Ozônio para piscinas | Tudo sobre tratamento de piscina com ozônio

Ozônio para piscinas | Tudo sobre tratamento de piscina com ozônio

Este artigo é o primeiro de uma série que falará a respeito dos tipos de tratamentos para piscina

Hoje vamos falar a respeito do tratamento de piscinas com ozônio!

São vários os métodos de tratamento que, no final, têm como principal objetivo eliminar todo e qualquer microrganismo que esteja na água da piscina deixando-a segura para os usuários.

Muitos de vocês já ouviram falar que o cloro de piscinas não faz bem para a saúde.

Uns sabem que faz mal pois resseca os cabelos, causa ardência nos olhos, deixa cheiro forte na água.

E realmente grande parte desta conversa é verdadeira!

Existem estudos que apontam que a utilização de determinados tipos de compostos clorados em piscinas podem gerar sub-produtos cancerígenos!

É por isso que vamos falar a respeito dos métodos de tratamento de piscinas e hoje escolhemos falar a respeito do ozônio para piscinas!

Sim, isto mesmo! Você não leu errado! Uma das tecnologias mais recentes e promissoras no tratamento de piscinas é a utilização do gás ozônio para tratar a água da piscina.

Vejamos alguns pontos importantes da aplicação do ozônio em piscinas…

O que é ozônio?

O ozônio, ou triTratamento de piscinas com ozôniooxigênio,  é um gás azulado gerado a partir do gás oxigênio.

Este mesmo oxigênio que respiramos!

O gás ozônio é formado por moléculas muito mais instáveis que sua molécula com apenas dois átomos, o oxigênio (O2).

Por isso geralmente não se pode manter o ozônio por muito tempo, ele acaba se desfazendo e formando mais moléculas de oxigênio.

É sabido que com as descargas elétricas que ocorrem na atmosfera, as moléculas de oxigênio (O2) se separam e acabam fornecendo seus átomos para outras moléculas de O2, formando assim o gás ozônio (O3).

Pelo fato de ser altamente instável, esta molécula, em condições reais, dura poucos segundos na atmosfera…

Características do ozônio

  • O ozônio é um oxidante super potente.
  • Ele pode ser formado a partir do ar ambiente.
  • A molécula do ozônio se decompõe em oxigênio, não deixando resíduos no ambiente.
  • O ozônio mata bactérias.
  • O ozônio mata fungos.
  • O ozônio mata leveduras.
  • O ozônio mata protozoários.
  • O ozônio MATA ATÉ VÍRUS!

O ozônio é o germicida natural mais potente que existe!!!

Mas tratar a piscina com ozônio porque?

São incontáveis os benefícios de tratar piscinas com gás ozônio!

Vamos fazer mais uma lista?

  • O ozônio é 100 vezes mais eficaz que o cloro, ou seja, ele é mais potente quando aplicado para eliminar microrganismos nocivos à saúde humana.
  • O ozônio age 3120 vezes mais rápido que o cloro, agilizando qualquer processo de desinfecção de piscinas.
  • O tratamento de piscinas com ozônio não resseca a pele dos banhistas, garantindo maior prazer e conforto.
  • O tratamento de piscinas com este gás também não irrita os olhos.
  • Ozônio para tratamento de piscinasO sistema de geração e transferência de ozônio é ecologicamente correto uma vez que utiliza como única matéria prima o ar e libera este mesmo gás como resíduo.
  • O sistema de tratamento de piscinas com ozônio também é ecologicamente correto pois consome pouquíssima energia elétrica.
  • Ao contrário da água tratada com cloro, aquela que é tratada com ozônio fica incolor, cristalina, sem cheiro nem resíduos químicos.
  • Piscinas tratadas com ozônio não desbotam a roupa dos banhistas.
  • O sistema de tratamento com ozônio é totalmente automático, dispensando o manuseio de produtos perigosos como o cloro, que, se inalado, pode causar sérios danos à saúde.
  • Alguns microrganismos desenvolvem defesas contra a ação oxidante do cloro e acabam se tornando resistentes, o que não ocorre com o ozônio.
  • Dispensa gastos mensais com produtos químicos pois, como já dissemos, utiliza o ar como matéria prima.
  • Ao contrário do tratamento com cloro, a utilização do ozônio não requer a correção frequente do pH da piscina facilitando a vida do dono da piscina.
  • O ozônio não provoca corrosões nos equipamentos da piscina, uma vez que, se instalado de forma correta, ele nem chega a entrar em contato com a bomba, o filtro e outros equipamentos da piscina.

Enfim, são vários, inúmeros motivos para abandonar o cloro e partir para uma solução melhor e mais prática!

Esperamos que vocês tenham gostado de nossas explicações sobre a utilização do ozônio no tratamento de piscinas.

Para sanar qualquer dúvida que tenha ficado utilize o campo de comentários logo abaixo ok?

E não se esqueça de passar essa ideia ecológica adiante!

Receba dicas e novidades grátis no email

COMPARTILHE

22 COMENTÁRIOS

  1. Olá
    Gostaria de saber como é feita a manutencãodo equipamento q trata com O3, se é necessário de tempos em tempos levar o equipamento pra ser recarregado com o O3, por exemplo.
    Obrigada.
    Att.

    • Os bons geradores de ozônio não precisam de manutenção Evelyn. Sinceramente não sei como funciona os geradores “de segunda linha”, mas os que são realmente bons não precisam de nenhum tipo de manutenção pois o ozônio é gerado dentro do equipamento sem “gastar” nenhum tipo de matéria prima que não seja o ar ambiente.

  2. Bom dia. Tenho academia e tratamento de ozônio em minha piscina. Mesmo sendo um lugar de alta circulação de pessoas e sendo também piscina aquecida, ela dispensa o uso de química? Obrigado!

    • Não! Definitivamente não dispensaria a utilização de produtos químicos, Christiano.
      O ozônio em conjunto com a desinfecção UV podem reduzir a necessidade de zero pra quase zero, mas não se pode tratar água de piscinas no Brasil sem a utilização de um método que tenha proteção residual.

    • A instalação é feita na casa de máquinas da piscina, bem como um sistema de desinfecção UV ou uma outra motobomba. Quanto a vida útil, depende enormemente da marca do equipamento! Conhecemos equipamentos que não tem vida útil definida pois nenhum (desde a fundação da empresa!) apresentou defeitos crônicos ou irreversíveis! São equipamentos consideravelmente mais caros, claro! Mas conhecemos também marcas que não duram mais que dois anos, pela tecnologia utilizada (ou falta dela…).
      Mesmo com o ozônio em funcionamento, o cloro não pode ser completamente descartado! Contudo. com bons equipamentos, é possível reduzir sua utilização em quase 100%!

  3. Estou fazendo o projeto hidráulico de uma piscina que está em construção. Já sabendo que eu vou utilizar o ozônio para tratamento da água é indicado que eu posicione o bico de retorno da água da piscina o mais fundo possível, já que se trata de um gás, que sobe naturalmente? Obrigado.

    • Não, Rodrigo. Independente do método de desinfecção, a piscina deve ser projetada para maximizar a circulação da água. Além disso, devido à instabilidade da molécula de ozônio, ele dificilmente chega à piscina. A desinfecção ocorre quase que instantaneamente na casa de máquinas, ok?

  4. Bom dia fizemos a instalacao do aosrelho de izonio ha 15 dias e nossa piscina ficou verde, o que temos que fazer para manutencao e isto nao ocorrer mais?

  5. Olá!
    Que marcas são recomendadas de geradores de ozônio para uma piscina residencial de 3×4?
    Obrigada,
    Luciana

  6. Boa noite estou com um projeto em andamento de uma piscina de 32 metros de comprimento e 20 de largura, no comprimento 12 metros terá 1 metro de profundidade e 20 metros terá 3 metros de profundidade. Qual seria o melhor meio de tratamento com o ozônio?

  7. Ola Equipe Pool Piscina!
    Gostaria de saber o custo para colocar o aperelho de Ozonio em uma piscina de 1 milhao de litros, outra de 300.000 litros, outra de 200.000 mil litros e outra de 100.000 miltros em um Resort situado em Praia Grande – SC.
    Na piscina de 1 milhao tem 4 bombas para a filtrar a agua. Como fazer para adaptar o Ozonio?

  8. Trabalho limpando piscinas , mas do modo “tradicional” . Gostaria de saber qual a diferença? Se é que existe! Desde já agradeço.

  9. Boa tarde, instalei uma piscina de 30.000 lts e com o tratamento de ozônio, a bomba liga automaticamente por duas horas diárias, mas a água está turva, pode me dizer porque? Obrigada

PARTICIPE