Piscina em estado críticoQuando a piscina está em estado crítico, sem tratamento a muito tempo, ou até mesmo com tratamento mas completamente verde devido à infestação de algas, se faz necessário a realização de um tratamento diferenciado: o tratamento de choque na piscina.

Também é necessário este tratamento quando se observa uma contaminação da piscina com fezes ou animais mortos.

Mais conhecido como supercloração, este tratamento é caracterizado pela adição de cloro na piscina em quantidade superior ao comum.

Geralmente, adiciona-se 14 gramas de cloro granulado para cada 1000 litros de água da piscina.

Vamos lá, aprender a fazer o tratamento de choque na piscina:

Tratamento de choque na piscina

Piscina verdeO tratamento de choque na piscina é utilizado quando há um problema muito grave na piscina e somente o cloro em excesso poderá resolver, como:

  • Contaminação da água por animais mortos ou fezes;
  • Grande número de banhistas frequentando a piscina diariamente;
  • Chuvas intensas;
  • Água verde e sinais de crescimento de algas;
  • Queixas de ardência nos olhos ou forte odor de cloro;
  • Odor desagradável na piscina;
  • Excesso de matéria orgânica na água;
  • Água da piscina muito suja por qualquer outro motivo.

Como fazer o tratamento de choque na piscina

 

Tratamento de piscina verdeVerifique e ajuste os níveis de Alcalinidade (80-120 ppm) e pH (7,0 a 7,4).

Para maiores informações sobre pH consulte nosso artigo onde falamos da importância do controle do pH.

Faça uma supercloração com 14 g de de Cloro Granulado por metro cúbico de água.

Já falamos anteriormente sobre como o cloro funciona.

Após a supercloração, toda a sujeira da água deverá descer para o fundo da piscina.

Se sua piscina está muito verde, recomendo deixar este cloro agir por pelo menos um dia e depois usar decantador para que a sujeira e as algas desçam para o fundo da piscina.

Lembrando que não recomendo o uso de sulfato de alumínio. Veja o artigo onde explicamos por que NÃO USAR sulfato de alumínio.

Aspire o fundo com o filtro na posição denar.

Se tiver alguma dúvida consulte nosso artigo onde falamos sobre como decantar a piscina.

Importante: Após realizar a supercloração, utilize a piscina somente quando o cloro livre estiver entre 1 e 3 ppm.

Para não ter que se preocupar com estes detalhes, conte com uma empresa especializada em limpeza de piscinas para cuidar da sua!

O tratamento de choque é utilizado pontualmente e não é interessante que haja esta necessidade de forma recorrente.

Além de ter que interditar a piscina, toda vez que você realiza uma supercloração na piscina você acelera o processo de desbotamento do vinil ou da fibra de sua piscina, sem contar com os danos que o excesso de cloro pode causar em seu trocador de calor!

Conte com uma empresa especializada para realizar o tratamento de sua piscina de forma a não precisar realizar o tratamento de choque.

É isso aí! Esperamos que tenham gostado do artigo!

Para sanar qualquer dúvida relacionada ao tratamento de choque em piscinas, utilize o campo de comentários logo abaixo e converse conosco!

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

12 COMENTÁRIOS

  1. Minha piscina tem 13.000 l e ficou sem tratamento alguns dias cheguei de viagem acho que coloquei produtos demais como cloro e barrilha, tb não consigo elevar a alcalinidade e o PH. Grato

  2. Acho que ja fiz besteira então… Pois após tentar de tudo, ainda enchi a piscina de elevador de PH… Umas 600 gr. nada ocorreu, ai dei uma super clorada.. 🙁 ou seja, uma serie de besteiras… sera que tem solução? Seria muito difícil trocar toda essa agua pois se trata de um prédio! Grato

  3. A princípio eu segui, colocando elevador de alcalinidade, na ordem de 130, não alterou nada, então no dia seguinte coloquei mais 130, e mais uma vez nada. Foi ai que clorei o recomendado, ou seja, 170gr. Tudo isso em nada alterava os testes, foi ai que me disseram para regular o ph primeiro, o que tb nao deu resultado, nem na fitinha nem nas gotas! Irritado, dei uma super clorada. Me ajude! O que posso fazer? Aguardar? Deixar recirculando? Grato

    • A correção dos parâmetros deve ser feita com cautela, Marcelo. Pode-se adicionar, por exemplo, o elevador de pH e aguardar uma hora para sua completa homogenização. Depois deste prazo você pode medir novamente e se houver a necessidade poderá adicionar mais elevador de pH. Assim se faz com a alcalinidade e com o cloro também. Se não deu resultado numa primeira adição, aguarda um pequeno prazo e continue corrigindo.
      Acredito que pode começar do princípio: regular a alcalinidade, passar para o pH e só depois conferir o cloro. Quando tiver tudo regulado acredito que a turbidez da água já terá sumido…

  4. Prezados, tenho uma dúvida.
    Para realizar o tratamento de choque, primeiro eu preciso ajustar a alcalinidade e o ph; e só depois disto fazer a super cloração?
    Grato,

  5. Alugueis uma casa com piscina, não sei como foi as manutenções dessa. A água está clara o nível de Ph e cloro está abaixo do nível.
    O fundo da piscina está sujo já tentei usar o aspirador e não tem resultado pois a sujeira (parecido po) ela se espalha quando tento aspirar.
    Não sei usar o filtro em qual posição deixar a alavanca e nem mesmo as torneiras.
    Alguém poderia me ajudar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO