Especialmente as piscinas abastecidas com água de mina, água de poço ou água de lago, é comum encontrá-las com uma tonalidade escura, quase preta.

Esta cor da água pode caracterizar a presença de metais na água! Geralmente é uma tonalidade do verde para o marrom que aparece minutos após a colocação do cloro.

Já falamos sobre a presença de metais na piscina em um vídeo e em alguns outros artigos. Hoje vamos falar um pouco mais sobre isso…

Como saber se tem metais na água?

Para saber se há metais na água, o ideal é realizar um teste de oxidação.

  • Utilize um recipiente plástico, preferencialmente branco, para coletar água da piscina. Nós utilizamos um copinho plástico.
  • Adicione cerca de uma colher de cloro na água.
  • Aguarde aproximadamente uma hora
  • Verifique a cor da água para saber se há e qual metal existe na água.

A água pode mudar de cor ou apresentar sólidos decantados, dependendo da quantidade de cloro você colocar.

Se a água se apresentar amarelada ou marrom, indica a presença de ferro.

Se a água se apresentar verde ou azul escuro, indica a presença de manganês ou cobre.

Metais decantados com a adição de cloro no copo

Estes metais, ferro, manganês e cobre, podem ser encontrados na água utilizada para abastecimento de piscinas, geralmente vindas de minas, poços ou lagos.

Para determinar o nível de cada metal é preciso realizar a análise em um laboratório especializado, entretanto, o teste descrito pode identificar se há ou não e, inicialmente, é isto que importa.

Água da piscina com ferro

Para acabar com a presença de ferro na piscina será necessário fazer um tratamento de choque com cloro na água.

  • Aplique cerca de 15 gramas para cada 1.000 litros de água na piscina.
  • Deixe a filtração ligada por cerca de 30 minutos e desligue a motobomba.
  • Aguarde cerca de 12 horas e veja se a coloração escura decantou. Em caso positivo basta aspirar drenando. Em caso negativo, repita o procedimento adicionando logo em seguida o decantador de sua preferência. (Não utilize sulfato de alumínio!)

Aspirando os metais da piscina

Lidando com piscinas com água rica em metais

Caso não queira se preocupar com a presença de metais na água da piscina, conte com uma empresa especializada no tratamento de piscinas.

Em geral, estas empresas já estão acostumadas a lidar com a limpeza de piscinas abastecidas com água rica em metais.

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Para saber mais sobre o tratamento de piscinas com água rica em metais, confira os links:

Se sua piscina está marrom, mas não com cor de ferrugem, confira nosso artigo onde falamos sobre o tratamento da água da piscina marrom. Neste, tratamos a piscina utilizando somente o cloro e o decantador comum:

Qualquer dúvida que tenha ficado você pode sanar utilizando o campo de comentários logo abaixo. Grande abraço e até a próxima!