Com esta publicação, a ideia é te passar uma visão geral sobre o que precisa ser feito para conseguir uma piscina limpa. É um pequeno resumo do trabalho de tratamento da piscina.
Muita gente que constrói uma piscina em casa prefere pagar o trabalho de empresas especializadas em limpeza e tratamento de piscinas para garantir que não terá dores de cabeça neste sentido. Por outro lado, existem pessoas que preferem colocar a mão na massa e limpar a piscina por conta própria.
Se você faz parte deste segundo grupo, que limpa a piscina de fato, esse resumo da limpeza da piscina é pra você!
A frequência da limpeza da piscina
A primeira coisa que você precisa saber é a frequência ideal da limpeza da piscina. Para fazer o tratamento de piscinas coletivas, nossa recomendação é que você possa fazer a limpeza pelo menos de dois em dois dias e o motivo é muito simples: quanto mais pessoas usam a piscina, mais cuidados ela precisa.
Em piscinas coletivas a quantidade de sujeira que entra em contato com a água é maior e, consequentemente, o cloro é consumido muito mais rapidamente. Pode até chegar num ponto onde o cloro não é suficiente! Em última análise, em piscinas coletivas fica nítida a maior necessidade de reposição do cloro e também de tratamento físico.
Em piscinas residenciais, com alguma prática, você consegue manter a piscina limpa com um dia de trabalho semanal.
O que fazer para ter a piscina limpa
Passando para a limpeza propriamente dita, precisamos observar o tratamento físico e o tratamento químico da piscina. Vamos ver cada um deles…
Tratamento físico da piscina
Com alguma frequência, algo em torno de uma vez a cada 15 dias, é preciso escovar não só as paredes mas também todo o fundo da piscina. Já falamos sobre a importância da escovação da piscina.
Diariamente, ou o máximo que puder, é bom que você passe a peneira para retirar impurezas da superfície. A peneiração influencia diretamente o resultado final e a facilidade do processo de tratamento como um todo.
É importante também, sempre que houver utilização da piscina, se atentar para a limpeza das bordas que, caso seja negligenciada, se tornará um problema difícil de resolver a posteriori.
Durante toda a semana, a filtração deve funcionar pelo tempo necessário para filtrar todo o volume de água da piscina. Se seu conjunto filtrante consegue filtrar o volume da piscina em 4 horas, deixe a piscina filtrando 4 horas por dia. Se seu conjunto filtrante leva 12 horas para filtrar toda a água da piscina, deixe a piscina filtrando pelo menos 12 horas por dia.
Vale dizer que existem equipamentos que controlam este tempo de filtração e ligam e desligam a motobomba de maneira automática. Não queremos colocar sua capacidade em questão mas não conte que você conseguirá ligar e desligar a motobomba diariamente no horário correto pois isso é humanamente impossível. Se o seu trocador de calor não faz este controle, existem temporizadores que são feitos exatamente para isso e custam muito pouco.
Tratamento químico da piscina
Dentro do tratamento químico da piscina, é preciso salientar a importância do controle da alcalinidade total, que deve ser feito pelo menos a cada 15 dias.
É importantíssimo lembrar também da necessidade de controlar o pH da piscina, que deve ser feito pelo menos de 2 em 2 dias.
E o controle do cloro livre na água, que deve ser feito diariamente.
Sim! É preciso controlar o nível de cloro livre na água todos os dias e se possível de manhã e de noite pois é este teor de cloro que impede que você tenha problemas com a piscina turva ou mesmo com a indesejada piscina esverdeada.
Ainda sobre o equilíbrio químico da piscina, separamos uma publicação onde mostramos exatamente quais são os valores ideais para cada um dos parâmetros químicos da piscina. Confira:
Outras coisas que você deve fazer diariamente
- Verifique se a água está se mantendo cristalina;
- Passe a peneira na piscina;
- Não negligencie a filtração. Instale um temporizador para ligar e desligar o filtro todo dia;
- Adicione cloro à água sempre que necessário;
- Prefira clorar a água no final do dia, especialmente se o cloro que você usa não é estabilizado;
- Aprenda como escolher o melhor cloro para sua piscina.
Outras coisas que você pode fazer semanalmente
- Verifique as condições da borda da piscina e faça a limpeza se for necessário;
- Verifique a alcalinidade da piscina e corrija-a se necessário;
- Utilize algicidas de manutenção na piscina especialmente na época das chuvas;
- Utilize auxiliares de filtração, também chamados de clarificantes, para ajudar o filtro na retenção de impurezas
- Faça a aspiração da piscina sempre que perceber um acúmulo de sujeiras no fundo.
Para ver este processo com mais detalhes, confira nosso manual de limpeza de piscinas para iniciantes:
Conclusão
É fácil perceber que, apesar de ser um resumo da limpeza da piscina, é mais fácil contar com profissionais para fazer este tratamento. Se quiser, ou precisar, colocar a mão na massa, este foi um pequeno resumo da limpeza da piscina e, seguindo-o, você terá boas chances de manter a piscina sempre cristalina e saudável.
Acesse os links adicionados ao longo do texto para saber mais sobre os assuntos relacionados e, se tiver alguma dúvida na hora de cuidar da sua piscina, fale conosco!
Boa Tarde,
Aconteceu comigo que.
Tratei uma piscina esverdada.
Até ai tudo bem, mas ao acertar os parâmetros(pH e Alcalinidade), ela não decantou.
Depois de ajustar os parâmetros coloquei o floculante e para minha surpresa no outro dia de manhã ela se encontrava verde claro.
Foi chato pois ela decantou pouca coisa, e no outro dia a mesma coisa e o verde mais fraco.
Sabe o que fez de errado?
É bem provável que a desinfecção não foi suficiente para matar as algas, Alexandre. Nestes casos é interessante elevar o cloro livre para cerca de 3 PPM antes de utilizar o decantador. Expliquei isso na seguinte publicação:
Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀
Boa noite!
Quando eu for ajustar os parâmetros da minha piscina, posso ajustar todos ao mesmo tempo caso seja necessário, ou seja, colocar barrilha, cloro e clarificante ao mesmo tempo na piscina?
Ou dúvida, eu possuo purewater, quando for colocar cloro e outros produtos, é necessário deixar o purewater em 0 para não interferir?
Obrigada
Não pode, Mariana. O ideal é seguir a seguinte ordem: ajustar a alcalinidade, o pH, conferir a alcalinidade novamente, e, só então ajustar o nível de cloro livre. Quanto ao PureWater, recomendo entrar em contato com eles para verificar. Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀