Porque não usar Sulfato de Alumínio na piscina?

Porque não usar Sulfato de Alumínio na piscina?

Já falamos bastante aqui a respeito da decantação, uma parte rotineira do trabalho de tratamento da piscinas…

Temos inclusive um artigo que fala especificamente disso… Se quiser vê-lo pode clicar aqui.

É um dos tópicos mais falados no nosso ramo… E não é atoa!

A decantação é, não só um processo fundamental no tratamento da piscina, como também acontece naturalmente dependendo das condições da piscina…

Decantação

A decantação é um processo de separação utilizado para separar misturas heterogêneas.

Em geral, chega a acontecer naturalmente quando a piscina está com o pH e o nível de cloro regulados.

É fácil perceber sua ocorrência quando se olha uma piscina com a água cristalina e somente o fundo sujo.

Decantadores

Apesar da possibilidade de acontecer naturalmente, o processo de decantação pode ser lento e acabar atrapalhando o êxito da limpeza…

Para que isso não aconteça nós utilizamos os decantadores que nada mais são que produtos químicos que auxiliam na aglutinação das impurezas suspensas na água da piscina.

Sulfato de alumínio de piscinasUm destes produtos, chamados de decantadores, é o Sulfato de Alumínio, que nós sempre falamos para NÃO USAR!!!

Calma, calma! Vamos explicar tudo…

Então, porque não usar o Sulfato de Alumínio para decantar sua piscina?

O Sulfato de Alumínio

O Sulfato de Alumínio é um produto até hoje muito utilizado na decantação de piscinas.

É formado com a dissolução do Hidróxido de Alumínio em Ácido Sulfúrico.

A sua versão utilizada em piscinas é um pó branco geralmente em embalagens de 2 ou 5 kg.

 

Porque NÃO USAR sulfato de alumínio em piscinas?

Por que não usar Sulfato de AlumínioBom, inicialmente pois ele altera o pH da água.

Somente este seria um motivo mais que suficiente para você não usar o Sulfato de Alumínio para realizar a decantação da sujeira de sua piscina.

Sabemos da importância do controle do pH no tratamento da piscina e sua alteração deve ser somente de caráter corretivo.

Existem decantadores que fazem com a mesma eficiência a decantação da piscina.

Todas as grande empresas fabricantes de produtos químicos para piscinas tem um produto com esta função como alternativa para o sulfato de alumínio.

Se podemos usar um decantador que não altera o pH da água, porque utilizar um que não tem este benefício?

Em segundo lugar, o sulfato de alumínio é um pó!

É muito mais fácil manusear um produto líquido com uma embalagem dosadora do que medir e colocar um produto em pó na piscina.

Pelo menos na nossa opinião… Tudo bem se você prefere o produto em pó…

Um terceiro motivo que citaremos para que você não use mais sulfato de alumínio é sua interação com a areia do filtro da piscina.

O Sulfato de Alumínio tem uma propriedade que o faz aglutinar os grãos de areia do filtro da piscina.

Você pode até ler na embalagem que, após adicionar o sulfato na água, deverá aspirar a piscina para o esgoto!

Ou seja, caso o sulfato entre em contato com a areia do filtro, esta ficará seriamente comprometida e perderá muito de sua eficiência.

E se você limpa sua piscina, você já deve ter visto que, mesmo com uma aspiração cautelosa e super bem feita, sempre fica um pouquinho de sujeira/decantador pra trás que acaba se misturando na piscina novamente…

Um outro motivo que não gostamos muito de citar é a possível relação do alumínio com o mal de Alzheimer!

Sim! É isto mesmo.

Estudos sugerem que a exposição ao alumínio favorece o surgimento da doença…

Decantar a piscina com que?

Decantador para piscinaEntão, se não podemos usar o Sulfato de Alumínio, como podemos realizar a decantação da piscina?

Como dissemos acima, toda empresa que fabrica produtos químicos para piscinas possuem uma alternativa ao sulfato de alumínio.

Basta procurar em qualquer loja especializada em piscinas e você verá!

Todos estes decantadores líquidos podem ser filtrados e em geral não alteram o pH da piscina.

Bom, espero que tenha gostado do artigo sobre o uso do Sulfato de Alumínio em piscinas.

Se gostou não deixe de compartilhar nas redes sociais para dar aquela forcinha.

Caso tenha ficado alguma dúvida você pode utilizar o campo de comentários logo abaixo para iniciar a conversa!

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

30 COMENTÁRIOS

  1. Bom Dia!
    Gostei muito das informações dadas. Tenho um dúvida; sempre limpei a piscina aqui de casa com produtos líquidos, inclusive o decantador ( exceção ao cloro ). Depois de alguns dias sem limpar, a piscina ficou verde, muito verde, fiz de tudo para decantar, algicida de choque, supercloração, doses maiores de algicida.. umas duas semanas nisso e a piscina não decantava de forma alguma. Chamei o piscineiro, ele usou o sulfato de alumínio, no outro dia a piscina estava TOTALMENTE decantada e água cristalina.

    • Exatamente – dependendo da situação – tem momentos que a decantação não vai de forma alguma, muito menos com super cloração. Ai você vai lá, usa o sulfato e como mágica em 12h sua piscina tá cristalina e toda a sujeira no fundo, não tem outra escolha, acaba sendo a melhor saída usar o sulfato de alumínio.

  2. Boa noite
    O uso do sulfato de alumínio não pode ser realizado com a filtragem da piscina, pois como diz no texto, prejudica a areia. Este processo deve ser realizado com a alavanca do filtro em recircular.
    Uma piscina que está “verde”, o sulfato é muito útil, pois elevando o pH da piscina, e após isso aplicando o sulfato, dá um choque na água, provocando a decantação da mesma.
    No outro dia basta apenas drenar o resíduo que vai ficar no fundo da piscina, e ajustar o pH da água novamente.
    Em um dia, uma piscina que está em péssimas condições, pode ficar cristalina e pronta para uso.

    • Acredito que a palavra “choque” não é correta quando se refere ao sulfato de alumínio na piscina, Murilo. Ele pode decantar sim as impurezas e deixar a piscina cristalina em pouco tempo mas ela só estará pronta para o uso quando o pH, a alcalinidade e o nível de cloro livre estiverem todos em seus devidos lugares. A aparência da água definitivamente não é tudo! 🙂

  3. Obrigada pelo post! Busquei produtos sem sulfato de alumínio, mas apenas encontrei decantadores com alumínio (tricloroalumínio da marca HtH; Clorohidróxido de alumínio da marca Genfloc; Cloreto monobásico de Alumínio da marca Hidroazul e o Cris Floc que descaradamente esconde a substância química do produto mesmo no site deles). Pesquisei sobre essas formas de alumínio e, mesmo sem alterar o PH da água (o que todas essas informam), possuem alumínio. Isso não seria a mesma coisa (exceto pelo PH) e não faria o mesmo mal (irritar mucosas, pele, possivelmente ser uma das causas do mal de alzeimer, dentre outros?). A água da minha piscina se tornou verde há 2 semanas, equilibrei o ph, alcalinidade, fiz choque de cloro como mostrava aqui e seguiu igual. Quero repetir o procedimento e depois decantar, mas não sei o que usar. Ajudem, please! Tenho um filho de 1,5 ano e não quero expô-lo ao alumínio.

    • Provavelmente todos os decantadores terão o Alumínio em sua fórmula. Entretanto o que não recomendo é o seu sulfato. Caso não queira usar decantador, poderá fazer um tratamento de choque na piscina e aguardar pouco mais de 24 horas com a piscina parada que a sujeira tende a descer. Mas pode-se usar outros decantadores que não o Sulfato de Alumínio sem problemas para a areia do filtro, ok Dayane?

  4. A verdade é que esses decantadores além do alumínio tem barrilha para equilibrar o pH se tornando ainda mais forte

  5. Como já foi dito, sem o sulfato de alumínio fica difícil fazer a limpeza e quem garante que esses produtos decantadores não tem em sua formula alguma substância pior e que vem nos causar um mal maior?

  6. Cada especialista fala uma coisa.

    Dizem que o sulfato de cobre na piscina da câncer mas esse mesmo sulfato e usado na agricultura e la não da câncer só na piscina queria uma explicação se é que existe explicação.

    Toda água potável que é distribuída pelas cidades são decantadas com sulfato de alumínio e barrilha agora na piscina da mal de alzheimer durma com um barulho desse como pode nós bebemos água tratada com sulfato de aluminio a vida inteira.

  7. Bem pessoal,no meu caso,a piscina que eu cuido contém 150mil litros,a água que abastece ela contém muito ferro(ferrugem),e o ph sempre está em 8.2 e a alcalinidade 60ppm.
    Eu uso 7kg de sulfato de alumínio para decantar,pois a quantidade de ferro é muito grande,deixo recirculando por 5 hs.
    No dia seguinte o ph está 7.4 e o ferro no fundo,após aspirar doso 1 litro de clarificante e deixo filtrando por 6hs.
    Só pra vocês terem uma noção,7kg de sulfato,decantar uma piscina de 660 mil litros se a água que abastece a piscina for boa.
    Abraços à todos.

  8. Li vários comentários aqui, estou com esta situação exatamente como a do 1o comentário, a seguinte situação em que solicitei a compra de um floculante, e meu empregado trouxe o sulfato de alumínio. Enfim, minha piscina está verde, após uma semana sem tratamento e apresenta insuficiência de cloro e ph baixo. Usei elevador, dois tabletes de cloro, algicida choque. Gostaria dela utilizável no dia seguinte, então como não havia usado ainda o sulfato resolvi pesquisar, encontrei este post falando sobre o produto, fiquei receoso de usar mas como é o que tenho vou experimentar. Tratamento começado as 13h(filtração) elevador pH, 300g, após 1h dois tabletes cloro 5em1, após 3h usado algicida choque alteração para (recircular). Teste feito, ainda pH baixo e sem reação ao cloro. Às 20:30 agora próximo vou adicionar o sulfato de Alumínio. Não sei a quantidade correta, piscina de 20k ml vou usar 05kg de sulfato e ver o resultado amanhã. Recirculando por 6hs.

  9. Bom dia. Uma dúvida, quando a piscina está turva e com aspecto de leite, isso foi por qual motivo? Agradeço.

  10. Tem algum clarificante q agromera mais a areia e fuligens… temho um robo q aspira piscina mas mem.todas as particulas sao aspiradas por serem muito pequenas mas grao de areia ele retem precisava de algo q ao decantar ele fiqur mais grosso ao se juntar nas particulas.. tem algum?

  11. bom dia,
    Tenho uma piscina (tanquinho) RSRSRS de cobertura que estão cobrando R$100,00 reais para limpeza 1x na semana. Então como a situação está difícil, resolvi eu mesma limpeza depois que essa pessoa deixou nao sei o que aberto que a água da piscina foi toda embora na última liumpeza. liguei pra ele e o mesmo esqueceu alguma coisa ligada. que esqueci agora…..

    preciso do passo a passo e quantidade dos produtos para uma limpeza de uma piscina com 5mil litros mais ou menos. como começo?

    já enchi e a água está verde, o que faço agora????

    Desde já agradecida,

  12. Usar sulfato de alumínio na piscina não é o problema, mas na água que vc bebe todo dia sim, pois a CEDAE usa no tratamento de água, são toneladas e toneladas diariamente, e sim é tóxico.

  13. Com todo respeito parece uma jogada de marketing, o sulfato de alumínio é eficiente e deixa pra trás muitos outros produtos que prometem a decantação mas não a fazem com a mesma eficiência e você acaba gastando valores exorbitantes para manter a piscina no ponto, a questão é o seguinte você deve drenar a piscina no dia seguinte da aplicação do sulfato de alumínio para limpar toda impureza e na próxima aspiração deve retrolavar e enxaguar o filtro.

    • Realmente a eficiência do Sulfato de Alumínio é inegável, Carlis. A questão é que sua utilização constante é prejudicial para o filtro uma vez que é impossível conseguir remover 100% do que decanta na piscina com uma aspiração.
      Com o passar do tempo, estas pequenas quantidades que não conseguimos captar na aspiração, vão entrando em contato com o filtro e danificando o elemento filtrante.
      Mas eu concordo contigo que ele funciona muito bem na decantação da piscina.

  14. Vocês mencionaram inúmeras razões para não usarmos o sulfato de aluminio, mas não é tão simples assim. Para se chegar a uma conclusão definitiva, teríamos que calcular o tempo estimado de validade da areia do filtro exposta a algum resíduo do sulfato. O sulfato tem suas vantagens também:…ele decanta MUITO mais do que qualquer outro produto, ele é MUITO mais barato que qualquer outro produto (especialmente quando comprado em sacos de 25kg) e ele age muito mais rápido também…E depois de ler aqui que bebemos água tratada com sulfato a vida toda decidi parar de gastar em produtos alternativos e prestar atenção na melhor maneira de se manusear o sulfato…

PARTICIPE