Os benefícios de ter uma piscina em casa são enormes. Acordar cedo e dar um mergulho é uma vantagem que muitos querem e nem todos podem.

Mas apesar de ser um enorme e irrefutável privilégio, ter uma piscina em casa também nos traz algumas responsabilidades.

Pode-se imaginar que a piscina é como um carro: se você não cuidar, acaba dando problema, e se não tratar de resolver o problema pode acabar o perdendo.

Nesta linha de raciocínio, manter a piscina sempre limpa é algo que deve ser feito constantemente, não importando o tipo da piscina e muito menos se ela está ou não em uso.

Na realidade existe uma maneira de interromper o uso da piscina, é o que chamamos de hibernação da piscina, e explicamos no texto: “Interrompendo o uso da piscina – Como hibernar a piscina“.

Hoje vamos dar a você algumas dicas para cuidar da piscina e evitar que os problemas apareçam. Vamos lá?

Dicas para cuidar da piscina

Limpar o skimmer da piscinaUma dica que é extremamente válida e muitas vezes ignorada pelos proprietários das piscinas é a de limpar o pré-filtro da bomba e o skimmer!

A limpeza do pré-filtro e do skimmer contribui para uma boa circulação da água e um bom funcionamento do sistema de filtração, sem mencionar no aumento da durabilidade do cloro da piscina que não estará em contato constante com as folhas e impurezas retidas nestes locais.
Uma segunda dica para cuidar da piscina é manter sempre o cuidado com os parâmetros químicos da água.

Equilíbrio químico da piscinaJá falamos aqui a cerca da importância do controle do pH e também da importância do controle da alcalinidade. Confira os dois textos e veja o porquê de acompanharmos de perto o equilíbrio químico da água.

Além do pH e da alcalinidade da piscina, é interessante acompanhar a dureza da água e, é claro, o nível de cloro!

Uma terceira dica para cuidar da piscina é manter a piscina sempre livre de folhas e impurezas maiores que, em geral, são trazidas com o vento.

Limpar a superfície da piscinaAssim como quando elas param no skimmer ou no cesto do pré-filtro, quando elas caem na água e vão para o fundo da piscina, estas impurezas prejudicam não só a estética da piscina mas também a durabilidade do cloro.

Então não se deixe enganar! Utilize sempre uma peneira cata-folhas para manter a piscina livre desta sujeira!

Nossa quarta dica de hoje para cuidar da piscina é relacionada com a turbidez da piscina.

Clarificante para piscinaSempre que sua piscina estiver com aspecto turvo você deve observar duas coisas: a necessidade de oxidação e a necessidade de filtração.

Se o problema for a filtração, considere retrolavar a areia do filtro com mais frequência, aumentar o tempo diário de filtração ou usar algum clarificante de piscinas para auxilar o processo de filtração.

Caso o problema seja a necessidade de oxidação, é importante checar o pH e a alcalinidade e depois manter o cloro entre 2 e 3 ppm.

Há ainda a possibilidade de precisar realizar um tratamento de choque com cloro para restaurar o brilho da água.

Caso sua piscina seja muito utilizada, há ainda uma última possibilidade: seu método de desinfecção não está sendo suficiente.

Confira nosso texto: “Quando o cloro não é suficiente…” para entender melhor o que pode estar acontecendo.

Retrolavar o filtro da piscinaNossa última dica para cuidar da piscina é a correta operação e manutenção do filtro da piscina.

Manter o filtro sempre em dia, com a areia trocada anualmente ou de dois em dois anos é fundamental para cuidar bem de sua piscina.

A filtração é o coração da piscina e não podemos ignorá-la!

Confira nosso texto: “Como manter em dia o filtro de areia da piscina” e saiba mais.

Espero que vocês tenham gostado das dicas para deixar sua piscina sempre linda!

Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe aí pra gente no campo de comentários!

Respondendo sua dúvida poderemos ajudar não só você, mas toda a comunidade! Então compartilhe conosco suas dúvidas!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

6 COMENTÁRIOS

  1. Ola bom dia.

    Pretendo adquirir uma piscina de fibra de 6×3 ou 7×3,5m, seria entalada em um sitio onde não mora ninguém e so frequento ao finais de semana ou quinzenalmente, assim também sera o uso da mesma. Minha duvida e, sera possível tratar a agua somente uma vez por semana ou quinzenalmente ?

  2. 1 – Depois de aplicado o clarificante,quanto tempo após pode-se usar a piscina?
    2 – Deve-se colocar cloo na piscina de quanto em quanto tempo?
    3 – Deve-se ligar a bomba no período de não utilização da piscina, de quanto em quanto tempo e qual o período duração)?
    Grato

    • 1- Se aplicado na dosagem de clarificante, com 30 minutos de filtração já se pode utilizar a piscina.
      2- O tempo entre uma adição e outra de cloro deve ser aquela que supra a demanda de cloro da piscina. Se for necessário clorar de hora em hora, fazemos. Se for necessário clorar de dois em dois dias, fazemos.
      3- O período de filtração da piscina é determinado pelo conjunto filtrante. Cada conjunto de filtro e bomba filtra a piscina em um tempo diferenciado. É preciso ver quanto tempo seu filtro demora para filtrar a piscina inteira e este será o tempo necessário de filtração diária.

  3. clarificante , algicida e cloro uso na piscina, gostaria de saber quando usar e se posso usar junto com esses produtos ou mesmo se barrilha substitui algum desses produtos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO