Já falamos bastante aqui a respeito da decantação, uma parte rotineira do trabalho de tratamento da piscinas… Temos inclusive um artigo que fala especificamente disso… Se quiser vê-lo pode clicar aqui.

O procedimento feito para decantar uma piscina é um dos tópicos mais falados no nosso ramo e não é sem motivo! A decantação é, não só um processo fundamental no tratamento da piscina, como também acontece naturalmente dependendo das condições da piscina.

Decantação

A decantação é um processo de separação utilizado para separar misturas heterogêneas.

Em geral, chega a acontecer naturalmente quando a piscina está com o pH e o nível de cloro livre regulados.

É fácil perceber sua ocorrência quando se olha uma piscina com a água cristalina e somente o fundo sujo.

Decantadores

Apesar da possibilidade de acontecer naturalmente, o processo de decantação pode ser lento e acabar atrapalhando o êxito da limpeza… Para que isso não aconteça nós utilizamos os decantadores que nada mais são que produtos químicos que auxiliam na aglutinação das impurezas suspensas na água da piscina.

Sulfato de alumínio de piscinasUm destes produtos, chamados de decantadores, é o Sulfato de Alumínio, que nós sempre falamos para NÃO USAR!!!

Calma, calma! Vamos explicar tudo…

Então, porque não usar o Sulfato de Alumínio para decantar sua piscina?

O Sulfato de Alumínio

O Sulfato de Alumínio é um produto até hoje muito utilizado na decantação de piscinas.

É formado com a dissolução do Hidróxido de Alumínio em Ácido Sulfúrico.

A sua versão utilizada em piscinas é um pó branco geralmente em embalagens de 2 ou 5 kg.

Porque NÃO USAR sulfato de alumínio em piscinas?

Por que não usar Sulfato de AlumínioBom, inicialmente pois ele altera o pH da água.

Somente este seria um motivo mais que suficiente para você não usar o Sulfato de Alumínio para realizar a decantação da sujeira de sua piscina.

Sabemos da importância do controle do pH no tratamento da piscina e sua alteração deve ser somente de caráter corretivo.

Existem decantadores que fazem com a mesma eficiência a decantação da piscina sem alterar seu pH.

Todas as grande empresas fabricantes de produtos químicos para piscinas tem um produto com esta função como alternativa para o sulfato de alumínio.

Se podemos usar um decantador que não altera o pH da água, porque utilizar um que não tem este benefício?

Em segundo lugar, o sulfato de alumínio é um pó!

É muito mais fácil manusear um produto líquido com uma embalagem dosadora do que medir e colocar um produto em pó na piscina. Pelo menos na nossa opinião… Tudo bem se você prefere o produto em pó… 🙂

Um terceiro motivo que citaremos para que você não use mais sulfato de alumínio é sua interação com a areia do filtro da piscina.

O Sulfato de Alumínio tem uma propriedade que o faz aglutinar os grãos de areia do filtro da piscina.

Você pode até ler na embalagem que, após adicionar o sulfato na água, deverá aspirar a piscina para o esgoto!

Ou seja, caso o sulfato entre em contato com a areia do filtro, esta ficará seriamente comprometida e perderá muito de sua eficiência.

Se acompanha nosso blog já deve saber que a filtração é um dos pilares de uma piscina saudável, juntamente com a circulação e a desinfecção da água. Se você ainda não viu, confira esta série de textos onde mostramos os três pilares para uma piscina limpa e saudável:

  1. Filtração: o primeiro dos três pilares de uma piscina saudável
  2. Circulação: o segundo dos três pilares de uma piscina saudável
  3. Desinfecção: o terceiro dos três pilares de uma piscina saudável

E se você limpa sua piscina, você já deve ter visto que, mesmo com uma aspiração cautelosa e super bem feita, sempre fica um pouquinho de sujeira/decantador pra trás que acaba se misturando na piscina novamente… Ou seja: a casa uso do Sulfato você perderá inevitavelmente um pouco de performance do filtro da piscina.

Um outro motivo que não gostamos muito de citar é a possível relação do alumínio com o mal de Alzheimer! Sim! É isto mesmo!

Estudos sugerem que a exposição ao alumínio favorece o surgimento da doença… As primeiras evidências apareceram na década de 60 mas hoje já sabemos que além desta, existem várias outras coisas que podem desencadear o desenvolvimento da doença.

Decantar a piscina com que?

Decantador para piscinaEntão, se não podemos usar o Sulfato de Alumínio, como podemos realizar a decantação da piscina?

Como dissemos acima, toda empresa que fabrica produtos químicos para piscinas possuem uma alternativa ao sulfato de alumínio.

Basta procurar em qualquer loja especializada em piscinas e você verá! Estes decantadores líquidos podem ser filtrados e em geral não alteram o pH da piscina.

A triste notícia é que todos eles também são compostos cuja composição contém o alumínio… 🙁

Nossa sugestão é que você elimine o Sulfato de Alumínio do tratamento da sua piscina e que passe a usar decantadores líquidos. Mais pela possibilidade de filtrar, pela manutenção do pH e pela facilidade no uso pois a eliminação do alumínio nos parece impossível até o momento.

Bom, espero que tenha gostado do artigo sobre o uso do Sulfato de Alumínio em piscinas.

Se gostou não deixe de compartilhar nas redes sociais para dar aquela forcinha.

Caso tenha ficado alguma dúvida você pode utilizar o campo de comentários logo abaixo para iniciar a conversa!