O maior terror das mulheres quando se trata de tomar um banho de piscina é o ressecamento dos cabelos na piscina.
Para elas, o cloro é o grande culpado pelos cabelos ressecados após algumas horas na piscina.
Mal sabem elas que o culpado não é somente o cloro. Na verdade, até a ausência de cloro na piscina pode ser um problema que acaba ressecando as madeixas.
Vamos ver aqui hoje o que de fato resseca a fibra capilar e como evitar esse problema que atinge tantos e tantos penteados…
Cabelos ressecados com o uso da piscina
Sim, o cloro resseca os cabelos!
Mas independente da quantidade de cloro, a acidez da água também influencia de forma contundente o ressecamento dos fios!
Quando falamos da acidez da piscina, estamos a falar do pH.
Se não sabe exatamente o que é pH, confira nosso texto: “A importância do controle do ph da piscina“.
Se o pH ficar acima ou abaixo do patamar ideal, que é entre 7,0 e 7,4), a água da piscina tende a ressecar os fios mesmo se ela não for tratada com cloro!
Para assegurar a tranquilidade das mulheres e a saúde dos cabelos, é interessante medir e corrigir frequentemente o pH da água bem como sua alcalinidade.
Para saber mais sobre a alcalinidade da piscina, confira nosso texto: “A importância do controle da alcalinidade da piscina“.
Não se esqueça: a alcalinidade da piscina deve ser mantida entre 80 e 120 ppm e o pH entre 7,0 e 7,4.
Feito isso, aplique cloro para mantê-lo entre 1 e 3 ppm e deixe a água filtrando por 6 horas diariamente.
Tratamento da piscina que não resseca o cabelo
Somente o controle desses parâmetros já ameniza bem o ressecamento dos cabelos com o uso da piscina.
Contudo, atualmente existem vários tratamentos alternativos que não utilizam o cloro como método de desinfecção da piscina.
Um deles é o tratamento com radiação ultravioleta. Com a desinfecção UV, você pode reduzir em quase 100% a utilização do cloro na piscina e com isso o ressecamento dos cabelos…
Um outro tratamento que não contribui para o ressecamento dos cabelos é o tratamento com ozônio. O gás ozônio é gerado a partir do oxigênio do ar e injetado na tubulação de retorno da piscina.
Assim como a desinfecção UV, o gerador de ozônio reduz consideravelmente a necessidade de colocar cloro e assim, reduz também o potencial da piscina de ressecar os cabelos.
Em outras palavras, existe sim formar de tomar banho de piscina sem ter que lidar com as madeixas ressecadas. O ozônio, inclusive, faz bem para a pele e os cabelos!
Apesar do seu custo relativamente elevado, o ozônio surgiu a alguns anos atrás e hoje já se apresenta como o futuro do tratamento de piscinas de médio e grande porte.
Confira nossos textos sobre a utilização do ozônio no tratamento de piscinas:
- Ozônio para piscinas – Conheça o uso desinfetante do gás ozônio
- O uso do ozônio no tratamento de piscinas
- Ozônio para piscinas | Tudo sobre tratamento de piscina com ozônio
- Ozônio para piscina – Tratamento de piscinas ecológico com ozônio
Esperamos que tenham gostado do artigo e que, de agora em diante, você tenha em mente que o vilão dos cabelos não é apenas o cloro.
O ressecamento dos cabelos na piscina é algo natural mas que pode ser amenizado.
Prevenção do ressecamento dos cabelos na piscina
De um lado o responsável pelo tratamento pode controlar melhor os parâmetros da água e escolher um método de desinfecção que minimize a utilização do cloro.
Por outro lado, você pode se prevenir se souber quando irá utilizar a piscina e sobretudo adotar alguns hábitos para não ter mais os cabelos ressecados em situação alguma.
Separamos algumas dicas para você não ter que sofrer com o ressecamento dos cabelos:
- Não utilize shampoos com tanta frequência! Os shampoos são as maiores causas do ressecamento dos cabelos. Adicionalmente, na hora de escolher um shampoo, escolha algum que tenha o pH entre 4,5 e 6,7.
- O cabelo que já é naturalmente ressecado, deve ser tratado de forma especial! Evite puxar e esfregar com as unhas o couro cabeludo. Utilize sempre a ponta dos dedos para esfregar o cabelo estimulando o couro cabeludo.
- Prefira produtos sem álcool e use sempre condicionadores sem perfume. Cabelos ressecados podem usar condicionadores à noite e lavá-los somente pela manhã.
- Não utilize escovas com as madeixas molhadas! Neste caso, prefira o pente, ok?
- Evite usar ferro quente se for usar o secador. Evite esticar o cabelo durante a secagem e sempre que for fazê-lo, faça com baixas temperaturas!
- Já falamos no texto sobre a tonalidade verde dos cabelos depois da piscina, sobre o vinagre. Ele é um excelente condicionador e pode otimizar a limpeza e brilho dos fios.
Para utilizá-los, acrescente ¼ de xícara de vinagre para uma tigela com água e use como condicionador após o shampoo, deixe por alguns minutos e enxague com água morna. - Outra receita para amenizar o ressecamento dos cabelos: misture 3 ovos, 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de cártamo e 1 colher de vinagre.
Aplique a mistura nas madeixas, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos após esse tempo, lave como de costume. - Tenha como hábito comer nozes e sementes. Elas são potencializam o brilho do cabelo ressecado.
Falamos a relação do cloro com os cabelos verdes também. Se quiser conferir, segue o link: “Mudanças de cor dos cabelos na piscina | Cabelo verde na piscina“.
Esperamos ter ajudado você a lidar com seu cabelo ressecado e sua piscina! 🙂
Cabelos ressecados na piscina, nunca mais, certo?
Adicione nosso site a seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe com os amigos!
Para começar a conversa, utilize o campo de comentários logo abaixo!