A grande maioria dos frequentadores de clubes e outros estabelecimentos do gênero não dá a devida importância para a ducha da piscina.

A ideia de ter que entrar na ducha antes de entrar na piscina até incomoda uma parcela das pessoas que frequentam esses lugares.

Existem ainda os que pensam que a ducha da piscina é um acessório com finalidade unicamente estética…

Entretanto, a ducha da piscina é de fundamental importância para a saúde do usuário assim como para a manutenção da qualidade da água da piscina.

Não sabia disso? Não concorda? Vamos te explicar o porquê…

Importância da ducha da piscina

Os dois principais motivos para o uso da ducha da piscina são estes: a higiene do próprio banhista e a manutenção da qualidade da água da piscina.

Vamos falar detalhadamente de cada um…

Importância da ducha da piscina na saúde do banhista

Importancia da ducha da piscinaPara aqueles que ficam períodos prolongados sob o sol, a ducha da piscina contribui para manter a temperatura do corpo da pessoa mais próxima da temperatura da água da piscina, o que evita o choque térmico, que por sua vez pode causar problemas em diversas situações.

É óbvio que não adianta abrir a ducha e “passar correndo”!

É importante realmente tomar um banho na ducha, de pelo menos quarenta ou sessenta segundos para que a temperatura do corpo realmente se aproxime da temperatura da piscina.

A mesma regra pode ser aplicada para os que desfrutam da sauna antes de pular na piscina: é importantíssimo tomar uma “longa ducha” neste intervalo para reativar a circulação sanguínea e reduzir a vasodilatação.

Importância da ducha da piscina na manutenção da qualidade da água

Ducha para piscinasA ducha da piscina contribui positivamente para a manutenção do equilíbrio químico da água uma vez que ajuda a remover o excesso do óleo bronzeador, do protetor solar e de qualquer outro composto considerado impureza na piscina.

Caso a piscina não conte com este acessório, ela certamente demandará mais cloro, a limpeza da borda será consideravelmente mais complicada e por aí vai…

Já falamos sobre isso no texto sobre os fatores que prejudicam a limpeza da piscina. Se não leu, confira: “Fatores que prejudicam a limpeza da piscina“.

Além destes pontos, a ducha da piscina ainda é considerada um item de decoração auxiliando na criação do clima de sofisticação do ambiente.

Atualmente existem centenas de modelos de duchas e cada tipo de ambiente pode encontrar uma ducha que se adequa harmonicamente.

Escolhendo a ducha da piscina

Ducha da piscinaNa escolha da ducha certo para sua piscina, é interessante levar em conta o “clima” do ambiente.

Se a piscina transmite um ar de tranquilidade, uma ideia mais rústica ou um ar mais moderno…

É interessante observar os outros elementos presentes no ambiente da piscina: o deck, a cascata, a escada da piscina, os móveis utilizados, o tipo da piscina, as plantas do entorno e o projeto paisagístico como um todo.

O modelo de ducha mais comum é feito de aço inox, entretanto, se seu ambiente preferir, você pode encontrar duchas de aço com madeira, aço com fibra e vários outros materiais.

Hoje em dia existem modelos de duchas que desligam automaticamente, evitando o desperdício, e também modelos que controlam a temperatura da água.

Existem duchas removíveis, para os que pretendem usar a área da piscina para outros fins quando não estiver usando a piscina para nadar ou quando a piscina em questão for desmontável.

Na instalação da ducha da piscina

Apesar de ser um acessório extremamente fácil de ser instalado e não precisar de manutenção, é interessante observar uma questão na hora de instalar a ducha da piscina: o escoamento da água da ducha!

Ela deve ser instalada num local próximo à piscina mas seu escoamento nunca deve ser direcionado para a piscina!

Bom, é isso aí! Espero que você tenha gostado das nossas informações sobre a importância da ducha da piscina.

Se ficou alguma dúvida utilize o campo de comentários abaixo pois sua dúvida pode ser a mesma de várias outras pessoas e a discussão pode ajudar muita gente!

Não esqueça de compartilhar com aquele seu amigo que não gosta de tomar uma ducha antes de entrar na piscina! 🙂

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO