Areia para filtro de piscinaHoje falaremos um pouco a respeito da troca da areia do filtro da piscina.

Já sabemos que a filtração da água é uma etapa importante do tratamento físico da piscina.

Não devemos menosprezar esta etapa com o risco de termos uma piscina leitosa, esbranquiçada, com aparência opaca..

Muita gente ignora e muita gente faz a troca a areia do filtro e nem sabe o porquê!

Inicialmente vamos falar do momento da troca da areia do filtro…

Quando se troca a areia de um filtro de piscinas?

A troca da areia do filtro da piscina acontece em duas ocasiões:

1- Quando falta areia no filtro.

2- Quando percebe-se a areia do filtro saturada.

E quando é que falta areia no filtro?

Troca da areia do filtro da piscinaA areia do filtro geralmente não diminui em quantidade considerável quando está em funcionamento dentro do filtro (apesar de perder-se um pouco de areia sempre que se faz uma retrolavagem).

Porém pode acontecer sim, do nível de areia dentro do filtro diminuir devido a algum problema no filtro.

O problema mais comum que leva a perda de areia, é quando surge algum defeito numa peça do filtro chamada crepina.

Quando alguma crepina se quebra dentro do filtro, o filtro perde um pouco da capacidade de filtração e vai perdendo gradativamente a sua areia.

É fácil perceber quando a crepina do filtro quebra pois durante o funcionamento do filtro, ele joga areia para dentro da piscina pelos bocais de retorno.

Geralmente só se percebe a areia quando ela pára no fundo da piscina.

E quando é que a areia do filtro fica saturada?

Dizemos que a areia do filtro fica saturada quando ela está tão suja que perde sua capacidade de filtração.

Alguns fatorem aceleram o processo de saturação da areia do filtro:

  1. Utilizar sulfato de alumínio: aspirar a piscina filtrando depois de utilizar o sulfato de alumínio como decantador é extremamente prejudicial à areia do filtro pois une os grãos de areia empedrando-a.
    Assim, toda aquela areia vira na verdade um monte de “brita” e sabemos que quanto maior forem os grãos de areia, maior serão as sujeiras que retornarão para a piscina mesmo passando pelo filtro. (veja nosso texto onde explicamos porque não usar sulfato de alumínio)
  2. Aspirar muita sujeira: muitos vão estranhar, afinal de contas o filtro foi feito para isso, porém, quando a piscina está demasiadamente suja, é interessante verificar a possibilidade de aspirar a sujeira ao esgoto para que toda aquela sujeira não passe pela areia do filtro.
    Certas vezes aspirar a piscina filtrando é muito prejudicial à areia do filtro.
  3. Falta de retrolavagem: é interessante retrolavar e enxaguar a areia do filtro da piscina sempre que a filtração já não estiver 100%!
    Se mesmo depois de retrolavar e enxaguar a filtração ainda não estiver eficiente, é provável que já esteja na hora de trocar a areia do filtro.

Porque fazer a troca da areia do filtro da piscina

Areia de filtro de piscinaO que acontece é que durante a filtração da piscina, o material suspenso passa pelo filtro, e os pequenos grânulos de areia retêm as partículas, para que a água retorne para a piscina limpinha.

Com o tempo, o material retido na areia, diminui o fluxo da água dentro do filtro, consequentemente aumentando o tempo de filtragem, já que a vazão de retorno diminui drasticamente.

Para eliminar o material retido na areia, é necessário realizar a retrolavagem do filtro, de acordo com as instruções do fabricante do filtro.

O atrito causado entre os grânulos de areia durante o processo de filtragem faz com que eles se desgastem, e a capacidade de retenção das partículas de sujeira diminui.

É interessante então fazer uma revisão anual no filtro para verificar se existe a necessidade de troca ou reposição da areia.

Dicas para prolongar a vida útil da areia do seu filtro da piscina

  • Sempre limpar o pré-filtro da bomba da piscina depois da aspiração para remover folhas e outras sujeiras retidas, evitando o entupimento e facilitando o processo de filtração.
  • Sempre fazer a limpeza do cesto do skimmer.
  • Retrolavar o filtro, de acordo com a necessidade.
  • Limpar as bordas da piscina para remover o excesso de sujeira utilizando uma esponja própria e algum produto “Limpa Bordas”, descartando o material retido na esponja (veja a forma correta de limpar a borda da piscina).
  • Escovar e passar a peneira na piscina para retirar sujeiras e possíveis manchas das paredes da piscina, bem como para retirar materiais sólidos tanto da superfície como do fundo. (veja a importância da escovação da piscina)
  • Observando essas dicas você prolonga a boa capacidade de retenção de sujeira de seu filtro mas é sempre bom lembrar: é indispensável realizar a troca da areia do filtro da piscina com frequência mínima de dois em dois anos!

Se estiver na hora faça já esta manutenção no seu filtro e mantenha seu sistema filtrante sempre em dia!

Esperamos que tenham gostado do artigo. No próximo texto daremos mais detalhes da troca da areia de fato.

Qualquer dúvida que tenha ficado, utilize o campo de comentários logo abaixo!