No nosso Guia completo de eliminação de algas da piscina, citamos as infames algas amarelas ou algas mostarda.

Desta vez vamos falar especificamente deste tipo de alga que uma vez ou outra pode aparecer na sua piscina.

Se está procurando como eliminar algas amarelas da piscina, este texto é pra você!

O que são as algas amarelas?

Eliminar algas mostarda da piscinaAlgas mostarda ou simplesmente algas amarelas são um tipo raro de algas que podem infestar a piscina de proprietários desavisados.

Mesmo sendo bem raras, é muito importante conhecê-las pois é muito mais fácil combatê-las quando identificamos sua presença precocemente.

As algas amarelas são comumente confundidas com areia, sujeira ou manchas na piscina. Elas não tem aquele aspecto pegajoso e escorregadio das tradicionais algas verdes.

Ao invés de escorregadias, elas se aderem às escadas, às paredes e a outras coisas que ficam submersas na piscina.

Eliminando algas amarelas da piscinaElas também são resistentes ao cloro e, por isso, bem chatas de serem removidas.

Este tipo de alga pode viver inclusive fora da piscina! Em outras palavras, elas podem se desenvolver na superfície de luvas, brinquedos de crianças, boias, equipamentos manuais da piscina e etc…

Se identificar a presença deste tipo difícil, é melhor desinfetar tudo isso!

Eliminar algas amarelas da piscina

Bolamos um passo a passo simples para você eliminar as algas amarelas da piscina de uma vez por todas.

Lave bem as roupas usadas na piscina

Lave todo traje que entrou em contato com a água da piscina.

Se possível utilize uma máquina de lavar com função de secadora, isto provavelmente vai matar as algas que permanecerem nas roupas.

Lave os brinquedos e as boias

Desinfete todos os brinquedos aquáticos bem como as boias utilizando alguma solução desinfetante apropriada.

Desinfete todos os equipamentos da piscina

Para desinfetar tudo de uma vez, coloque todos os equipamentos dentro da piscina e realize uma supercloração.

Não esqueça o cabo telescópico, a mangueira de aspiração, os baldes usados no tratamento, a escova, o carrinho de aspiração e etc…

Tudo que puder ser submerso deve ser colocado na piscina para ser desinfetado.

Confira o balanceamento químico da água

Verifique se o pH da piscina está em torno de 7,2. Se for necessário, faça a correção.

Não esqueça de deixar a alcalinidade próxima de 120 ppm.

Estes valores permitem que a supercloração seja mais efetiva.

Escove a piscina

Faça a escovação da piscina sem deixar pra trás nem um centímetro! Escove as escadas, todos os degraus, se houver bar molhado… TUDO!

A ideia aqui é desprender as algas das superfícies internas da piscina e deixá-las em suspensão para que o cloro atacar e destruí-las.

Faça uma supercloração

Assim como fizemos para eliminar algas pretas da piscina, realize uma super cloração seguindo o processo com a escovação.

Utilize cerca de 14 gramas de cloro para cada 1000 litros da capacidade total de sua piscina.

Aspire as algas drenando

Reabasteça sua piscina com água limpa. Não utilize o robô limpador da piscina nesta situação! Aspire manualmente o fundo da piscina com o filtro na posição “Drenar”.

Algas amarelas podem viver inclusive no filtro da sua piscina! Então, não queira fazer esta água passar pela areia!

Uma vez que a ideia é aspirar drenando, recomendamos começar a abastecer a piscina até o topo para compensar a perda de água.

Continue escovando a piscina

Depois que o nível de cloro estiver elevado, continue com a escovação da piscina por alguns dias: dois ou três podem ser suficientes.

Durante todo este tempo o nível de cloro livre deve estar elevado como na supercloração.

Mantenha o pH e a alcalinidade sob controle.

Verifique e repita o processo

Depois de toda esta maratona para eliminar as algas amarelas da piscina, é importante verificar se elas realmente foram mortas.

Se houver alguma dúvida, repita o procedimento para ter a certeza de que não há mais nem um resquício dessas benditas na piscina.

Se, depois de aspirar a piscina drenando, a água estiver balanceada e visualmente bonita, cristalina, pode ser uma boa hora para voltar com o tratamento de manutenção da piscina.

Prevenir algas amarelas e algas mostarda na piscina

Eliminando algas mostarda da piscinaManter a desinfecção da piscina e seu balanceamento químico sempre em dia são os segredos para mantê-la sempre protegida contra eclosão destas algas amarelas.

Passe por este check-list para ver se ela está segura:

  • Controle o pH, controle a alcalinidade, controle o cloro livre na piscina mantendo-os sempre no patamar ideal. Nem um minuto de descuido com o tratamento químico da piscina.
  • Mantenha a filtração da piscina em dia! Por via de regra, de 8 a 12 horas de filtração são suficientes para filtrar toda a água de qualquer piscina.
  • Mantenha a atenção com o tratamento físico da piscina: aspiração e escovação devem ser constantes sobretudo no verão.
  • Se achar interessante, realiza um tratamento de choque de 15 em 15 dias ou mesmo semanalmente. Apesar de achar um método de prevenção muito drástico, pode ser uma boa solução para quem não quer correr riscos.

Espero que este passo a passo para remover algas amarelas da piscina possa te ajudar na força tarefa e, claro, se achar conveniente, conte com uma empresa experiente para cuidar de sua piscina!

Alguns anos de prática no ramo podem fazer uma diferença gritante na hora de manter uma piscina limpa.

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Receba dicas e novidades grátis no email

GOSTOU DO QUE LEU?

5 COMENTÁRIOS

  1. Já tive visita destas pragas. Ela começa aparecendo de leve nas laterais e no outro dia toda as laterais e fundo estão infectados visualmente. Faço o tratamento com solo. Mas ele sozinho não deu conta do recado (como diz na embalagem). Hoje adiciono semanalmente 1,5ml por cúbico de água. E também esta medida de decantador semanalmente. Estou aspirando com mais frequência, principalmente que com a chegada do verão estamos utilizando mais a piscina. Parabéns pelas excelentes matérias.

  2. boa noite !alguma das piscinas que eu cuido ao adicionar o cloro na agua apos alguns minutos faço a mediçao e a piscina nao da cloro de forma alguma . obs parametros da agua estao corretos..

    • Experimente medir de outro modo para certificar-se de que o que está usando está realmente funcional, André. Pode tentar a fita de testes e também o estojo de testes. Além disso, verifique a quantidade de cloro nas instruções do produto e também o modo de usar. Só então faça a medição. Se o problema persistir, nos conte aqui!

DEIXE SEU COMENTÁRIO