Início Tratamento de Piscina Oxidação com cloro ou oxidação sem cloro – Quando usar cloro para...

Oxidação com cloro ou oxidação sem cloro – Quando usar cloro para o tratamento de choque?

7 minutos de leitura.

Hoje nós vamos responder uma questão direta:

“O que é melhor: choque de cloro ou aqueles produtos de oxidação sem cloro?”

Cloro de piscinaSeria excelente responder de maneira tão sucinta quanto a pergunta mas infelizmente não dá… A resposta exige o esclarecimento de uma série de itens e, como sempre, é exatamente isto que vamos fazer.

Os dois tipos de tratamento de choque são oxidantes e eliminam a matéria orgânica presente na piscina em questão de minutos mas somente um deles é realmente um desinfetante capaz de eliminar algas e bactérias da piscina.

Bom, vamos direto ao assunto então e colocar luz sobre a questão…

Tratamento de choque com cloro VS Tratamento de choque sem cloro

Vamos começar falando destes produtos que chegaram a alguns anos no mercado e aparentemente já se estabeleceram:

Oxidantes de choque (Usados no tratamento de choque sem cloro)

Oxidante de choque para piscinaVocê pode não saber mas todos estes produtos com “Oxi” no nome são usados no tratamento de choque sem cloro.

Este prefixo, ou sufixo, Oxi, significa que contém oxigênio em sua fórmula, normalmente em sais de potássio. Alguns chamam estes produtos de MPS, abreviação para monopersulfatos (que por sua vez é o nome reduzido do Monopersulfato de Potássio.

Podemos chamá-lo simplesmente de tratamento de choque sem cloro.

Ele realmente tem suas vantagens e vamos falar não somente delas mas das desvantagens também.

Pontos positivos do tratamento de choque sem cloro

  • Ação rápida, não deixa resíduo na piscina e não tem cheiro
  • Não altera o pH da piscina
  • Oxida a matéria orgânica purificando a água
  • Elimina as cloraminas que causam o cheiro de cloro na piscina
  • Elimina a amônia da água
  • Geralmente é desnecessário dissolver o produto antes de usar
  • Permite nadar imediatamente. Não é necessário interditar a piscina.
  • Não desbota nem agride as piscinas de vinil, as piscinas de fibra nem tampouco as roupas das pessoas.
  • Não adiciona cálcio nem ácido cianúrico na piscina

Pontos negativos do tratamento de choque sem cloro

  • Mais caro do que o cloro usado no tratamento de choque convencional (com cloro)
  • Não é muito eficiente em piscinas esverdeadas
  • Não é muito eficiente para eliminar bactérias

Quando é melhor fazer o tratamento de choque sem cloro

Agora que você já sabe dos prós e dos contras destes “Oxi-Qualquer-Coisa”, provavelmente já consegue imaginar alguns cenários onde ele é melhor utilizado…

Remoção de cloraminas

Este tipo de oxidante pode ser fabuloso quando o objetivo é eliminar moléculas de cloro combinado. Normalmente é possível identificar a melhora no odor do ambiente da piscina logo após o uso destes oxidantes na piscina.

Além do cheiro, eles garantem a liberdade de abrir os olhos embaixo da água e não ter os olhos irritados.

Fique atento!
oxidantes sem cloro podem interferir na medição do nível de cloro total fazendo-o parecer maior do que realmente está.

Remoção de contaminantes

Estes produtos usados como tratamento de choque sem cloro fazem um excelente trabalho removendo as impurezas que entram em contato com a piscina diariamente.

Poeira, terra, folhas, penas de pássaros, insetos, grama e qualquer outra fonte de matéria orgânica indesejada… Tudo isso pode ser eliminado com esta oxidação de choque.

É um produto que pode auxiliar o cloro na remoção deste tipo de sujeira e, em última análise, pode ajudar o filtro da piscina já que tudo que é oxidado tende a descer e fica para a posterior aspiração do fundo.

Cloração de choque (Tratamento de choque com cloro ou ainda Tratamento de choque convencional)

Hipoclorito de Cálcio para piscinasO tratamento de choque pode ser feito com qualquer composto clorado que te permita dissolver na piscina.

Em outras palavras, é possível fazer o que chamamos de supercloração com Hipoclorito de Cálcio, Dicloro, Tricloro e etc…

Aqui vamos ignorar propositalmente o Hipoclorito de Sódio simplesmente pelo fato de acreditarmos que ele não deveria ser usado em piscinas. Saiba mais em:

O Hipoclorito de cálcio é o mais usado e também o mais barato. É possível encontrar este tipo de cloro em embalagem econômica e em embalagem premium.

Dicloros e tricloros são normalmente estabilizados e por isso são menos eficientes e mais duradouros além de incrementar o nível de ácido cianúrico na piscina.

Pontos positivos do tratamento de choque com cloro

  • Também tem uma ação rápida
  • Também oxida a matéria orgânica purificando a água
  • Também remove cloraminas e amônia da água
  • Elimina facilmente algas e bactérias deixando a água desinfetada
  • É mais barato quando comparado com os “Oxi-Qualquer-Coisa”

Pontos negativos do tratamento de choque com cloro

  • É necessário dissolver antes de usar qualquer cloro granulado
  • Não se pode nadar depois de usar. O recomendado é aguardar até que o nível de cloro livre retorne para baixo de 3 PPM.
  • Quando em excesso (sempre que se faz um tratamento de choque com cloro) pode danificar o revestimento da piscina de fibra de vidro e também da piscina de vinil.
  • Hipoclorito de Cálcio eleva a dureza da água. O Dicloro eleva o nível de ácido cianúrico (o que pode ser bom em alguns casos) e o Tricloro tende a reduzir a alcalinidade.
  • Geralmente elevam o nível do pH da água tornando o balanceamento químico mais difícil especialmente para iniciantes na limpeza de piscinas.
  • Via de regra são mais perigosos! É preciso ter cuidado com o cloro da piscina!
  • Mais perigosos para armazenar.
  • Possui cheiro forte.
  • Pode deixar a água leitosa, turva e esbranquiçada.

Quando é melhor fazer o tratamento de choque com cloro

Depois de ver todos estes prós e contras, vamos listar algumas situações em que o cloro se sai melhor do que estes oxidantes sem cloro…

Remoção de algas

Tratamento de choqueO cloro vai além da oxidação feita pelo tratamento sem cloro já que ele remove todo tipo de alga e bactéria que pode estar presente na piscina.

Se sua piscina estiver levemente esverdeada os oxidantes sem cloro podem até surtir algum efeito mas uma intensa eclosão de algas só pode ser controlada com este tipo de tratamento de choque ou com produtos específicos chamados algicidas.

O cloro granulado é o melhor tratamento para algas na piscina:

“O cloro é o melhor algicida!”

Remoção de bactérias

O cloro penetra profundamente nas membranas celulares bacterianas e as destrói de dentro para fora!

Os oxidantes sem cloro vão agir em certos tipos de bactérias mas aquelas um pouco mais resistentes vão resistir e só morrerão com uma supercloração.

Para controlar a transmissão de doenças e infecções na piscina é preciso utilizar o cloro!

E então, qual é melhor? Choque com ou sem cloro?

Os oxidantes sem cloro chegaram com u precinho bem salgado mas ultimamente eles estão praticamente no mesmo preço do Dicloro granulado.

Como sempre dissemos, existe um produto químico para cada situação. Os tratamentos de choque sem cloro possuem várias vantagens e podem ser usados como oxidantes principais para piscinas e spas. Assim você economizaria seu estoque de cloro granulado para situações mais específicas como a reabertura da piscina depois do inverno, quando acontecer uma eclosão de algas ou quando identificar grande quantidade de bactérias na água (quando há uso intenso da piscina).

Para a contaminação comum do dia-a-dia e a remoção das cloraminas é possível utilizar estes oxidantes sem cloro pois, como dissemos, auxiliam na desinfecção da piscina, na filtração e possuem menos “efeitos colaterais”.

A recomendação é esta: use os dois! O sem cloro para oxidação em geral e o clorado para ocasiões em que o cloro se faz realmente necessário.

14 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,
    Antes demais, muito grato pelas explicações muito boas.
    Segundo percebi, se medir cloro livre e estiver baixo. Medir o cloro total estiver bom ou alto quer dizer que tenho cloro combinado elevado demais e o melhor antes de acrescentar cloro é por exemplo usar o oxidante sem cloro?

  2. Uso água de ponteira na minha piscina e tem muito ferro na água que deixa a mesma muito amarelada além de ter um pouco de sal tb. Que produtos vc recomenda usar para fazer o tratamento? Fabricante me aconselhou peróxido de hidrogênio. Tb tenho muita dificuldade de baixar o pH mesmo usando produtos liquidos indicados para piscina. O quê tenho que fazer?

  3. Bom dia , estou uma pequena duvida na diferença de medição do cloro livre e da alcalinidade.
    visto que os dois se medem em ppm porem um é mais elevado e outro menor.. qual a forma de se medir o cloro livre da agua ?

  4. Tenho uma piscina de 10 mil litros de plástico.
    Ela se encontra com muitas larvas.
    Com qual desses dois tratamentos conseguiria eliminar as larvas?
    A filtragem deve ser feita por quanto tempo e em que frequência para uma piscina deste tamanho?

  5. Equipe pool, faço limpezas de piscinas em minha cidade, normalmente uso produtos Genco, mas devido aos valores terem aumentado um pouco, estou partindo para a Hidroall, inclusive o Cloro Puro estabilizado deles, indicação de algumas lojas de produtos, após uma pesquisa e contato com a fabrica verifiquei que o teor de cloro ativo da hidroall é superior aos outros. O que vocês acham desses produtos, pergunto porque fiz uma encomenda grande dos referidos produtos. obrigado

    • Em qual cidade você trabalha, Gustavo? Nos informe para podermos indicar os seus serviços.
      Quanto aos produtos é uma questão absolutamente subjetiva. Existe quem não troca a Genco por nada mas também existe aqueles que preferem a Hidroall. Infelizmente não podemos opinar neste sentido pois são dois ótimos fabricantes.

  6. São muito boas as dicas de limpeza deste “site”, Só fiquei com uma dúvida sobre o tratamento de choque sem cloro, Como é que fica as medidas de tratamento de choque sem cloro? Quero dizer as medidas de PH, Alcalinidade e principalmente de cloro. Obrigado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.