Você já deve ter lido por aí sobre os diferentes tipos de cloro usados no tratamento de piscinas.

A verdade é que se decidirmos listar todos os diferentes compostos clorados que podem ser usados para desinfetar a água de piscinas ficaríamos aqui o mês inteiro escrevendo!

Dentre estes diferentes compostos, existem alguns que são muito usados e que podem causar uma confusão na mente do usuário que não está familiarizado com a limpeza de piscinas.

Dentre estes que confundem bastante a cabeça da maioria, posso citar dois que estão sempre em pauta: o cloro líquido e o cloro granulado.

Cloro líquido e cloro granulado

Hoje vamos falar um pouco desses dois. Quais as diferenças, vantagens e desvantagens de cada um deles.

Se você ainda tem alguma dúvida quanto ao melhor tipo de cloro para sua piscina, continue com a gente!

O cloro líquido

Cloro liquido de piscinasO cloro na versão líquida é na verdade um composto chamado hipoclorito de sódio. É basicamente o que encontramos na água sanitária.

Ele possui algumas desvantagens mas possui também determinados pontos positivos quando comparado com o cloro granulado.

Desvantagens do cloro líquido

Dentre os pontos negativos do cloro líquido podemos citar a dificuldade no manuseio.

É bem mais complicado trabalhar com um líquido do que trabalhar com uma substância granulada, especialmente quando o líquido vem em recipientes de 50 litros.

A instabilidade também é um fator que prejudica a ação do cloro líquido. Como ele não é estabilizado, ele dura pouquíssimo tempo sob o sol.

Para saber mais sobre o uso de cloros estabilizados e não estabilizados, confira nosso texto:

Possui menor teor de cloro ativo. Ao contrário do cloro granulado, que geralmente tem mais de 60% de cloro ativo, a versão líquida pode possuir menos de 15%!

Isso reduz consideravelmente o custo benefício do cloro líquido.

Cloro liquido para piscinaVantagens do cloro líquido

Apesar de todos os pontos negativos do cloro líquido, alguma coisa ele deve ter de bom para continuar sendo usado por tanta gente, certo?

Depois de pensar por um bom tempo, só identificamos um ponto positivo do cloro líquido: o baixo custo.

Ele é bem mais barato que o cloro granulado e esta pode ser a razão pela qual ainda existam fiéis compradores.

Um outro ponto que alguns citam como ponto positivo do cloro líquido é sua fácil dissolução. Apesar de não ver isso como um ponto significantemente positivo, acredito que vale dizer…

O cloro granulado

Dicloro Granulado para piscinaAgora vamos falar da versão granulada do cloro que é, de longe, a mais utilizada pelos proprietários de piscinas residenciais.

Desvantagens do cloro granulado

Ao contrário do ponto positivo do cloro líquido, o granulado tem como desvantagem seu custo relativamente elevado.

Sinceramente, este não chega a ser um grande problema, afinal, quando se tem uma piscina, gastar R$80 ou R$100 com 10 Kg de cloro não parece problema.

Um outro ponto negativo do cloro granulado é a necessidade de dissolver o produto antes de jogá-lo na água, sobretudo em piscinas de fibra de vidro e vinil. Se você não dissolver o produto antes de jogá-lo na piscina você corre sérios riscos de manchar o revestimento da piscina.

Por falar nisso, nós escrevemos um texto falando sobre manchas na piscina mas infelizmente essas manchas de claro não saem!

Se sua piscina for de vinil, a única forma de retirar a mancha de cloro é trocando o vinil.

Se sua piscina for de fibra de vidro, a única forma de acabar com a mancha é fazendo uma nova pintura na piscina!

Vantagens do cloro granulado

O cloro granulado apresenta uma série de benefícios que fazem dele o mais usado nas casas brasileiras.

Podemos citar a facilidade no manuseio por ser um produto granulado e não ficar pingando ou escorrendo como o cloro líquido.

Cloro estabilizadoVale citar também a eficiência superior do cloro granulado. Em geral ele tem mais de 65% de cloro ativo e isso faz toda a diferença na hora de eliminar as algas e bactérias da piscina.

Há também a facilidade no transporte! Já imaginou o problema que seria deixar um cloro líquido pingar dentro do seu carro? Com o cloro granulado você não tem esse tipo de problema!

O cloro granulado pode ser estabilizado para ficar mais resistente à luz solar. O agente estabilizador funciona como um bloqueador solar e faz com que, além de mais eficiente, ele dure mais na água.

Fica claro que o cloro granulado é a melhor opção para a maioria dos casos.

Sempre recomendo, além da utilização do cloro granulado, o uso de pastilhas para auxiliar na manutenção do nível de cloro livre na água.

Empresas especializadas em limpeza de piscinas geralmente utilizam o cloro granulado por estes e outros motivos que não citamos…

Um exemplo de empresa que utiliza o cloro granulado com êxito absoluto é a Água Carioca. Eles trabalham com limpeza de piscinas no Rio de Janeiro e confiam no controle do pH, da alcalinidade e do cloro para deixar os clientes sempre satisfeitos com a água cristalina.

No site deles tem inclusive uma calculadora de custos onde você pode ter uma estimativa de custo da limpeza de sua piscina. Para saber mais, confira o link:

Espero que você tenha gostado dos esclarecimentos sobre o cloro líquido e o cloro granulado.

Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco através do campo de comentários logo abaixo! A comunidade está sempre pronta para lhe ajudar!

E você? Conhece alguém que utiliza cloro líquido? Já enfrentou algum problema com o cloro líquido? Conte pra gente sua experiência com o líquido e o granulado!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

13 COMENTÁRIOS

    • Depende, Gabriel. É preciso seguir as instruções do fabricante mas depende sobretudo da destinação dessa água. Ela será usada pra que? É uma piscina ou a água será usada na casa e na cozinha?

  1. Boa noite! Eu uso cloro granulado na minha piscina e quero passar a usar o cloro líquido qual a quantidade de cloro líquido eu devo botar para 26.550 metros cúbicos?
    Certo da sua atenção Fico grato

    • Mas por quê, Adilson? 😀
      Cloro líquido é um horror para manusear e controlar. Evapora muito rápido e vai embora com 5 minutos sob o sol.
      Respondendo à sua pergunta, eu não consigo te dizer quanto de cloro líquido colocar pois eles diferem entre si. A medida de um pode ser diferente de um outro devido à concentração e alguns outros fatores. Talvez esta informação você conseguirá com o fornecedor do produto, ok?
      Desculpe por não poder ajudar.

  2. Após fortes chuvas a agua da piscina ficou turva e o piso e paredes ficaram escorregadias.
    Qual o melhor procedimento a ser adotado ?

  3. Bom dia, gostaria saber se posso fazer água sanitária como cloro granulado (quantos litros de água pegaria para dissolver e depois quanto tempo leva para fabricar a água sanitária?), se mais econômico do que o cloro líquido, ou só a forma líquida é que é ideal na fabricação da água sanitária?
    Atenciosamente, Floriano.

  4. Tenho uma irmã que me sugeriu usar cloro ativo líquido, mas todos tem escrito água sanitária,ela disse que usa e a piscina dela nunca ficou verde,gostsria de saber se posso usar e a quantidade por metro cúbico? Tenho que suspender o uso do granulado?

    • Não recomendo o uso do cloro líquido, Helena. Não precisa suspender o uso do cloro granulado mas em hipótese alguma pode misturar os dois no mesmo recipiente, ok?
      A quantidade varia de fabricante para fabricante então você precisa verificar na embalagem do produto.

  5. Gostaria de uma melhor justificativa para a não utilização de cloro em pastilha e cloro líquido pelo risco de explosão pois nosso síndico faz este tipo de mistura mesmo tendo sido alertado para o risco de explosão. Peço uma resposta baseada na reação química de forma a ser compreendida numa assembleia, apesar do síndico ser engenheiro e não aceitar que há risco.

    • Carlos, boa tarde!
      Está na embalagem de qualquer composto clorado que não se pode misturá-lo com outros produtos. Se o síndico não leu, acredito que seja interessante alertá-lo. Caso ele já tenha lido, infelizmente não haverá justificativa que o convencerá…
      Infelizmente não saberei te informar os detalhes da reação química que ocorre entre os dois tipos de cloro. Para saber, recomendo que entre em contato com o fabricante do cloro em questão pedindo para falar com o químico responsável, ok? Desculpe por não poder ajudar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO