Depois de mais de 150 textos falando sobre limpeza de piscinas, decidimos reunir este material numa única postagem.

A ideia é criar um manual de limpeza de piscinas com o passo a passo para você, que não sabe nada de limpeza de piscinas, poder ler e entender como limpar a sua piscina.

Como limpar a piscina - Manual passo-a-passo para iniciantesComo limpar a piscina

Uma das maiores motivações para criar este manual passo a passo para limpeza de piscinas foi a grande quantidade de perguntas do tipo:

“Bom dia! Comprei uma casa com piscina e não sei nada sobre tratamento de piscinas. O que eu faço?”

Então vamos começar com o básico do básico ok?

Grande parte das pessoas acha que limpar a piscina é um trabalho simples e que se resume à limpeza da superfície com a peneira para remover insetos, folhas e outras coisas…

Acabam esquecendo todo o restante do trabalho de limpeza que é crucial para que sua piscina não fique verde, turva e etc…

Realmente a limpeza de piscinas é uma tarefa simples, entretanto, nada que se aprenda do dia para a noite!

São várias as etapas que exigem da pessoa que limpa a piscina uma grande dose de responsabilidade, paciência e experiência.

Vamos então direto ao assunto…

Passo a passo para limpar a piscina

Primeiro passo para limpar a piscina

Limpar ao redor da piscinaO primeiro passo para limpar a piscina é realizar a limpeza de toda a parte externa da piscina.

Isto inclui a borda da piscina, o deck, e todo o entorno da piscina.

Fatores como o vento, a presença de plantas e a circulação de pessoas e animais pode causar um grande acúmulo de sujeira na parte externa da piscina.

Dessa forma comece limpando essa parte, sempre no sentido da borda da piscina para fora, com o objetivo de não deixar que a sujeira caia na piscina.

Neste primeiro passo, tenha em mente que para limpar cada tipo de material (madeira, mármore, pedras, etc.) existe um produto específico.

Segundo passo para limpar a piscina

Limpar o skimmerO segundo passo para limpar a piscina é realizar a limpeza do skimmer (comumente chamado de coadeira) e do pré-filtro da motobomba da piscina.

A coadeira ou skimmer é um dispositivo que fica na lateral da piscina captando a sujeira que por ventura caia na superfície da água.

Caso a piscina tenha esse dispositivo, é necessário esvaziar o depósito de sujeira do skimmer manualmente e mantê-lo sempre limpo.

O pré-filtro da motobomba, assim como o skimmer, deve ser limpo manualmente.

Lembre-se de desligar o sistema de filtração e fechar os registros necessários antes de abrir o compartimento do pré-filtro!

Terceiro passo para limpar a piscina

Limpar a superfície da piscina com a peneiraO terceiro passo no tratamento de uma piscina é a peneiração.

Trata-se da limpeza de toda a superfície da água.

Com a ajuda de um cabo telescópico equipado com uma peneira cata-folhas na ponta você deve retirar toda sujeira que esteja na superfície da piscina.

Retire folhas, insetos, galhos e todos os resíduos que estiverem boiando na piscina.

Quarto passo para limpar a piscina

Escovação das paredes e do fundo da piscinaO quarto passo para limpar a piscina é a escovação.

Trata-se da limpeza de todo o revestimento da piscina.

Esta etapa serve para evitar a formação de manchas e o acúmulo de algas, fungos e bactérias nas superfícies da piscina, ou seja, nas paredes e no fundo.

Para escovar a piscina, utilize apenas escovas macias, independente de qual for o revestimento de sua piscina, se ele for azulejo, vinil, fibra, pintura epóxi, pedras, madeira, não importa!

NUNCA utilize escovas com cerdas metálicas e palha de aço, pois você certamente danificará permanentemente o revestimento de sua piscina!

Recomendo a leitura do nosso texto que fala especificamente sobre a importância da escovação da piscina.

Quinto passo para limpar a piscina

Aspirar a sujeira que decantou na piscinaO quinto passo na limpeza de uma piscina é a aspiração.

Aspirar a piscina é uma das tarefas que exige mais paciência e experiência do piscineiro.

Depois da escovação da piscina, verifique a necessidade de utilizar um decantador na piscina.

Se precisar, jogue o decantador na piscina seguindo sempre as instruções do rótulo, aguarde o tempo necessário para que ocorra a decantação da sujeira e comece a aspiração.

Geralmente deve-se aguardar pelo menos 12 horas para que o decantador faça efeito e a piscina esteja pronta para ser aspirada.

Neste ponto eu recomendo a leitura do nosso texto onde explicamos porque não utilizar sulfato de alumínio para decantar a piscina.

Aspirar a sujeira que decantou na piscinaPara aspirar a piscina, conecte a mangueira no dispositivo de aspiração que fica na lateral da piscina de maneira que não fique nenhuma bolha de ar dentro da mangueira.

Para que a aspiração seja eficiente, dentre os registros de sucção, apenas o registro da aspiração deve estar aberto, devendo todos os outros da mesma linha estarem na posição “fechado”.

Pelo menos um dos dispositivos de retorno deve estar “aberto” de modo que a água aspirada retorne para a piscina.

Observe também as orientações quanto a posição da chave do filtro.

Caso você aspire filtrando, lembre-se de proceder com a limpeza da areia do filtro conforme orientação do fabricante ok?

A aspiração da piscina deve ser realizada lentamente para que a sujeira decantada não volte a ficar em suspensão na água.

Preste atenção aos cantos da piscina pois são locais onde geralmente a sujeira costuma acumular mais facilmente e em maior quantidade.

Principalmente nestes pontos, qualquer movimento brusco na hora da aspiração poderá comprometer todo o trabalho!

Quando finalizar a aspiração da piscina tome cuidado ao remover a mangueira do dispositivo de aspiração pois parte da sujeira pode ter ficado retida dentro da mangueira e cair novamente dentro da piscina.

Então coloque pra fora da piscina as duas pontas da mangueira antes de removê-la de dentro da água.

Medir e corrigir a alcalinidade da piscinaSexto passo para limpar a piscina

O sexto passo na limpeza de uma piscina é o tratamento químico da água, incluindo a cloração, o controle do pH da piscina e o controle da alcalinidade.

Neste ponto começaremos o tratamento químico da piscina, afinal de contas nem toda a sujeira da piscina é visível aos olhos.

Meça a alcalinidade da piscina e se necessário corrija-a.

Para fazê-lo com tranquilidade recomendo a leitura do artigo onde falo especificamente do controle da alcalinidade.

Em seguida meça o pH da piscina e se necessário corrija-o.

PH da piscinaAssim como o parâmetro anterior, escrevemos um artigo que lhe dará base para esta parte do tratamento químico da água.

Clique aqui para saber mais a respeito do controle do pH da piscina.

Temos ainda um texto com detalhes ainda mais minuciosos a respeito da alcalinidade e do pH da piscina. Clique aqui para ler.

O cloro específico para o tratamento da piscina é o que desinfeta a água matando os micro-organismos que podem ser nocivos à nossa saúde.

Cloro para piscina 10KgQuando dissolvido na água, ele funciona como bactericida, germicida, fungicida, algicida e algistático, enfim, é indispensável para que a piscina tenha uma água em condições de banho.

Aqui eu recomendo a leitura de nosso artigo sobre o manuseio do cloro da piscina.

NUNCA DEIXE DE LER atentamente o rótulo do cloro e siga à risca as orientações do fabricante em relação a quantidade e modo de aplicação na sua piscina.

Lembre-se também que o cloro granulado sem diluição prévia em água ou pastilhas de cloro jogadas diretamente na piscina podem manchar e danificar irreversivelmente os revestimentos de vinil e fibra de vidro!

Pronto. Esperamos que com este manual passo a passo de como limpar a piscina, você tenha uma base para cuidar de sua piscina com mais tranquilidade e segurança.

Aqui nós falamos apenas o básico do tratamento de piscinas.

Entretanto, nos artigos que indicamos ao longo deste manual, você terá mais detalhes e conseguirá compreender o passo a passo da limpeza da piscina.

Bom, como sempre, se ficou alguma dúvida, deixe aí embaixo no campo de comentários que estamos sempre à disposição aqui ok?

Se gostou do texto, clique no “Like” e compartilhe com os amigos, afinal de contas, você pode não ser o único que precisa saber mais como limpar a piscina.