Muita gente pergunta sobre a obrigatoriedade do uso do cloro na piscina e na maior parte das vezes é porque já pensa em substituir o cloro pelo Ionizador.

Parar de usar o cloro na piscinaVemos que tem muita gente querendo parar de usar o cloro na piscina e instalar um Ionizador pois tem muita gente trabalhando com tratamento mesmo sem entender absolutamente nada do passo a passo para a limpeza da piscina. Se quem limpa a piscina não sabe o que está fazendo, uma série de problemas podem ocorrer e vários deles são, equivocadamente, associados ao uso do cloro na água.

É o caso do cheiro de cloro na piscina, que é causado pela falta do cloro e não pelo seu excesso. É o caso da ardência nos olhos, que é causada pelo descontrole do pH da piscina, e não pelo cloro (ainda que também pode ser causado pelo excesso de cloro).

Mas voltando à pergunta:

Posso substituir o cloro da piscina pelo Ionizador?

Antes de te contar, vamos fazer uma breve comparação entre o uso do cloro na desinfecção da piscina e o uso do gerador de íons. Depois deste comparativo você mesmo vai saber se pode ou não deixar de usar o cloro com o gerador de íons na piscina.

A ação do Ionizador na piscina

Chamamos de Ionizador o equipamento que, instalado na casa de máquinas da piscina, gera íons de cobre e prata e os insere na tubulação para agir nas impurezas da piscina.

Funcionamento do ionizadorEstes íons realmente eliminam algas e bactérias da piscina deixando-a absolutamente cristalina sem muito esforço.

Eles são capazes de eliminar inclusive os vírus presentes na piscina!

Mas então eu posso eliminar o cloro e passar a usar somente o ionizador?

A triste notícia é que a limpeza da piscina não se dá somente com a prevenção do desenvolvimento das algas, bactérias e vírus. Utilizando somente o ionizador dificilmente você vai ver a água da piscina esverdeada mas também não vai estar segura para banho.

Como assim?

O que acontece é que os íons de cobre e prata gerados pelo Ionizador não possuem nenhuma ação oxidante e, por isso, não eliminam certas impurezas que, mesmo não alterando o visual da piscina, a deixam imprópria para o uso.

Isso nos faz entender que, infelizmente, não é possível parar de usar o cloro só porque instalou um ionizador na piscina.

Instalar ou não instalar o Ionizador?

Ionizador para piscinaContudo, se você tem a possibilidade de instalar um sistema de geração de íons na sua piscina, vá em frente! Instale sem pensar duas vezes!

O Ionizador representa um salto gigantesco na qualidade da água da piscina uma vez que elimina as algas que chegam através do vento, das chuvas e etc.

Seu melhor lugar é como sistema auxiliar de desinfecção e assim pode reduzir em quase 100% o uso do cloro. QUASE!

Se sem o Ionizador o nível de cloro livre tem que ser mantido em 2 PPM, com o gerador de íons a piscina pode ser mantida com apenas 0,5 PPM de cloro livre e estará absolutamente linda e pronta para o uso. Lembre-se: com Ionizador a oxidação do cloro continua sendo importante para manter a água sempre cristalina e saudável.

Esperamos que sua dúvida esteja respondida e que, de agora em diante você consiga explicar para qualquer pessoa que perguntar se é possível parar de usar cloro para usar o Ionizador.

Se ficou alguma dúvida, utilize o campo de comentários para falar com a gente. E se acha o nosso trabalho aqui legal, considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀 Desde já agradecemos de coração!