A limpeza de piscinas é um processo relativamente simples, porém, com várias etapas e procedimentos que devem ser seguidos de forma criteriosa para que o final seja uma piscina limpa e cristalina.

E uma das etapas de extrema importância é o tratamento físico da piscina.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre esta etapa tão importante para uma piscina saudável.

O tratamento físico da piscina é a retirada de impurezas como folhas, insetos e sujeiras depositadas no fundo e nas bordas da piscina.

Que tal um pequeno passo a passo?

Tratamento físico da piscina

Para fazer o tratamento físico da piscina é necessário o uso de peneiras, skimmers, carrinhos de aspiração, pré-filtro da bomba da piscina além do próprio filtro da piscina.

Basicamente o tratamento físico da piscina pode ser resumido em:

Limpar a área ao redor da piscina

Limpar o entorno da piscina - tratamento físico da piscinaO entorno da piscina deve ser limpo sempre no sentido contrário ao da piscina para evitar que a sujeira vá do piso na piscina.

Peneiração

Passar a peneira na piscina - tratamento físico da piscinaComo o próprio nome diz, é a utilização da peneira para remover folhas e insetos que por ventura estejam na superfície da piscina.

Limpar o pré-filtro e o skimmer

Estes dois pontos são cruciais para o tratamento físico da piscina.

Caso você não se atente, o sistema de circulação da piscina poderá estar “jogando contra você”.

Digo isso pois quando o pré-filtro está sujo, ele acaba “dissolvendo” esta sujeira na água e acabar com todo um trabalho feito anteriormente.

Isso sem falar que quando ele está sujo ele pode comprometer a vazão da água e acabar danificando a motobomba e o filtro da piscina.

O motivo de limpar o skimmer da piscina segue o mesmo raciocínio…

Limpeza das bordas

Limpeza da borda da piscina - tratamento físico da piscina

Limpe as bordas da piscina com o auxílio de uma esponja macia e um limpa-bordas próprio para esta função.

Não se esqueça de sair do senso comum e se lembrar da maneira correta de limpar a borda da piscina. Já falamos sobre isso num outro texto e se você não o leu ainda, agora é a hora!

Com nossa técnica de dois baldes, algumas gotas de limpa bordas em uma esponja umedecida basta friccionar as áreas a serem limpas.

Os limpa-bordas são, na verdade, detergentes neutros e biodegradáveis, formulados para a limpeza das paredes da piscina.

Uns geram mais espuma que outros, mas no final das contas, são todos muito parecidos.

Escovação da piscina

Escovação das paredes e do fundo da piscinaRealizar a escovação de todas as superfícies da piscina, incluindo as paredes e o fundo.

Dessa forma retiramos a sujeira que por ventura esteja nas paredes da piscina ou que por ventura tenha decantado e agarrado no fundo.

Confira nosso artigo que fala da importância da escovação da piscina.

Aspiração da piscina

Aspiração do fundo - tratamento físico da piscinaAspirar a piscina utilizando o sistema filtrante com um aspirador adequado para seu tipo de piscina.

Caso sua piscina seja de vinil, utilize aspiradores com cerdas!

Retrolavar e enxaguar o filtro

Finalmente retrolavar e enxaguar o filtro da piscina para eliminar a sujeira que foi retida na areia.

Recapitulando – Conclusão

Aparentemente é muita coisa porém quem conhece e sabe fazer o tratamento de piscinas geralmente não gasta muito tempo com esta lista.

Para saber mais sobre tratamento físico da piscina e também de outras etapas do processo de tratamento de piscinas, dê uma navegada em nosso site pois temos um vasto material que certamente poderá lhe auxiliar!

Um bom ponto de partida é o texto: “Manual de limpeza de piscinas passo-a-passo para iniciantes“.

Se ficou alguma dúvida com relação ao tratamento físico de piscinas, deixe aí no campo de comentários! Sua dúvida pode ser a dúvida de várias pessoas e será um prazer ajudá-lo!

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre o tratamento físico da piscina! Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais utilizando os botões abaixo!

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

2 COMENTÁRIOS

  1. Apos a escovaçao da piscina a sujeira do fundo nao vai misturar na agua?
    Pergunto: há a necessidade de esperar decantar a sujeira pois aqui na praia a sujeira maior e a areia que fica no fundo.
    Obrigado.

    • Quando se realiza a escovação da piscina é natural que as impurezas se misturem na água, Josemi. Justamente por isso, depois de escovar as paredes e o fundo da piscina, é interessante analisar a necessidade de utilização de um decantador. Se a sujeira estiver demais, realiza-se a decantação e aspira-se o fundo no próximo dia. Se a houver tanta sujeira assim pode-se aguardar o filtro capturar.
      Se o problema é areia, recomendo aspirar filtrando com maior frequência. Adicionalmente, utilizar um aspirador com cerdas pode ajudar na retirada das impurezas mais agarradas no fundo, ok?

DEIXE SEU COMENTÁRIO