completamente desbotada…

É justamente por esta importância que você deve pensar bem na hora de escolher o revestimento da sua piscina.

É interessante entender bem as vantagens e desvantagens de cada tipo de revestimento.

Confira nosso artigo onde falamos um pouco sobre os problemas mais comuns em piscinas de fibra.

É bem esclarecedor e facilita na tomada de decisões conhecer estes possíveis problemas.

Sobre o vinil para piscinas

Apesar de ver lojas de piscinas de fibra para todos os cantos da cidade, o vinil continua em alta e em piscinas mais sofisticadas ele mantém o seu reinado.

Inclusive muita gente opta pela colocação do vinil em piscinas que originalmente possuíam revestimento de azulejo.

Em especial quando a piscina de azulejos apresenta algum vazamento, o proprietário pode encontrar na instalação do vinil uma solução rápida e prática.

Cuidados com o revestimento de vinil para piscinaO fato de ser extremamente liso e não apresentar soldas em sua superfície torna o vinil de piscinas um excelente revestimento no que diz respeito à facilidade de manutenção.

Em contrapartida, a resistência da piscina de fibra ainda é um ponto forte que deve ser levado em consideração na hora da escolha.

Em geral, o vinil usado no revestimento de piscinas vem com proteção contra os raios ultra-violeta, para retardar o desbotamento devido à ação solar, com fungicidas, para dificultar a proliferação de fungos e mais algumas camadas de proteção contra os efeitos do desgaste natural.

Tudo para que o revestimento se torne mais resistente para competir com seu concorrente de fibra de vidro.

Hoje em dia o vinil facilita o tratamento uma vez que não apresenta soldas e nem tampouco superfícies como as quinas nas laterais de piscinas de fibra, que são um grande problema na hora de aspirar a piscina decantada, diga-se de passagem…

Bom, sem mais delongas, vamos às dicas para manter o revestimento de sua piscina sempre em boas condições, seja sua piscina ou a piscina de seu cliente…

Cuidados com o revestimento da piscina

Siga as instruções do fabricante

Cuidados com o revestimento de fibra da piscinaA primeira dica que eu preciso dar é: SIGA AS INSTRUÇÕES DO FABRICANTE!

Sim! Tanto a piscina de vinil quanto a piscina de fibra possuem algo como um manual de instruções e deve ser seguido à risca!

Vários procedimentos equivocados estão listados nesse manual, que vão desde o uso excessivo do cloro como a utilização de materiais abrasivos para a limpeza das bordas.

Tudo isso deve ser conhecido previamente para que a vida útil do revestimento não seja reduzido precocemente.

Não abuse do cloro

A segunda dica para cuidar bem do seu revestimento é referente ao cloro.

Não deixe que o cloro ultrapasse o limite de 3 ppm.

Cuidados com o revestimento de pastilha da piscinaPara tanto, evite realizar tratamento de choque semanalmente! Evite sempre que puder!

O tratamento de choque com cloro deixa o nível de cloro em torno de 5, 6, 7 ppm (ou até mais) e isso é extremamente prejudicial para o revestimento da piscina.

Com o tempo, você perceberá que a ação do cloro no revestimento é a mesma que ele tem nas roupas!

Sua piscina de fibra que era azul vai ficando esbranquiçada e o mesmo acontece com o vinil…

Isso é na verdade um processo natural, mesmo sem a utilização do cloro, mas pode acontecer de forma precoce caso você abuse do uso do cloro.

Limpe as bordas correta e frequentemente

Uma terceira dica é a limpeza das bordas da piscina. Não se deve utilizar nenhum tipo de esponja dura como palha de aço ou similares.

A maneira correta de limpar a borda da piscina é com a utilização de uma esponja macia e o limpa bordas de sua preferência.

Além da maneira, a frequência com que se limpa a borda da piscina influencia demais na dificuldade do processo afinal de contas, quanto mais tempo você demora para retirar a sujeira da borda, mais difícil será de removê-la dali, sem contar que a sujeira da borda é um fator que prejudica a limpeza da piscina, então, fique atento!

Utilize escovas macias

Uma quarta dica para cuidar bem do revestimento de sua piscina é com relação à escovação: não utiliza escovas com cerdas de aço para escovar a piscina e isso serve inclusive para piscinas com revestimento de pastilhas ou azulejos!

As escovas de aço são as principais inimigas do revestimento da piscina que, quando aliadas ao cloro, podem “vencer” o revestimento fácil fácil!

Dissolva previamente os produtos

Essa é uma dica valiosa que muitos se esquecem ou simplesmente resolvem ignorar por não reconhecer sua importância…

Dissolver bem os produtos antes de jogá-los na piscina contribui para uma melhor distribuição bem como para a manutenção do revestimento da piscina uma vez que evita manchas como as de cloro granulado no fundo da piscina.

Fique atento aos vazamentos

Cuidados com o revestimento de azulejo da piscinaOs vazamentos podem acabar não só com o revestimento da piscina mas com a estrutura do local onde ela foi construída, portanto atente-se!

Caso identifique um vazamento, solicite o auxílio de uma empresa especializada para efetuar o reparo urgentemente.

Hoje em dia existem maneiras de realizar o reparo do revestimento da piscina sem mesmo precisar retirar a água!

Bom, esses são apenas alguns detalhes aos quais você deve prestar bastante atenção para cuidar bem do revestimento de sua piscina, seja ele de vinil, fibra de vidro, pastilhas ou azulejos.

Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe aí pra gente no campo de comentários pois sua dúvida pode ser a mesma de várias pessoas e com a discussão podemos ajudar muitas pessoas!

E não esqueça de alertar seus amigos pois nem todos dão a devida atenção aos cuidados necessários para manter o revestimento da piscina saudável.

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO