Um bom trabalho de limpeza de piscina é ainda mais eficiente se tiver a ajuda das ferramentas corretas!

Algumas delas são indispensáveis para o profissional de limpeza de piscinas: equipamentos manuais e produtos químicos que são companheiros fiéis na hora de realizar o tratamento da piscina!

Já escrevemos a algum tempo atrás a respeito dos principais produtos químicos para limpeza da piscina.

Hoje vamos dividir com vocês os equipamentos indispensáveis para a limpeza de piscinas e esperamos que, assim como elas estão sempre ao nosso lado, estejam ao seu também, nos bons e nos maus momentos! 🙂

7 equipamentos indispensáveis para quem limpa piscinas

O trabalho manual na limpeza da piscina leva à perfeição do tratamento da piscina como um todo.

O tratamento físico da piscina é feito com o objetivo de viabilizar uma ação eficiente dos produtos químicos utilizados na desinfecção da piscina, colaborando para ter uma água mais cristalina e saudável para os usuários.

Por isso, é preciso utilizar determinados acessórios e equipamentos manuais que auxiliam na execução do trabalho e garantem produtividade na limpeza de piscinas.

1Estojo de medição de pH e cloro

Kit de testes de cloro para piscinaO kit de testes de pH e cloro é o equipamento MAIS IMPORTANTE NA LIMPEZA DA PISCINA!!!

Não há como manter uma piscina limpa e saudável sem controlar o pH e a quantidade de cloro na piscina.

É preciso “vigiar de perto” estes dois parâmetros pois eles são a alma do negócio!

Recomendo comprar qualquer kit de testes de pH e cloro pois, em geral, são todos iguais ok?

Os fabricantes somente compram os reagentes e colocam suas marcas, ninguém produz de fato estes reagentes presentes no kit.

Para saber mais sobre o ph da piscina: “A importância do controle do ph da piscina“.

2Estojo de medição de alcalinidade total

Estojo de medição de alcalinidade total da piscinaO estojo de testes para alcalinidade de piscinas é a segunda ferramenta mais importante para o profissional que quer limpar uma piscina!

Se você não tomar conhecimento da alcalinidade, tratar da piscina poderá se tornar um pesadelo!

Este estojo te mostra de forma simples e rápida a alcalinidade da piscina e te dá o caminha para utilizar o elevador de alcalinidade ou o diminuidor.

Por ser daltônico, eu prefiro utilizar o estojo da Hidroall pois consigo identificar a alteração da cor da amostra da água mais facilmente.

Entretanto não existem maiores diferenças: todos funcionam da mesma maneira ok?

Para saber mais sobre a alcalinidade da piscina: “A importância do controle da alcalinidade da piscina“.

3Cabo telescópico

Cabo Telescópico para piscinaO cabo telescópico é a ferramenta mais utilizada na hora de limpar a piscina.

Com ele você passa a peneira na piscina, aspira o fundo da piscina, dá aquela escovada semanal nas paredes e no fundo da piscina…

É o braço direito de qualquer tratador de piscinas!

Atualmente existem vários modelos de cabos telescópicos, entretanto os mais comuns são de 3, 4, 5 e 6 metros.

Geralmente são divididos em duas partes mas é possível encontrar cabos, em especial os maiores, com três divisões.

Recomendo que você tenha um cabo telescópico que seja capaz de atravessar sua piscina de uma ponta à outra.

Se não for possível atravessar o comprimento da piscina, que ele consiga ao menos ser maior que a largura da piscina. Só quem já passou por isso sabe o quanto é difícil e demorado aspirar uma piscina com um cabo telescópico pequeno.

4Peneira Cata-folhas

Peneira cata folhas de piscinaA peneira é um equipamento conhecido embora muitas vezes menosprezado.

A utilização da peneira na piscina constitui uma tarefa simples que, se deixada de lado, pode dificultar enormemente a limpeza de uma piscina, sobretudo em locais com muita vegetação, poeira proveniente de estradas de terra ou mesmo do asfalto e etc..

O ideal é não deixar que as impurezas se acumulem na superfície da piscina e muito menos que desçam para o fundo pois uma vez lá, dificilmente você conseguirá removê-las com a peneira sem revolver a água no fundo da piscina.

Isso acaba atrapalhando a decantação da piscina e comprometendo o processo de aspiração posterior.

Existem inúmeros tipos de peneiras no mercado, entretanto eu recomendo a utilização desta da foto pois, apesar de ser de metal, ela tem uma trama que não é nem muito grossa que possibilita a sujeira passar e nem muito fina que crie muita resistência na hora de peneiras a superfície e pegar sujeiras no fundo da piscina.

5Escova curva

Escova para piscinasA escova da piscina também é um dos equipamentos manuais indispensáveis para manter dita cuja sempre bem cuidada.

Sem ela é fácil notar o aparecimento de manchas nas superfícies da piscina, encrustações e algas nas paredes e rejuntes da piscina e com o tempo, essas coisas tendem a sumir com o cloro da piscina muito mais rapidamente.

Existem vários modelos de escova para piscina no mercado, entretanto o que eu recomendo é este da imagem: a escova curva.

Não é difícil perceber o motivo… Estas cerdas que ficam ligeiramente inclinadas nas extremidades da escova auxiliam na escovação de pontos difíceis da piscina, como a união das paredes com o fundo, por exemplo.

Para saber mais sobre a escovação da piscina: “Escovação da piscina – Por que escovar a piscina?“.

6Aspirador

Aspirador da piscinaO aspirador é o mais solicitado, em especial, quando utiliza-se o decantador para fazer com a sujeira vá para o fundo da piscina.

Ele é parte fundamental na ressurreição da piscina para o final de semana depois de um longo período sem os devidos cuidados.

O aspirador é um dos equipamentos manuais que cada um prefere um determinado modelo. Contudo, ele deve ser escolhido de acordo com o tipo da piscina.

Eu particularmente gosto de utilizar o carrinho de aspiração com cerdas em todos os tipos de piscinas, exceto piscinas sem revestimento (de cimento grosso, por exemplo).

As cerdas do aspirador já dão uma mãozinha na escovação além de ajudar a soltar alguma sujeira que continue agarrada no fundo da piscina…

Aqui vale lembrar que existem alguns aspiradores que possuem cerdas nas laterais, e estes eu definitivamente não recomendo pois estas cerdas levantam a sujeira no momento da aspiração fazendo com que você tenha que aspirar a piscina muito mais lentamente.

7Mangueira flutuante

Mangueira flutuante para piscinaA mangueira flutuante é a ferramenta mais icônica no tratamento da piscina.

Qualquer pessoa que veja essa mangueira azul já sabe que se trata de uma mangueira para limpeza de piscinas.

Assim como os outros equipamentos manuais usados para limpar a piscina, existem vários fabricantes deste tipo de mangueira no mercado.

Eu sempre recomendo esta mangueira da foto pois é bem leve de fácil manuseio.

Não recomendo umas mangueiras que são mais duras e semi-transparentes pois, apesar de serem mais resistentes à ação do cloro e ao ressecamento causado pela ação solar, não flutuam direito e acabam levantando a sujeira que está decantada no fundo da piscina.

É isso aí! Estes são os principais equipamento manuais necessários para limpar a piscina com perfeição.

Se você pensa em fazer a limpeza de sua piscina, recomendo que verifique se tem todos estas ferramentas antes de começar o tratamento pois caso não tenha o serviço certamente não ficará completo!

Não deixe de ler o artigo onde falamos dos 6 produtos químicos indispensáveis para limpar uma piscina!

E você? Tem outras ferramentas do tratamento de piscinas que utiliza e acha que deveriam entrar na lista?

Qualquer dúvida que tenha ficado, utilize o campo de comentários logo abaixo para conversarmos!

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

4 COMENTÁRIOS

  1. Como fazer a retirada total do ar de dentro da mangueira de limpeza? É terrivel comecar a limpar e ver que deu entrada de ar e o motor perdeu quase toda a potencia de sugar e retornar. Abc!

  2. Olá. Ainda não entendi completamente a diferença do uso do Estojo de medição de pH e cloro e do Estojo de Medição da Alcalinidade Total. Poderiam me dar uma dica?

  3. ola gostaria de entrar no ramo de limpezas de piscinas mas preciso de muitas dicas de quais equipamentos deverei usar para que eu posso me transformar em um bom profissional caso vc possa me ajudar eu agradeço

DEIXE SEU COMENTÁRIO