Uma piscina com água leitosa, água opaca ou esbranquiçada não é o que ninguém quer para o final de semana ou para as férias.

Esses sinais indicam que há algo errado com a piscina! Você sabe exatamente o que é?

Ao final deste texto esperamos que você já tenha em mente o que fazer para acabar com essa água opaca e leitosa e rever sua piscina linda e cristalina.

Vamos aprender de uma vez por todas as causas desse aspecto esbranquiçado da piscina e aprender também como evitar que a água assuma essa aparência de alta turbidez…

Possíveis causas da água da piscina leitosa, opaca ou esbranquiçada

Vejamos os principais fatores que podem ocasionar a alta turbidez da água e consequentemente esse aspecto branco:

  • Água da piscina leitosa, opaca ou esbranquiçadaAreia do filtro velha ou saturada.
    A qualidade e quantidade da areia do filtro devem ser verificadas uma vez por ano.
    Como não é fácil para identificar a qualidade da areia, sugiro que você nos consulte para verificação e possível troca.
  • Tempo de filtração insuficiente.
    O tempo para filtração deve ser observado de acordo com o fabricante do filtro da piscina para evitar que a água da piscina fique leitosa ou esbranquiçada.
  • Alcalinidade e pH acima dos parâmetros recomendados.
    Deve-se manter a alcalinidade entre 80 e 120 ppm e pH da piscina entre 7,2 a 7,8. (Veja aqui a importância de controlar o pH e aqui a importância do controle da alcalinidade da piscina)
  • Falta de cloro na piscina.
    Verifique se o nível de cloro livre está entre 1 e 3 ppm.
  • Água da piscina leitosa, opaca ou esbranquiçadaFalta e/ou excesso de uso do clarificante.
    O recomendável é utilizar 1,5 ml/m³ semanalmente.
  • Excesso de ácido cianúrico. (É muito raro, digamos que ocorre 1 vez em 10000 casos! Mas pode acontecer…)
    Geralmente provocado devido a utilização de cloros estabilizados. Neste caso, interrompa imediatamente o tratamento com cloro estabilizado e passe a utilizar o hipoclorito de cálcio. Em casos extremos se faz necessário drenar aproximadamente 30% da água e repor com água tratada (APENAS EM CASOS EXTREMOS!). Depois de completar o nível da água da piscina, inicie um tratamento com de 4g /m³ de Hipoclorito Granulado.

É fácil perceber que são muitos os fatores que podem fazer com que sua piscina fique com a água opaca e leitosa.

Para não ter que se preocupar com problemas como este, conte sempre com uma empresa especializada em limpeza de piscinas para cuidar da sua!

A água da piscina leitosa, esbranquiçada ou opaca, é apenas um dos problemas com os quais estas empresas estão familiarizadas e geralmente sabem bem o que fazer para resolver!

Confira alguns outros problemas comuns que você pode estar enfrentando e as devidas soluções:

Esperamos que tenha gostado do artigo!

Para sanar qualquer dúvida, você já sabe, utilize o campo de comentários logo abaixo.

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

23 COMENTÁRIOS

  1. É normal que a água fique completamente leitosa depois de utilizar o sulfato de alumínio, Alberto. Aguardando o tempo necessário, que normalmente não chega a 24h, a decantação deve ocorrer.
    Se não ocorrer, pode ser pelo desequilíbrio da água. A correção dos parâmetros deve ser feita antes de qualquer procedimento!

  2. Esta sujeira suspensa, incluindo o sulfato de alumínio utilizado anteriormente, deve precipitar caso os parâmetros da água fiquem dentro dos patamares ideais, ou seja, Alcalinidade 100 ppm, pH 7,2 e com a desinfecção do Solo em dia.

  3. como devo fazer para ter certeza de mistura bem feita do decantador em uma piscina de grandes volumes ex: 438 ³; 500 , etc…?
    há necessidade de adicionar barriha junto com o decantador, se o ph estiver em 7,6;7,8; alcalinidade 120, para ter certeza que vai decantar?
    como adicionar o decantador para obter um melhor resultado do produto?

    • Para certificar-se de que o decantador vai ser espalhado de forma homogênea na piscina, Rinaldo, o interessante é manter o filtro ligado enquanto adiciona o produto e ir jogando-o em partes. Digo, se precisar colocar 4000 ml de decantador, tente adicionar 500 ml de cada vez até atingir o volume necessário, sempre espalhando pela superfície da piscina.
      Não há a necessidade de utilizar a barrilha caso você utilize outro decantador que não o sulfato de alumínio.
      Para ter a certeza de que o decantador vai funcionar, é interessante manter o cloro sempre entre 1 e 3 ppm, e todos os outros parâmetros regulados.

      • QUAL O TEMPO NECESSÁRIO DE RECIRCULAÇÃO PARA O PROCESSO DE MISTURA DO CLARIFICANTE?

        CASO EU QUEIRA FAZER TAMBÉM OXIDAÇÃO DE CHOQUE COM O CLORO NO MESMO INTERVALO DA DECANTAÇÃO;PODEREI FAZE-LO, OU ISTO PREJUDICARIA A MINHA DECANTAÇÃO?

        Em 16/03/2016 09:07, Disqus escreveu:

        • Não precisa gritar, Rinaldo! 🙂
          A mistura geralmente não é o problema se você jogá-lo em toda a superfície da piscina. Contudo, recomendo pelo menos 30 minutos com a bomba ligada na posição recircular.
          Se for realizar uma oxidação de choque com o cloro, recomendo fazê-la antes da decantação. Assim você potencializa o efeito do decantador que vai fazer descer tudo que ainda estiver em suspensão.
          Se permanecer alguma dúvida, estamos aqui, ok?

          • Muito obrigado,e me perdoe se deixei parecer estar gritando, devido o tamanho das letras .È que na hora de digitar não levei em consideração o tamanho das letras e nem passou pela minha cabeça que iria gerar este entendimento.

            Por isso peço mil desculpas.

          • Qual seria o tempo suficiente de intervalo entre a cloração de choque e o inicio do processo de decantação?

            • É bom deixar o cloro “fazer efeito”, Rinaldo. Aguardar pelo menos um dia depois da supercloração para fazer a decantação pode assegurar que a decantação sairá como planejado especialmente se a piscina estiver com infestação de algas.

          • decantei e aspirei. porem antes de mim outras pessoas tentaram decantar e não conseguiram, com isso eles acabaram jogando bastante clarificante na tentativa de conseguir decantar e nada.

            Hoje o ácido cianúrico também está alto, em torno de 157 ppm devido o uso extenso do cloro estabilizado; mas não sei se esta seria a causa do esbranquiçamento.

            Se a causa for essa, eu sei que só se resolve jogando parte da água fora,mas acontece que eu não tenho certeza.

            Vou iniciar um processo de supercloração toda semana com um outro tipo de cloro, na tentativa de melhorar a qualidade da água e também eliminar este esbranquiçamento da água..

            Acredito também que possa ser excesso de clarificante que foi jogado na piscina, neste caso o que eu devo fazer para remover este excesso da água?

            • A causa dessa tonalidade branca pode sim ser excesso de decantador. Caso seja, basta deixa a água parada que estas partículas decantarão. Não há necessidade de jogar água fora, ok?
              Quanto ao ácido cianúrico, fique tranquilo. Inicialmente ele não deve ser encarado como um problema.

  4. minha piscina está assim também, por causa excessiva de cloro, se eu colocar mais água vai adiantar alguma coisa?

  5. estou com esse problema tenho uma piscina de 30 mil litros que dispensa o tratamento de cloro utilizando ionizador, antes da água ficar branca ela estava na cor verde mar então adicionei na água HTH Clarifica, Algicida de manutenção, e joguei dois produtos em pó, Sulfalto de alumino e Barrilha decantador. após esperar o repouso da água no dia seguinte a sujeira verde estava toda no fundo da piscina então fiz a aspiração drenando a água porém apos completar a aspiração a água estava com uma cor esbranquiçada.
    não sei mais o que fazer alguem sabe como posso resover?

    • Provavelmente são resquícios do sulfato que não foram aspirados, Caique.
      É preciso aspirar com cautela para evitar que a sujeira suba…
      Mantendo a desinfecção de forma eficiente, com o pH, a alcalinidade e a dureza da água ajustados, provavelmente o filtro da piscina irá resolver este problema em algumas horas.

  6. O que devo fazer,minha piscina estava um pouco verde,joguei sulfato de alumínio e elevador de alcalinidade,decantou mais a água está esbranquiçada?

  7. Houve um incendio muito grande, e muito perto, a piscina ficou cheia de cinza, há forma de tratar a água da piscina com partículas de cinza, ou tenho de trocar a água.
    +/- 10m3

  8. Boa tarde coloquei os produtos na piscina como barrilha e sulfato de alumínio após aspira a piscina a água ficou leitosa, oque devo fazer para acerta a água

  9. Olá. Tenho uma piscina de 46.000 litros, joguei o Sulfato de Alumínio 2Kg para decantação e 1 hora recirculando, após 24hrs a água está branca e leitosa. O que devo fazer para corrigir? Não tem cloro, pois me instruíram a decantar e após ajustar o nível de cloro. O que devo fazer? Agradeço desde já a atenção ao meu comentário.

DEIXE SEU COMENTÁRIO